As novelas fazem parte da cultura brasileira. Quem nunca viu alguém cancelar um passeio para ficar  assistir os capítulos finais de uma trama ou ouvir nas ruas expressões ou modismos que saíram das tramas televisivas? Se nos anos 1980 as novelas aproveitavam o desenrolar do roteiro para apresentar produtos selecionados adequados a trama, hoje elas modificam o roteiro para inserir o marketing de inúmeros ítens. Em artigo na última edição da Revista Uninter de Comunicação, as pesquisadoras Anna Claudia Soares e Ana Paula Heck, da Universidade de Tuiuti do Paraná, investigaram como as novelas influenciam o comportamento de consumo das mulheres e concluíram que as técnicas de merchandising são bem sucedidas pois influenciam o comportamento de consumo da grande maioria delas.