Em outubro Mucíná estará em São Carlos/SP: workshop Iniciação ao Contact Improvisation, 08 e 09 de outubro.

Com produção da @bainemaviaeditorial, seguiremos as práticas de movimento que são parte do argumento da pesquisa em prática artística realizada na Mucíná. O pensamento desenvolvido é atravessado pelo corpo em dança.

Workshop de Iniciação ao Contact Improvisation

Em outubro, MC & ilustres convidados, ofereceremos um workshop de iniciação ao Contact Improvisation (CI) na cidade e de São Carlos, interior paulista.

O workshop representa uma síntese pessoal construída a partir de 14 anos de prática de CI e consolidada nos últimos cinco anos (2011-2016), por um fazer pedagógico regular. Para ensinar a meus alunos, desenvolvi material pedagógico específico. Mais de uma centena de estudantes foram iniciados no CI em minhas aulas na Universidade Estadual de Campinas (unicamp) desde 2011. Esta experiência é que dá forma e textura ao workshop.

O que esperar?

O participante será iniciado na experiência somática do Contato Improvisação através de exercícios, jogos, observações e análise dos princípios envolvidos na forma dançada. Ao espalhar-se pelo mundo, o CI revelou-se uma prática física revitalizante, crítica e criativa, onde aquele que dança desfruta do prazer de se mover.

Evidentemente, trata-se o CI de uma prática complexa e apenas a continuidade vai fazer da pessoa um PRATICANTE, um CONTATEIRO, CONTATEIRA. Izabel Tica Lemos (SP), uma das pioneiras e introdutoras do CI no Brasil, ao final de uma aula no Rio de Janeiro (2016), estimou que são necessários entre 2 e 3 anos de prática regular para que se desenvolva a corporeidade do CI. Quer dizer, o workshop pretende iniciar o participante em uma longa jornada.

Fotos de Liliane Bordignon

Inscrições e dúvidas