Nancy Stark Smith, pesquisadora em dança, inventora de vôos e escritas

Esse post é uma encomenda do projeto de blogs científicos da Unicamp para uma articulação mais ampla em torno do 8 de março, dia internacional da MULHER.

Quero dedicar esse post à Nancy Stark Smith (NSS), uma das mulheres e professoras inspiradoras com quem tive o prazer e a honra de estudar pessoalmente, aprendendo além do que pode ser dito: o tácito de sua abordagem à Improvisação e ao Contact Improvisation.

Estudei com Nancy em 2005 em São Paulo, em sua breve passagem pelo antigo Estúdio Nova Dança, dirigido por Isabel Tica Lemos, e depois estive em EarthDance, nos EUA, para o January Open Workshop de 3 semanas com NSS, em janeiro de 2013, durante estágio de pesquisa de doutorado no exterior, momento no qual recolhi de forma sistemática notas de cunho etnográfico, suficientes para organizar práticas posteriores com os estudantes da extensão universitária da Casa do Lago/Unicamp.

Minha intenção é apresentar brevemente Nancy aqui no Chão de Dança, pois é uma pesquisadora em Dança fora do ambiente acadêmico, integrando prática, teoria, produção e circulação de conhecimento. As informações vem da bio de NSS em seu site.

NSS começou sua carreira no mundo do movimento como atleta e ginasta, o que a levou a estudar performance e dança pós moderna no início dos anos 1970, muito influenciada pelo grupo de dança teatro Grand Union e pelo projeto Judson Dance Theater (NYC, anos 1960). NSS se graduou em Dança & Escrita em Oberlin College.

Em 1972 NSS dançou com Steve Paxton e outros nas primeiras performances de Contact Improvisation e desde então é figura central em seu desenvolvimento, atuando como dançarina, professora, performer, organizadora e escritora/editora, trabalhando extensivamente ao longo de anos com Paxton e outros.

Em 1975 co fundou a Contact Quarterly, veículo para mover ideias, um jornal internacional de dança e improvisação, que até hoje  edita e produz com Lisa Nelson. NSS co dirige também a Contact Editions, que produz e distribui literatura sobre dança e a área somática.

Através de todas as suas atividades, NSS continua a explorar os estados corpo  mente que são gerados enquanto se dança, o ciclo de vida da forma, tal como se manifesta na improvisação e como todas essas pesquisas podem ser comunicadas através de performance e impressos.

NSS vive em Massachusetts, no nordeste dos EUA.

Uma lista com artigos e entrevistas de NSS na Contact Quarterly pode ser acessada aqui

NSS, Moscow, 2010 photo © Alfiya Rakhmanova