Breves – pele de dino e Populi evolução

Duas breves mais uma.
Um ornitópode descoberto no estado norte-americano do Dakota apresenta o que a maioria dos restos de dinossáurios não apresenta – tecido moles preservados, nomeadamente pele.
os tecidos preservados permitirão inferir sobre a massa muscular do animal, uma das questões polémicas em paleontologia de vertebrados, e compreender melhor padrões biomecânicos e respectivos desempenhos.

Um inquérito realizado em 34 países, em 2006, sobre a aceitação pública da Evolução apresentou os seguintes resultados:
Segundo os investigadores os resultados nos EUA devem-se, sobretudo, ao “poor understanding of biology, especially genetics, the politicization of science and the literal interpretation of the Bible by a small but vocal group of American Christians”.
Portugal está no “meio” da tabela mas, curiosamente, muito abaixo no nível da aceitação da Espanha. Não tenho dados sobre a “taxa de religiosidade” nos dois países mas parece-me que deverão ser semelhantes.
Quanto à literacia científica as coisas já serão diferentes concerteza…

O “chief astronomer” do Vaticano considerou que o «”intelligent design” isn’t science and doesn’t belong in science classrooms».

FONTES – aqui; aqui

Discussão - 5 comentários

  1. Abobrinha disse:

    LuísO ranking deixa ainda outras questões por responder, como: 1. Porque é que ficamos à frente (e eu assumo que à frente é não rejeitar o evolucionismo) de países como a Áustria, Suíça (!!!), Lituânia e Letónia. 2. Verdadeiro e falso são respostas pobres para classificar o evolucionismo. Eu não sei o que responderia se me perguntassem assim a seco e estaria inclinada para responder “não sei”, por ser mais honesto! Porque é verdade: não sei! Sei lá se é verdade! É uma teoria e faz sentido de acordo com as provas existentes e a própria construção teórica! 3. O grau de religiosidade não será necessariamente indicador da resposta (acho eu!)Pensa antes assim: estamos nos 60% de pessoas que diz que a teoria da evolução é verdadeira (o que quer que isso queira dizer).Entretanto pessoas como as que descrevi no meu blogue não contribuem para mais que lançar ruído sobre o evolucionismo.

  2. Cara Abobrinha,1 – à frente, neste caso, é aceitar a Evolução pois era esse o sentido da pergunta. Interpretações do resultado mais do que respostas tenho, tal como tu, perguntas;2 – com o que afirmaste provavelmente deverias ter respondido sim;3 – é verdade embora em sociedades ou regiões em que a influência da religião é grande a percentagem de pessoas que nega a Evolução é maior do que em sociedades mais laicas. Mas também depende de que países estamos a falar e de que religião.Luís Azevedo Rodrigues

  3. Outro excelente post, que o Blog Geopedrados citou, mas corre o risco de vir aqui o Jónatas e excomungar o blogger, o Blog, os visitantes e o Astrónomo do Vaticano…!

  4. Já agora (e se quiser apague, para não dar publicidade…) conhece o Blog Design Inteligente?http://designinteligente.blogspot.com/Eu, quando tentei colocar um comentário (inicialmente aceitava-os…) recebi um e-mail fantástico do fanático do Blog…

  5. Caro Fernando,Obrigado.Em relação ao blog do ID não conhecia mas pelo menos uma vez vou passar.E sobre o mail deve ter sido uma coisa linda de se ler, de certeza…AbraçoLuís Azevedo Rodrigues

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM