De formiga a…framboesa

Não é nenhum milagre conhecido, muito menos o da multiplicação das framboesas.
Um parasita, pertencente ao Filo Nematoda, infecta a formiga Cephalotes atratus, do Panamá, e origina quer a alteração morfológica do abdómen (ver foto abaixo) quer a alteração comportamental.
Os adultos não são infectados directamente, sendo-o na fase larvar, comportando-se distintamente de uma formiga não infectada, elevando o ruborizado abdómen .
O nemátode origina, assim, não só uma alteração morfológica, mimetizando o abdómen fórmico numa estrutura semelhante a uma framboesa, mas igualmente uma alteração comportamental no seu hospedeiro.
Estas modificações têm como “objectivo” aumentar as probabilidades de as formigas serem capturadas por aves, e desta forma, perpetuar o ciclo de vida deste parasita, já que os dejectos das aves (restos de frutos e de insectos) irão ser fazer parte da dieta de outras formigas.
A taxa de infecção pelo nemátode numa colónia de C. atratus é de cerca de 5%.

A Cephalotes atratus já tinha sido alvo da atenção dos entomólogos dado apresentar a capacidade de planar entre diversos locais (ver vídeos).

Vídeos do voo planado da Cephalotes atratusaqui
Vídeo da infecção parasitária
aqui
Referências –
Dudley, R., G. Byrnes, S. P. Yanoviak, B. Borrell, R. Brown, and J. McGuire. 2007. Gliding and the functional origins of flight: biomechanical novelty or necessity? Annual Review of Ecology and Systematics 38: 179-201.
Yanoviak, S. P., M. Kaspari, R. Dudley, and G. Poinar, Jr. 2008. Parasite-induced fruit mimicry in a tropical canopy ant. The American Naturalist (in press)
Imagens K.T. Ryder Wilkie; Steve Yanoviak/University of Arkansas

Discussão - 1 comentário

1. Lourdes disse:

Olá!
    Qual e o nome popular da Cephalotes atratus no Brasil?