No casamento, quem cala…rebenta!

Em discussões conjugais diz o povo que não devemos meter a colher.
Sábias palavras?
Tem dias.
O que o comum dos mortais não afirma é que se formos nós a estar no meio da discussão não devemos calar o descontentamento ou raiva. Caso contrário, vivemos menos tempo do que o nosso parceiro.

Investigadores da Universidade do Michigan estudaram durante 17 anos, 192 casais agrupados quatro categorias: casais em que ambos os cônjuges expressam a sua raiva; casais em que apenas o marido ou a mulher manifestam o seu descontentamento; casais em que ambos remoem a sua insatisfação.

Os cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade do Michigan (ESP) focaram a sua análise em casais de Tecumseh no Michigan e constataram que no grupo em que ambos calam a sua raiva, quando injustamente atacados pelo parceiro, a taxa de mortalidade precoce é o dobro (13 mortes em 26 casais, 50%) da dos outros grupos de casais (41 mortes em 166 casais, 24%).
Por outras palavras, “rebentam”!
Nos casais em que ambos remoem (14% do total), 27% desses viram o seu cônjuge morrer durante este estudo e em 23% desses casais, ambos os parceiros morreram durante aquele período.
Estes números são confrontados com os dos outros três grupos em conjunto, em que apenas 19% ficaram viúvos e 6% dos casais desapareceram.

Gostava, particularmente, de conhecer as taxas de mortalidade dos casais em que ambos falam e os dos casais em apenas fala um dos cônjuges.
E também a taxa diferencial de mortalidade quando são os homens a remoer ou são as mulheres.

Seria interessante.

P.S. – as análises estatísticas, segundo os press releases, estão ajustadas para idade, se fumam ou não, peso, pressão arterial, existência de problemas brônquicos bem como nível de risco respiratório e cardiovascular.

Referências:
EurekAlert
(falta-me a ordem dos autores bem como a referência bibliográfica completa). 2008. Marital Pair Anger Coping Types May Act as an Entity to Affect Mortality: Preliminary Findings from a Prospective Study (Tecumseh, Michigan, 1971-88). Journal of Family Communication.
Imagens: Magnum Photos

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.