APARENTES INUTILIDADES, LENTAS VIRTUDES!

Sempre fui aconselhado a não confiar apenas na primeira impressão.
Que maturasse esse indício de realidade, que os sentidos também atraiçoam.

No caso dos Sorex palustris, musaranhos aquáticos, que à primeira vista parecem animais inofensivos e pouco lestos são, na realidade, predadores altamente preparados na captura de presas.

Diversos parâmetros de captura foram testados, entre detecção de forma, movimento e cheiro debaixo de água. Os autores do estudo utilizaram câmaras de alta-velocidade capazes de registar imagens na total escuridão, aptas para os mais subtis movimentos do Sorex palustris.
Este estudo, originário da Vanderbilt University, verificou que não existe diferença na taxa de captura de presas em ambientes com luz e em ambientes totalmente escuros, ou seja, estes musaranhos tanto caçam com luz, como sem ela.
Neste primeiro vídeo pode observar-se a captura de um peixe, visto em velocidade baixa e também em tempo real.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=RMgY_yc6DtM]

Num segundo vídeo, em ambiente privado de luz mas com a câmara a registar o espectro infra-vermelho, pode observar-se que os musaranhos identificam a forma de peixe (modelo), embora misturada entre muitas outras formas.
Não te adianta esconderes-te, peixinho…
De referir que estas imagens correspondem às primeiras investidas do musaranho, tendo-se observado, posteriormente, que os musaranhos já “verificavam” tratar-se de um modelo…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_zT64Kxd7CM]

Para além da forma, o Sorex palustris, verificou este estudo, também é capaz de detectar pequenos movimentos na água, originados por possíveis presas.
Neste vídeo, o musaranho, em ambiente privado de luz, detecta de novo a “presa”.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=eXe_Rh8megE]

No último vídeo, pode observar-se que o musaranho, utilizando bolhas de ar, detecta pelo cheiro se a potencial presa (modelo de gafanhoto) é verdadeira ou não.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=RamFM2LK26k]

Estes mesmos autores já tinham publicado, em 2005 e na revista Nature, que uma espécie de toupeira seria capaz de detectar presas pelo olfacto, debaixo de água. Para isso, bolhas de ar seriam libertadas e posteriormente capturadas pelo musaranho que, desta forma, identificaria as presas.

Por detrás deste aparente “bonacheirão” existe um predador muito sofisticado e com diversos recursos.

Referências:
Página descritiva do projecto de investigação

Catania, K. C., Hare, J. F. andCampbell, K. L. Water shrews detect movement, shape, and smell to find prey underwater. PNAS January 15, 2008, vol. 105, no. 2.

Catania, K. C., Remple, F. E. Asymptotic prey profitability drives star-nosed moles to the foraging speed limit. Nature, 433(7025), 519-22, 2005.

Vídeos

Imagem:
Do primeiro artigo

Discussão - 1 comentário

  1. Anonymous disse:

    Funciona então como um género de "sonar" olfactivo.Fiquei apenas com uma dúvida. Essas bolhas não afastam a presa?Isabel

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.