AOS PROFESSORES MEUS

Neste dia, também da Mulher, dedico um post aos Professores…

Ao Professor Matos, que me obrigava a fazer cópias e ditados, enquanto nos falava de música clássica (que eu achava chata, mas também com 7 anos…) e de como iríamos gostar de a ouvir quando tivéssemos a idade dele; de como eram importantes as frases curtas; que a fazer algo, o deveríamos fazer bem feito; e, sobretudo, de tudo aquilo que ainda vou retirando das suas idas palavras da Escola Primária…

Ao Professor José Fernando Monteiro (que apesar de não ter “merecido” a maiúscula, a merecer mais do que outros catedráticos…), me fez sonhar com mundos passados e longínquos…

A todos os professores, bons e menos bons, que me ensinaram algo, como colegas e mestres…

Voltarei em breve…após oito anos de pausa

Imagem – Nikos Economopoulos/Magnum Photos

Discussão - 3 comentários

  1. Abobrinha disse:

    Luís Será interessante ler a tua perspectiva sobre o ensino e os professores (aka colegas)... mas anda um paleontólogo a correr meio mundo para ser fechado numa escola secundária? Não me parece bem... é isto incentivar a excelência?

  2. A excelência não se perde por se estar "fechado numa escola secundária". Não acreditava nisso nos anos em que dei aulas, nem acreditei nisso enquanto estive afastado da escola.A minha perspectiva resume-se:-a eventual bondade de reformas, sejam elas quais forem, caiem por terra quando não há respeito e se fomenta a falta de dignidade de uma classe profissional;

  3. Rui disse:

    Concordo com o comentário que o principal problema neste momento no ensino é a dignidade e respeito para com os Professores. Eu adoro dar aulas. Troquei uma carreira bem sucedida na programação de computadores e tornei-me stor do secundário durante 10 anos. E concordo que muitas coisas têm que ser mudadas no ensino. A começar pela avaliação dos Professores. Mas há muitas formas de fazer as coisas. A falta de bom senso impera. Este ano disse basta. Pirei-me do Pais. E ainda não o lamento.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.