FRACASSO CHINÊS

“China reassures scientists not to fear failure
(Reuters) – China will tolerate experiment failures by its scientists to ease pressure, encourage innovation and cut the chances of fraud, a top official said on Thursday.”

Sempre pensei que o erro e o fracasso constituiam componentes fundamentais do “processo científico”.
Agora o governo chinês vem descansar os seus cientistas para que não temam o falhanço e o fracasso.
Esta desculpabilização institucional visa fomentar a “criatividade”, aliviar a enorme “pressão” bem como evitar a “fraude científica”.

Quando por lá trabalhei e contactei com diversas realidades de investigação paleontológica, verifiquei a enorme tensão produtiva em que viviam os meus colegas chineses.

Parecia-me que esse comportamento semi-obsessivo se devia mais ao carácter laborioso típico dos asiáticos do que, mais pragmaticamente, aos enormes “incentivos” financeiros concedidos pelo governo sempre que, por exemplo, uma nova espécie de dinossáurio é descoberta ou um paper na Nature é publicado.
Por respeito e pudor não avançarei valores.

Agora constato que não era nenhuma produtividade típica dos asiáticos.
A pressão oficial devia ser tanta que, oficialmente, tiveram que a conter.

Fonte da notícia – aqui

1. Abobrinha disse:

LuísInteressantíssimo...Destaco esta parte da notícia, mas não a comento: "Worried about being left behind in global technological advances, China has launched a campaign to pour more resources into scientific research to boost "home-grown innovation"."

2. Anonymous disse:

"Oficialmente, tiveram de a conter". Será? Ou será que os chineses compreenderam algo que nós ainda não compreendemos?Para a inovação é preciso criatividade. Para a criatividade, é preciso não ter receio de falhar. Tudo isto e muito mais é dito nesta magistral palestra, absolutamente a não perder, entitulada "as escolas de hoje matam a criatividade?": http://www.youtube.com/watch?v=iG9CE55wbtY