Peso dos Geólogos
Tem o mesmo peso a voz dos geólogos em Portugal?
P.S. – O AVE é o o comboio de alta-velocidade espanhol.
Imagem – La Vanguardia (diário catalão) – 3 de Abril de 2008
Tem o mesmo peso a voz dos geólogos em Portugal?
P.S. – O AVE é o o comboio de alta-velocidade espanhol.
Imagem – La Vanguardia (diário catalão) – 3 de Abril de 2008
Paleontólogo (PhD); Comunicador de Ciência
Paleontologist (PhD); Science blogger / writer
Ciência, Política, Arte e tudo o que é humano não será estranho neste blog. As opiniões manifestadas neste blog reflectem apenas a opinião do seu autor
Publica, desde 2004, artigos de divulgação científica em diversos jornais.
É desde 2012 Diretor Executivo do Centro Ciência Viva de Lagos (Portugal), um dos Centros da rede nacional Ciência Viva.
Recebeu em 2007 o Prémio Super Blog Awards para o melhor blog em Educação e Ciência e é autor, desde 2012 do programa de rádio e podcast Ciência Viva À Conversa.
Paleontólogo de Dinossauros, o seu campo de investigação é a Evolução, análise morfológica (Morfometria Geométrica e Análise de Dados Composicionais) e locomoção.
Fez trabalhos de campo na Patagónia argentina (2004 e 2005) e Espanha, bem como de estudo dos dinossauros de diversas colecções de Museus de História Natural – EUA, China, Argentina, Inglaterra, França e Alemanha.
As técnicas de análise morfológica 3D que utiliza integraram-no igualmente em equipas científicas de Motricidade Humana.
Da sua investigação faz parte também o estudo das pegadas de dinossauro.
Integrou a equipa do Museu Nacional de História Natural/ Universidade de Lisboa (2000-2008).
cienciaaonatural@gmail.com
Discussão - 4 comentários
Infelizmente os geólogos portugueses não têm quase peso nenhum. Há uma imponderabilidade estranha provocada por uma anomalia gravítica neste canto da Ibéria. Sentiu-se no caso Entre-os-Rios e viu-se no caso do cordão dunar na Costa da Caparica. Os geólogos raramente têm oportunidade ou mesmo vontade de se fazer ouvir nos temas da sua especailidade.
sendo eu da região nacional onde os geólogos são respeitados pela população, porque associados a peritos na área da sismologia, vulcanologia e movimentos de massas, onde estes aparecem com relativa frequência na comunicação social, continuo a ser de opinião de que quem não é ouvido não é considerado necessário, nem importante e só a nossa classe consegue ultrapassar isso.Quando a sociedade tiver minimamente informada da nossa área de saber e da sua importância, começará a dar valor à geologia e compete aos geólogos fazer essa divulgação científica e poucos a fazem.
Caro achasprafogueir@,Os exemplos que referiu podiam ser complementados por tantos outros da falta do "peso" que os geólogos têm na sociedade portuguesa.E eu que sou um híbrido de formação...AbraçoLuís Azevedo Rodrigues
Caro Geocrusoe,Não posso concordar mais.Mas tal como de Santa Bárbara nos devemos lembrar também quando não troveja :), a função social, e sobretudo profissional, dos geólogos deve ser tida em conta.O seu blog é um dos que faz pela divulgação dos assuntos geológicos.AbraçoLuís Azevedo Rodrigues