Corrigimos o avô

O meu amigo Hugo Gante chamou-me a atenção para uma incorrecção no post “Avô salva neto”.
Diz respeito à relação filogenética entre os actuais elefantes e o mamute (Mammuthus primigenius) que eu deixo implícita no título.

O Hugo tem razão quando diz que elefantes e mamutes “serão 2 linhagens evolutivas distintas.”

É verdade.

Análises filogenéticas ao nível mitocondrial (1, 2) estabelecem um relação de parentesco mais próxima do mamute com o elefante asiático (Elephas maximus) do que daquele com o elefante africano (Loxodonta africana). A família Elephantidae terá tido origem em África há cerca de 6 milhões de anos sendo constituída por três linhagens distintas – os actuais elefantes africano e asiático e o mamute. As três espécies iniciaram a sua divergência pela separação do elefante africano sendo seguida, 440 mil anos depois (2), pela separação dos outros dois membros da sub-família Elephantinae.

Ao analisarmos o cladograma gerado a partir de (1), podemos constatar que o elefante asiático e o mamute são mais próximos entre si do que com o elefante africano.

Do que acabei de dizer não posso deixar de concordar com o Hugo Gante e me penitenciar pela metáfora familiar que utilizei não ter sido a mais correcta.

Usei-a no sentido temporal, ou seja, tentei dar a ideia de que um parente próximo, mas extinto, dos actuais elefantes os estava a salvar. Quando utilizei o vocábulo “avô” foi nesse sentido, temporal, mas obviamente pode deixar a ideia incorrecta de que Mammuthus primigenius é o antepassado directo dos actuais elefantes.

É apenas uma linhagem irmã, e como vimos, mais próxima dos asiáticos do que dos africano.

Obrigado Hugo, por me chamares a atenção para as metáforas e a sua correcta utilização em divulgação científica!

REFERÊNCIAS

(1) Rogaev EI, Moliaka YK, Malyarchuk BA, Kondrashov FA, Derenko MV, et al. 2006. Complete Mitochondrial Genome and Phylogeny of Pleistocene Mammoth Mammuthus primigenius. PLoS Biology Vol. 4, No. 3, e73 doi:10.1371/journal.pbio.0040073

(2) Johannes Krause, Paul H. Dear, Joshua L. Pollack, Montgomery Slatkin, Helen Spriggs, Ian Barnes, Adrian M. Lister, Ingo Ebersberger, Svante Pääbo and Michael Hofreiter .2006. Multiplex amplification of the mammoth mitochondrial genome and the evolution of Elephantidae. Nature 439, 724 – 727.

IMAGENS

Cladograma de (1);
Loxodonta africana juvenil – foto de Luís Azevedo Rodrigues, Universidade de Viena, 2006

Discussão - 2 comentários