RODRIGUES SOLITÁRIO

rodriguessolitaireHá uns tempos, o meu amigo e biólogo Jesus Marugán-Lobon, contava-me que em espanhol existe uma expressão que é “estar de Rodriguez”.
Esta expressão significa que o parceiro/a vai de viagem sozinho/a ou que um dos membros do casal fica a trabalhar enquanto o outro vai de férias com a prole.

Um pouco à semelhança do que acontecia no filme “O pecado mora ao lado (The Seven Year Itch)” onde Marylin Monroe atormenta um desgraçado “Rodriguez” que ficou em NY a trabalhar, enquanto o resto da família goza o prazeres da praia.

Na altura achei piada à expressão “Estar de Rodriguez”, sobretudo devido ao meu apelido, e perguntei-lhe se sabia a sua origem.
Explicou-me que deveria ter estar relacionado com a ave Pezophaps solitaria (solitário-de-Rodrigues, em alusão à ilha de Rodrigues no arquipélago das Maurícias).
Esta ave columbiforme não voava e era aparentada com o Dodó, tendo-se extinguido no séc. XIX.

Achei curiosa esta associação quer ao nome quer ao comportamento.

Alguém sabe mais associações de nomes animais ou plantas a nomes/comportamentos de pessoas?

Imagens – daqui e daqui

Discussão - 5 comentários

  1. maria.c disse:

    Ui, tantos. Basta pensar nos animais domésticos. Burros, porcos, vacas,... é só escolher. Pobres animais 🙁

  2. Olá maria.c,Pois esses são alguns exemplos...O que eu estava a pensar e a perguntar eram situações tipicamente humanas em que, à semelhança do que referi sobre o solitário de Rodrigues, existisse uma zoomorfização da expressão.AbraçoLuís Azevedo Rodrigues

  3. Marta Bellini disse:

    No Brasil há vários exemplos. Mas, lembro-me, agora, das plantas. Há uma cactácea chamada Ora pro nobis. É uma planta usada pela Pastoral da Criança para fazer comida para bebês e crianças desnutridas. Há outra planta, trazida pelos africanos, espada de São Jorge, usada em rituais de umbanda (espada contra inimigos). Também temos o beijinho, pequena flor. abçMarta

  4. Obrigado Marta pelas informações!:)AbraçoLuís Azevedo Rodrigues

  5. maria.c disse:

    Pois, vi o outro lado da encosta ehehe

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.