Expressões irritantes
…foram seleccionadas de compiladas por investigadores da Universidade de Oxford.
Aqui estão elas:
1 – At the end of the day
2 – Fairly unique
3 – I personally
4 – At this moment in time
5 – With all due respect
6 – Absolutely
7 – It’s a nightmare
8 – Shouldn’t of
9 – 24/7
10 – It’s not rocket science
Gosto particularmente da última; já a ouvi algumas vezes em relação ao meu trabalho…
Têm sugestões de frases irritantes e, ainda assim, ouvidas até à exaustão na língua de Camões? (esta é a minha modesta contribuição – língua de Camões…enfim…)
Discussão - 11 comentários
A frase irritante do dia, tantas vezes proferida por gente inapta.«Tenho muita pena.»
Uma palavra que me irrita mesmo e que inicia, muitas vezes, as frases de pseudo-intelectuais e afins:«...algo...»Teresa
O contrário de uma irritação (acho eu): uma sugestão, por achar que este é um blogue onde ciência e poesia não vêem necessidade de oposição: fragmento de uma biologia dos monstros antigos.
A minha contribuição para esta mui nobre discussão tem a ver com aquele momento em que questionamos alguém com cortesia "Como estás?" e essa pessoa responder "Dentro do género...." Muito irritante!
esta chateia-me: "espaço de tempo"
Ou no mesmo contexto do comentário do Jorge: "Temos pena.".Dentro do género, e assim de repente, lembro-me dos seguintes exemplos: "Requalificação da área envolvente...","Isto é uma cabala!", "isto está em alta ou aquilo está em baixa.".Mas é algo que, enfim, neste curto espaço de tempo se pode arranjar. Tenho muita pena.
Não me estou a lembrar de nenhuma frase em especial... Mas a mim, irritam-me as pessoas q falam de si próprias na 3ª pessoa.
Poderia passar aqui a tarde toda a dar exemplos que me deixam (ainda mais) louca: . "a nível de". "aposta estratégica". as coisas más passarem a ser designadas como "menos boas". profusao de advérbios como "nomeadamente, estrategicamente, designadamente, etc." numa mesma frase . os tabus na política: "a recandidatura ainda é um TABU para o político X". "Portugal nao tem massa crítica". "a fuga de cérebros". "a pequena Maddie, a pequena Joana, etc.". "deixe-me só concluir o raciocínio" (e depois falar durante mais meia hora) . "o país vizinho" ou "a vizinha Espanha" e tantos outros exemplos que detesto e, ironicamente, uso algumas vezes sem perceber! PS. a falta de alguns acentos deve-se ao teclado
' derivado de '
... é um projecto para gente informada, evoluída e alternativa! ... irrita-me não é muito, é muitíssimo! Se alguém me conseguisse explicar que pessoas são essas?
Não se trata bem de uma expressão, é apenas uma palavra: "espectacular".Acho que é uma palavra para gente burra, que não consegue arranjar outro adjectivo para atribuir a algo interessanto, engraçado, fantástico ou fabuloso. É a única palavra na língua portuguesa que me faz realmente comichão.