Terras do Demo

Informação recebida de Montes de Encanto

“17 a 19 abril 2009 | Serra de Leomil – Moimenta da Beira

Para quem gosta de caminhar muito ou de caminhar pouco, este programa oferece a oportunidade de embarcar numa aventura a dois níveis.

A grande travessia da serra de Leomil far-se-á partindo da aldeia de Ariz e terminando na aldeia de Paraduça. O percurso passa pelos moinhos de água de Ariz, onde ainda vive um casal de moleiros, pelo povoado fortificado do Castelo, pelas antas do período neolítico e pelas terras que Aquilino Ribeiro descreveu como Terras do Demo, dado o seu carácter inóspito e tipo de paisagem.

Nesta altura do ano, a Primavera amolece estas agruras e, com um clima ameno, a serra oferece-nos um espectáculo de cores roxa, branca e amarela, da urze, giesta, carqueja e tojo. Os trilhos onde vamos passar são regularmente percorridos pelos lobos-ibéricos, que ainda encontram nesta região a quietude de que necessitam. Iremos procurar as suas pegadas e saber um pouco mais sobre esta espécie.

A meio do percurso, no planalto da serra, teremos um óptimo piquenique à nossa espera, à sombra de uma floresta densa.
Para os que preferem caminhar menos, é hora de regressar a casa, de boleia. Para os restantes, segue-se a descida do vale até à aldeia de Paraduça. Pequenos lameiros verdejantes entrecortados por muros de pedra e salgueiros imponentes marcam a paisagem até ao final do percurso.

No final do dia, reservamos-lhe um jantar tradicional, nos Moinhos da Tia Antoninha e uma noite de absoluto descanso nesta magnífica unidade de alojamento.”

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM