A química da arte

pedro américo02.jpgIr a um museu de artes plásticas nunca mais será a mesma coisa.

Agora sei que é possível usar fluorescência de raios X para enxergar, de certa forma, os átomos que compõem cada tinta usada num quadro.

E as tintas não são todas iguais. Elas são compostas por pigmentos que podem ser altamente reveladores. Alguns foram inventados há poucas décadas, outros estão nas pinturas em cavernas; alguns saíram de circulação por serem cancerígenos, outros se mantêm em uso.

O fato é que dá para destrinchar um quadro do século XIX, como o de Pedro Américo ao lado, e encontrar desgastes, descobrir onde e quando foram feitos retoques. E, se for o caso, desmascarar falsificações.

É o que faz a carioca Cristiane Calza, da Coppe/UFRJ. Escrevi sobre o trabalho dela na edição de fevereiro de Pesquisa, aqui.

A foto me foi cedida por ela. E para ver o quadro, e outros tantos deslumbrantes, vale ir ao Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Discussão - 4 comentários

  1. sibele disse:

    Uma notícia relacionada, que só reforça a utilidade da tecnologia nas artes:
    “Restauradores usando raios ultravioletas redescobriram magníficos detalhes originais das pinturas de Giotto na capela Peruzzi, na igreja Santa Croce, em Florença, que tinham ficado ocultos durante séculos”: http://bit.ly/a04kD2

  2. Maria Guimarães disse:

    que legal sibele, belo complemento. obrigada

  3. Isabel disse:

    Estou muito feliz em ler sua postagem! Tenho um projeto de Química e Arte, que começou com a minha monografia em Química e está rendendo bons frutos! E sim, muitas técnicas de análise, químicas ou físico-químicas, nos possibilitam identificar materiais utilizados em obras de arte e assim, possibilitar o restauro das mesmas. Excelente.

  4. wesley disse:

    cdcdgvfgfjgjfg rgrgrgkfgkfgkfjf fgkfgfrtriiiiiiiiiiitrejtdfd fjdjfjdjf fjdfjdfefffhhhdfffdmndvncv gfnrjgffgfn gg ggrjggjfjgdjg

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM