Não publico por falta de tempo
Ontem um amigo professor estava comentando a dificuldade que tem para arrumar tempo para escrever papers. Vamos falar bastante sobre gestão do tempo no blog noutros momentos, mas por hora vai uma dica simples e que tem funcionado. O problema dos artigos é que, em geral, não temos uma data limite para entregar, isso faz com que percam em urgência na nossa lista de prioridades. Não sendo urgente, vamos deixando para depois e aí já viu.
De fato, escrever um artigo toma muito tempo. Digamos que só para a redação final de um artigo (considerando que se tenha toda a bibliografia lida, os dados analisados e as ideias formuladas) você leve cinco dias. Esperar uma semana inteira, sem interrupções, só para escrever, é condenar-se a nunca mais publicar. A solução pode estar no snack writing, ou escrita-lanchinho.
O conceito foi lançado pela agência australiana de gestão de carreira científica Think well. Na falta de horas só para escrever, escreva nos intervalos que der. Períodos de meia hora são suficientes. Pense no intervalo do seu curso, na espera pelo início de uma reunião, na antessala do consultório do dentista.
Um problema da escrita-lanchinho é entrar no clima de escrever, se compenetrar o suficiente. Para isso também existe solução, quando dispuser de mais tempo para se concentrar planeje seu texto com tópicos, um por parágrafo. Inclua em cada tópico o que você quer tratar ali. Na hora da escrita-lanchinho você só irá desenvolver cada tópico. Outra coisa é que com o tempo eliminamos o ritual necessário para iniciar a escrita, pega-se a prática.
Gastar cinco minutos dos seus 30 pensando em como começar também é ruim. Por isso tente parar seu texto num momento em que seja óbvia a continuação da frase. Vale até deixar expressões ou palavras incompletas. Por exemplo: “Para avaliar o efeito dos quatro tratamentos aplicamos uma ANOVA seguida do teste ad…” O importante é quebrar a inércia.
Para terminar, muita gente perde o precioso tempo que tem para escrever com outras atividades. Escrever é colocar palavras novas em um texto. Escrever não é revisar o que já foi escrito, colocar nas regras da revista, buscar artigos online, ler esses artigos, checar seu e-mail ou navegar em blogs sobre carreira acadêmica. Isso poderá ser feito antes ou depois. O importante é ter foco na escrita, se você tem pouco tempo para escrever faça apenas isso nesse tempo. Só não deixe de voltar no próximo post.
Discussão - 0 comentários