Inventário do Tempo

Como você tem utilizado o seu tempo?

Você é daquelas pessoas que não têm tempo para nada? Acha que o dia deveria ter mais de 24h? Então este post foi escrito pensando em você!

Hoje em dia todos estão sempre correndo contra o tempo e características como stress, hipertensão e mau humor, que antes eram exclusivas dos habitantes das grandes cidades ou de importantes executivos, agora fazem parte da rotina de todos, até das crianças.  Então atenção, pois quanto melhor você administrar o seu tempo, melhor será sua autoconfiança e sensação de competência.

Vamos falar muito sobre este assunto aqui no Cientista S/A. Este texto é uma introdução sobre o tema e tem como objetivo ajudá-lo a administrar melhor seu tempo para que você consiga fazer tudo que é necessário e ainda deixe tempo para o lazer e a vida social. Sim, isso é possível!  O tempo deve ser seu aliado na realização das tarefas, não seu inimigo. Para iniciarmos o trabalho é necessário que você conheça a sua rotina, então pegue lápis, papel e mãos a obra.

Comece anotando em um caderninho ou em uma planilha eletrônica todas as atividades que você executa durante o dia e o tempo gasto em cada uma delas. Faça isso durante uma semana. Não anote apenas atividades relacionadas com o laboratório, coloque tudo: quantas horas você dorme por noite, quanto tempo gasta em cada refeição, no banho, namorando, enfim, anote tudo. Simultaneamente você deverá anotar em outra lista todas as atividades que você pretendia executar, mas não conseguiu cumprir durante o dia e o tempo estimado para o cumprimento de cada uma delas. Faça isso também durante uma semana. Agora some o tempo indicado nas duas listas e o excedente às 24 horas corresponde ao tempo que você terá que cortar do seu dia.

Se você ficou assustado com o resultado é porque tem muito trabalho a fazer. Para começar a se organizar, você pode classificar suas atividades em 3 categorias principais: atividades profissionais, atividades essenciais (estas atividades correspondem à base da pirâmide de Maslow, assunto que será tratado em um futuro post) e outras atividades. Uma divisão equilibrada seria a seguinte:

  • Atividades Profissionais (duração entre 8 e 10 horas diárias): aqui entram as reuniões, aulas, escrita de manuscritos, fazer pesquisa, ler os posts do Cientista S/A etc.
  • Atividades Essenciais (duração entre 8 e 10 horas diárias): vamos considerar aqui apenas o básico que são entre 6 e 8 horas de sono por noite, 3 refeições diárias com meia hora para cada uma e dois banhos de 15 minutos cada. Ainda faltam as pausa pra água, café, idas ao toilette etc.
  • Outras Atividades (duração entre 4 e 8 horas diárias): aqui entram todas as outras atividades como brincar com os filhos, namorar, deslocamentos entre um local e outro, atividades físicas, idas ao cinema etc.

Colocando tudo no papel, parece assustador, não é mesmo? Calma, ainda vamos falar em futuros posts sobre como organizar sua agenda, como estabelecer prioridades e aumentar sua produtividade.

Até o próximo post!

Discussão - 4 comentários

  1. Daniel disse:

    Ler blogs conta como atividade profissional, essencial ou outras? =)
    Aguardando a continuação.

  2. José Sabino disse:

    Cris e Edu, Parabéns pelo Blog. Desejo sucesso. E vou ser leitor! Beijos

  3. [...] último post sobre Gestão do Tempo, falamos sobre a importância de você conhecer suas atividades com profundidade. Agora que você [...]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.