Gerenciamento de tempo: Planejamento e Definição de Objetivos
Planejamento deve estar presente em tudo na sua vida e no gerenciamento de tempo não é diferente. Sempre que for iniciar um projeto novo lembre-se das suas experiências anteriores e de todos que estão à sua volta. Planejar significa errar menos e gerar mais eficiência ao final.
Se você depende de outras pessoas e/ou departamentos para o cumprimento de determinada tarefa, inclua um prazo de 1 ou 2 dias para possíveis atrasos. Previna-se contra problemas, fique sempre atento. Mantenha sempre uma cópia de documentos importantes para o caso de extravios. Prevenir é sempre melhor que remediar!
É interessante listar todas as chances de erro que poderão ocorrer durante o projeto ou tarefa e elaborar planos contingenciais e sugestões de melhoria que devem ser revisados periodicamente. Se, ainda assim algo sair errado, elabore um plano corretivo e ache possíveis soluções para resolver o problema antes de falar com o responsável, afinal todos erram, porém poucos resolvem os problemas sem culpar os outros. Desta forma você se destacará com certeza dos demais membros do seu grupo.
Mas como planejar sem ter objetivos claros e bem definidos? Caso este objetivo envolva outras pessoas, tenha certeza que todos os envolvidos o entenderam de forma correta e concordaram com ele, caso contrário, poderá haver ruídos na comunicação, o que poderá prejudicar o cumprimento deste objetivo.
A definição de objetivo vai te ajudar a escolher a direção correta a seguir. Se o objetivo for muito complexo ou de longo prazo, estabeleça objetivos menores, com prazos menores. Isso aumenta substancialmente a chance de conseguir atingi-lo.
Sempre escreva seus objetivos, a escrita aumenta seu comprometimento com ele e ajuda a organizar as ideias e encontrar possíveis falhas. Verifique se seus objetivos estão alinhados com os objetivos dos outros envolvidos, como professores de cada disciplina que está cursando, do seu orientador ou seus parceiros do grupo de pesquisa. Diferenças entre esses objetivos serão as fonte de futuros atritos, alguns deles inevitáveis, mas vale a pena conhecê-los a priori. Lembre-se que as dicas descritas aqui servem para sua vida profissional e pessoal.
Continue acompanhando o Cientista S/A e não deixe de colocar um recadinho no campo de comentários.
Discussão - 0 comentários