Gerenciamento de Tempo: Como aumentar sua produtividade

Somos cobrados o tempo todo para aumentar nossa produtividade, seja numa grande indústria, numa empresa de vendas ou num relatório CAPES sobre  publicação de artigos científicos periódicos. Veja a seguir algumas dicas para ajudá-los:

  • Agrupar tarefas de acordo com o tipo ou similaridade. Estabeleça horários para buscar bibliografia do estágio, estudar para uma disciplina, realizar seus experimentos, preparar aulas, atender alunos e orientados. Defina intervalos para ler e responder e-mail. É interessante um horário na parte da manhã e um na parte da tarde, pois se você fizer isto durante todo o dia, desperdiçará muito tempo.
  • Uma boa maneira de poupar o seu tempo é saber dizer não. É uma palavra bastante simples, mas muito difícil de dizer. Sempre que te pedirem algum trabalho fora da sua rotina, avalie se ele realmente precisa ser feito, ou se aquele prazo é possível de ser cumprido ou se precisa ser feito exatamente daquele jeito. Sempre que disser um não, fundamente para a pessoa, assim você não ficará com fama de antipático! Caso tenha muita dificuldade em dizer não, comece evitando dizer sim. Ganhe tempo pedindo para olhar em sua agenda se poderá fazer ou consultar seu orientador. Essas respostas evitarão o doloroso não e você poderá descobrir que nem mesmo quem te pediu a tarefa se importava de fato com ela, já que o assunto será esquecido. Nossa sugestão, no entanto, é tomar cuidado com esses subterfúgios. Organize-se, tenha claras suas metas e, com isso em mente, diga não com convicção e assertividade sempre que necessário.
  • Durante o seu dia, é importante reservar tempo para um café, um papo de corredor ou aquelas reuniões informais que ocorrem na cantina ou na copa. Ali, além de recarregar as baterias, você poderá obter informações importantes para o seu trabalho, além de fortalecer laços de amizade e possibilidade de ampliar seu networking. Se estiver desenvolvendo uma tarefa complexa e longa, tente fazer uma pausa a cada hora e meia de trabalho. Mas fique atento, se houver excessos destas pequenas pausas durante o seu dia, sua produtividade estará comprometida.
  • O contato entre as pessoas aumenta a satisfação com o trabalho, aumenta a autoestima e eleva significativamente a produtividade, desde que ocorra na medida certa. O excesso de socialização pode ser o grande vilão na administração do seu tempo.
  • Diversão também é essencial. Às vezes, se permitir fazer algo prazeroso é a motivação que faltava para você encarar um trabalho que postergava. Inclua algum tempo de diversão todos os dias na sua rotina e aproveite para fazer o que gosta: ir à academia, ao cinema, sair com amigos, brincar com os filhos, ficar com a família, namorar, cuidar do jardim, brincar com seu cachorro e até ficar sem fazer nada.

Leve em consideração que todos somos indivíduos únicos e com necessidades muito diferentes, então não se culpe se não conseguir se adequar a algumas das técnicas que falamos no texto. Como dissemos, não existe fórmula mágica para administrar o tempo. Você deverá testar o que funciona para você e ir adaptando as dicas às suas necessidades.

Continue acompanhando o Cientista S/A e não deixe de colocar um recadinho no campo de comentários.

Discussão - 4 comentários

  1. Roberto Berlinck disse:

    Cristina,

    Eu acrescentaria: aprenda a ser disciplinado, antes de mais nada.

    Abraços,
    Roberto

  2. Felipe disse:

    Quando estou com dificuldade de concentração e preciso fechar uma tarefa pouco motivadora uso a técnica pomodoro. Ligo um timer com 15-25 minutos, dependendo da tarefa, e só paro de trabalhar nela quando termina esse intervalo.

    Funciona bem também para os intervalos de lazer, principalmente nas manhãs de segunda e quinta, pós rodada do brasileirão.

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