O paradoxo da estrutura

Estamos vivendo dias de conflito aqui. Há anos na universidade que nós dois frequentamos requisitamos um sistema online de controle de matrículas, notas, frequência, planejamento da disciplina e outros assuntos de interesse dos graduandos. Esse ano finalmente o sistema foi implantado, mas não sem uma boa dose de decepção. O que percebemos é que toda estrutura traz consigo benefícios, mas também limitações.

A ordem emerge do caos! Fonte: Wikipedia

Essas estruturas, como nosso sistema acadêmico de gestão universitária, apelidado carinhosamente de SAGU, sempre objetivam benefícios. Ter um ambiente formal para lançar notas online e abandonar os murais foi um alívio. Fazer as matrículas com menor chance de erros, enxergar a dinâmica das disciplinas e montar um semestre mais produtivo foi uma melhoria marcante para os acadêmicos. Ter a lista de matriculados e ver o volume de papéis diminuir também foi bom. O SAGU sem dúvida trouxe benefícios.

Por outro lado, é inerente a qualquer estrutura ser limitante. No nosso caso a flexibilidade em remarcar aulas ou lançar a presença ficou muito reduzida. Também é frustrante depender de um sistema online quando nossa conexão com a internet é tão volátil. Isso sem falar na infinidade de pequenos ajustes e correções necessárias no início do uso desse sistema. A verdade é que estávamos acostumados a usar planilhas de excel para isso, e mudar requer sempre um esforço.

Toda desorganização, e a troca de uma estrutura como o sistema de gestão da graduação é um gigantesco exemplo de desorganização, é uma oportunidade de fazer as coisas diferentes. Nos parece que quando a desordem impera há tão pouco a perder que não nos incomodamos em experimentar novidades. Já na mais perfeita ordem os riscos são altos. Por que mexer em time que está ganhando? Porque do caos surge uma nova organização, muitas vezes uma mais criativa e interessante.

Agora é a sua vez. Pense nas estruturas que te cercam. Quais delas você adora? Agora pense em como até elas são limitantes. Que estruturas você detesta? Como elas organizaram sua vida? Pode ser a conquista de um equipamento novo para seu laboratório, uma nova regulamentação definida pela reitoria, um namorado novo, o código de trânsito, a preparação dos dados para um programa de estatística, você escolhe.

Discussão - 1 comentário

1. […] O paradoxo da estrutura O paradoxo da estrutura […]