Apresentação em Público 2

No primeiro post desta série destacamos que o ato de falar em público pode abranger várias situações, desde um bate papo com um amigo até uma apresentação formal para uma seleta plateia. Além disso, falamos sobre como deve ser um processo de comunicação eficiente.

A partir de agora vamos focar nossos posts nas apresentações formais que podem ter diferentes formatos: aulas, seminários, palestras, apresentação de painéis em congressos, entre outros. Independente do formato desta apresentação é fundamental que você consiga “vender o seu peixe”, ou seja, é importante que você consiga convencer seu público sobre a mensagem transmitida sem nenhum ruído, ou pelo menos com o mínimo possível.

Vale destacar que muitas vezes sua plateia pode não concordar com você em determinado assunto, mas é importante que ainda assim ela reconheça a boa qualidade da sua apresentação e, para isso, você deve passar credibilidade aos ouvintes através de argumentação consistente, discurso e atitudes coerentes, pontualidade, domínio do conteúdo e apresentação pessoal adequada.

Alguns fatores devem ser considerados para que você obtenha sucesso na sua apresentação e vamos agrupá-los em duas partes: antes e durante a apresentação.

Os cuidados que você tem antes da apresentação podem ser cruciais para o sucesso desta. É essencial que você conheça o público-alvo ou a plateia previamente e entenda suas expectativas e necessidades. Desta forma você conseguirá adequar a linguagem e complexidade do conteúdo abordado ao público alvo, pois uma coisa é você apresentar seu doutorado para uma banca examinadora, outra bem diferente é apresentá-lo para um grupo de crianças ou para alunos do ensino médio. E por último, mas não menos importante, é ter total domínio sobre o conteúdo apresentado.

Com base nestes cuidados é possível planejar melhor sua apresentação. Este planejamento deve seguir os seguintes passos: seleção das informações relevantes a serem apresentadas; coesão das ideias ou sequência lógicas das ideias para composição do discurso; mapa da apresentação ou storyboard; e distribuição do tempo gasto em cada parte da apresentação.

Fatores como empatia, simpatia, disponibilidade e calma podem te ajudar a conquistar a plateia, durante a apresentação. Além disso, você pode desenvolver algumas características para te ajudar neste processo:

• Habilidade na fala: altura e entonação da voz; ritmo da fala; domínio da língua culta; e correta articulação dos sons e clareza na pronúncia (todas podem ser adquiridas através de treinamentos, sessões de fonoaudiologia ou pelo autoconhecimento)
  • Expressão corporal adequada: contato visual com a plateia; posição da cabeça; gestos de mãos e braços, corpo, pernas e pés; postura e movimentos; e apresentação (todas podem ser adquiridas através de autoconhecimento ou de aulas de teatro e dança)
  • Utilização de recursos audiovisuais: corpo e a fala; quadro negro; folha com roteiro; flip chart; retroprojetor; dramatização; cartazes; painel; TV; aparelho de DVD etc. (todas podem ser adquiridas através de treinamento)
  • Estilo de escrita: gramática; ortografia; acentuação e pontuação; clareza; fluência; e concisão (podem ser obtidos com muita leitura)

Cuidado! Mesmo que você consiga colocar tudo isso em prática para fazer uma boa apresentação, alguns ruídos podem comprometer o sucesso dela:

• Medo
  • Cacoetes
  • Vícios de linguagem, utilização de expressões depreciativas
  • Redundância e discurso repetitivo
  • Altura e entonação da voz inadequados
  • Postura e roupa inadequadas