Apresentação em Público 3
Dando continuidade ao nosso último post, digamos que você tenha sido convidado para fazer participar de uma mesa redonda no congresso mais importante da sua área, para fazer uma apresentação oral num simpósio importante, vai fazer a defesa da sua dissertação de mestrado ou simplesmente quer dar uma boa aula ou fazer uma boa apresentação de um trabalho naquela disciplina que está pendurado em nota. Você se sente preparado? Sabe o que fazer?
Para que haja uma apresentação oral ou um talk show existem passos anteriores que devem ser seguidos e que influenciarão diretamente no seu sucesso ou não. Vamos dividir este processo em 3 grandes partes: planejamento, preparação e talk show. Ao longo do texto vamos detalhando cada uma dessas partes.
Vamos começar falando sobre planejamento do conteúdo a ser apresentado e, como estamos falando de planejamento, esqueça que existe power point, key note, prezi ou qualquer outro software de apresentação e apenas pense e esboce suas ideias em um caderninho. A primeira parte do planejamento trata justamente do conteúdo a ser apresentado ou como já falamos no post anterior, trata da mensagem a ser transmitida. Para que esta mensagem chegue ao público final (sua plateia) com o mínimo possível de ruído ou interferência você deverá ficar atento aos seguintes pontos:
• Público-alvo: você deve saber exatamente qual o público-alvo da sua palestra, quem estará sentado na sua plateia para que desta forma você utilize a linguagem mais adequada, com exemplos esclarecedores e com o tema abordado na profundidade certa. Lembre-se que você pode apresentar a sua tese para uma banca avaliadora ou para alunos do ensino fundamental. O que muda é este tripé: linguagem, exemplos, profundidade.
• Coerência: o conteúdo da sua apresentação deve ter coerência com o tema do congresso ou da mesa redonda ou do título fornecido pela comissão organizadora do evento. Não tem nada mais desagradável que você escolher assistir uma palestra pelo título e sair de lá frustrado porque o palestrante não falou nada sobre o assunto ou apenas deu uma pincelada e ficou falando sobre sua ascensão na carreira ou sobre seu grupo de pesquisa, não que isso não seja importante ou interessante, mas foge do tema.
• Coesão: o conteúdo deve ser coeso, deve ter inicio, meio e fim, deve utilizar a linguagem de forma correta e fazê-lo da forma mais objetiva e econômica possível.
Agora que você já sabe planejar o conteúdo, no próximo post vamos falar sobre planejamento da estrutura da sua apresentação.
Discussão - 3 comentários
Muito boa essa série, principalmente para pessoas que (assim como eu) tem muita dificuldade em apresentações. Parabéns ! 😀
Muito obrigado pelo feedback, Patrick. Foi para ajudar pessoas como você que este blog surgiu. Por favor fique à vontade para sugerir algo para discutirmos nos posts futuros da série.
Muito boa essa série, nunca tive muita dificuldade em apresentar algum trabalho em público, mas as dicas daqui ajudam muito!