GENEFLIX: AS DIFERENTES TEMPORADAS DE UM GENOMA

Publicado por Paulo em

Provavelmente, você leitor, já ouviu falar sobre o sequenciamento do genoma humano.

Mas você sabe o sequenciamento ou genoma significam?

séries netflixGENOMA é toda a informação genética de um organismo, que fica registrada no DNA, por meio de uma linguagem de códigos.

Imagine que o GENOMA é uma coleção com TODAS as temporadas de um seriado que você adora.

Cada temporada é um fragmento (pedaço) desse genoma e os episódios são trechos pequenos desse genoma.

Assim como é muito melhor assistir a uma série com todas as temporadas já lançadas, para nós pesquisadores, também é importante conhecermos todo o GENOMA de um organismo com o qual trabalhamos.

Ou seja, é bom termos todas as temporadas desse seriado no nosso computador e não só episódios dele (pedaços do DNA).

Para conhecermos o GENOMA de um organismo é preciso sequenciá-lo.

Com o sequenciamento de um genoma, podemos identificar os vários seres vivos que estão a nossa volta, até os que não enxergamos.

Também se torna mais fácil entender os processos que ocorrem em determinado organismo, onde pode estar a causa de uma determinada doença, e com isso, buscarmos uma possível solução (testar nossas hipóteses).

O que é sequenciamento de genomas?

Bom, nós falamos anteriormente que o DNA é uma molécula que armazena toda a informação genética por meio de uma sequência de códigos.

O SEQUENCIAMENTO consiste justamente em colocar um código atrás do outro até completar toda a SEQUENCIA do DNA.

sequencia genomica - sequenciamento

Para isso é preciso extrair o DNA de um organismo, adicionar “marcadores” e aplicar em determinadas máquinas que vão quebrar esse DNA e juntar aqueles marcadores nas pontas dos pedacinhos de DNA.

Quando nós extraímos DNA, seus códigos estão todos fora de ordem e é por isso precisamos identificar as regiões do DNA e organizar de forma que a gente consiga interpretar.

Imagine você acessando a NETFLIX e encontrando todo o conteúdo sem imagens, nomes e fora de ordem, complicado né?

Como achar a sua série preferida?? Com o sequenciamento é mais ou menos assim.

sequenciador de DNA

Sequenciador de DNA de nova geração

A partir da informação que sai do aparelho, é possível ler aquelas “marcas”, e organizar o genoma, com a ajuda de programas de computador.

Outra forma de organizar um genoma é fazendo uma comparação da sequencia que temos em mãos, com as sequencias de uma biblioteca.

Assim como existe uma “biblioteca” de seriados (NETFLIX), existem bancos de dados (bibliotecas) de sequenciamento. São locais onde ficam guardadas todas as sequencias de DNA dos organismos que já tiveram seu genoma estudado. É dessa maneira que podemos identificar aquele GENE de interesse.

Genomas de diversos organismos, incluindo microrganismos, plantas e animais já foram sequenciados.

Exemplos de genomas sequenciados na agricultura

sequenciamento da sojaA soja, por exemplo, teve seu genoma sequenciado em 2010, sendo identificados 46.430 genes.

Esses dados aceleraram a descoberta de um gene responsável por diminuir o nível de um carboidrato de difícil digestão. Assim, podemos selecionar plantas de soja que possuam esse gene, capaz de fazer com que a planta acumule menos carboidrato, é possível desenvolver uma soja de mais fácil digestão.

O tomate que todos nós consumimos quase diariamente, teve seu genoma sequenciado em 2012, juntamente com o genoma de seu ancestral mais antigo.sequenciamento do tomate

Mesmo sendo muito diferentes em aparência, a diferença entre os dois genomas é de apenas 0,6%. Algumas das diferenças estão em genes responsáveis pela floração e que estão presentes nos tomates que cultivamos hoje. Entender sobre a função desses genes pode melhorar a floração de outras plantas.

sequenciamento da laranjaEm 2014, um grupo de pesquisadores incluindo cientistas do centro de citricultura publicaram um artigo que foi capa de uma das revistas científicas mais importantes do mundo, a Nature Biotechnology.

Através de análises genômicas, conseguiram confirmar que a diferença genética entre as laranjas cultivadas hoje é muito baixa, o que pode direcionar a citricultura para a criação de novas combinações entre espécies ancestrais, objetivando uma melhor qualidade de laranja e mais resistente a doenças e pragas.

Quanto mais nosso conhecimento avança no mundo dos genomas, melhores serão as tecnologias desenvolvidas pela biotecnologia.

 

Escrito por Paulo Camargo e Laís Moreira Granato

Sugestão de leitura:

GENEFLIX II – Jéssica Jones e DNA


Paulo

Biólogo, mestre em microbiologia, tentando largar o vicio em seriados para poder completar o doutorado em biologia molecular.

2 comentários

Você sabe qual a relação do seriado Jéssica Jones e o DNA? · 23 de agosto de 2018 às 22:17

[…] Em GENEFLIX parte I falamos sobre sequenciamento do GENOMA e os avanços científicos/tecnológicos alcançados, […]

MARCADORES MOLECULARES!!! Coisas que você precisa saber - Descascando a ciência · 18 de junho de 2019 às 14:57

[…] nosso post “GENEFLIX: AS DIFERENTES TEMPORADAS DE UM GENOMA” comemora 1 ano!!! E com ele aprendemos sobre a importância de conhecer o genoma dos seres […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *