Escolha uma Página
Semana passa fiz um post sobre as críticas feitas por Paul Watson, co-fundador do Greenpeace, sobre o atual posicionamento da empresa organização quanto à proteção das baleias. Esta semana em uma entrevista para o Jornal carioca O Globo, Patrick Moore, que também é co-fundador do Greenpeace, apresentou um discurso bem semelhante. Reproduzo parte desta entrevista abaixo.

“Muitos grupos, o Greenpeace entre eles, defendem a eliminação da energia fóssil, nuclear e hidroelétrica, que respondem por 99% da energia do mundo. Então não acho que estejam sendo realistas, nem baseando suas opiniões em ciência. É impossível eliminar tudo isso e ainda termos a nossa civilização. Eles dizem que as energias renováveis são suficientes. Talvez estejam desinformando as pessoas, contando histórias da carochinha impossíveis de serem atingidas.”

E não para por aí…

“O movimento ambiental se tornou uma indústria global. Não sou contra isso. O ambientalismo é guiado hoje por campanhas de desinformação e medo, nas quais não há ciência para embasar. A maioria dos militantes é ingênua, acredita naquilo. Mas os líderes lançam essas campanhas apenas para arrecadar fundos. Não há problema em arrecadar fundos, desde que não seja baseado em desinformação. Acho que a tendência é que percam credibilidade ao não ouvirem a ciência, mas isso leva tempo ainda.”

Ficam duas pergunta…se Paul Watson e, principalmente, Patrick Moore ainda fossem filiados ao Greenpeace:

Seus posicionamentos em relação as temáticas discutidas nas entrevistas seriam os mesmos?
E será que se isso fosse verdade, não teríamos um movimento ambientalista muito mais crítico e menos alarmista?

Para ler esta entrevista na íntegra, visite o sítio do Jornal da Ciência.
Para ler outra entrevista do Patrick Moore concedida à Revista Época, clique aqui.