Escolha uma Página
Parece piada mas não é. A câmara de comércio dos EUA quer colocar as evidências científicas de que o aquecimento global é causado em grande parte pelo homem em julgamento. Não apenas um debate, mas julgamento com testemunhas, juiz e toda a burocracia envolvida. A notícia foi publicada no jornal Los Angeles Times de ontem.

É claro que o único objetivo deste grupo que representa mais de 3 milhões de pequenas e grandes empresas é tentar se blindar contra possíveis regulações do governo americano sobre taxas de emissão de gases estufa. O pedido de “julgamento” foi feito à Agência de Proteção Ambiental norte-americana e, segundo representantes da câmara de comércio, se o pedido for rejeitado o próximo passo seria levar o assunto para uma corte federal. Acho que a ciência deve sempre questionar o chamado “Consenso científico” principalmente sobre um tema desta importância. Mas a participação do homem no aquecimento global é algo bastante embasado por pesquisa básica de qualidade em vários grupos de pesquisa em todo o planeta. Ainda temos dúvidas sobre o papel exato da forçante natural no clima, mas isso não torna o papel do homem irrelevante.

Este episódio fatídico já está sendo comparado ao famoso “Julgamento do macaco“, onde o ensino da teoria da evolução em escolas de uma cidade norte-americana foi colocado em julgamento. Espero que se o julgamento do aquecimento global realmente acontecer o final seja mais feliz do que o do Professor John Scopes, condenado a pagar uma multa apenas por ensinar ciência de verdade. Mas pelo bem da ciência o julgamento do aquecimento global deve ser mantido em revistas científicas julgadas por pares, como acontece todos os dias.

Para ler mais sobre céticos do clima, clique aqui.

Fonte: Los Angeles Times [via The Great Beyond]