Escolha uma Página

A candidata derrotada a vice-presidência dos EUA, Sara Palin, publicou um polêmico editorial sobre mudanças climáticas no jornal Washington Post. Vou começar com sua última frase deste texto: Obama deve boicotar Copenhagen. Este é a conclusão que a “gênia” e “especialista” no assunto. Mas, para chegar a uma conclusão destas, Sara deve ter bons motivos para isso, não é? Bem, pelo que ela escreveu não.

Basicamente, ela usou o escândalo do ClimateGate para desacreditar as conclusões que a ciência conseguiu chegar até hoje. Este escândalo consiste no vazamento de e-mails de pesquisadores ingleses, onde conversas entre eles supostamente combinavam manipulações de dados de artigos científicos com o intuito de encobrir que a temperatura da Terra está diminuindo. Além de fazerem um acordo para negar artigos com visões contrárias as suas, isto é, calar os céticos do aquecimento global.

Sara Palin119.jpg

 Você confia em uma mulher dessa?

Nossa querida governadora ex-governadora (dica do @rmtakata) do Alasca não nega que seu Estado sofre com as mudanças climáticas. Pelo contrário, se gaba de ter um departamento para cuidar destas questões. Porém, prega, veementemente, que estas mudanças não tem causas antropogênicas. Com isso, argumenta que políticas públicas devem se basear na “Ciência” e não questões políticas. Mas o que ela quer com isso? Ela justifica que o presidente Obama ao querer aprovar medidas de controle das emissões de gases estufa (projeto este que está parado para votação no senado) estará prejudicando a economia norte americana. Ela usa o terrorismo da dimunição de vagas de trabalho e aumento no custo da energia para tentar conquistar a opinião pública.

Este é o problema. Como bem levantado pelo Luiz no MTV debate de ontem, essa susposta manipulação de dados não invalida toda a base de dados geradas sobre mudanças climáticas e suas origens. Corruptos existem em todas as esferas da sociedade. Imagina se por termos políticos corruptos tentássemos invalidar a constituição brasileira (ué?! Não foram eles que escreveram a constituição?). Estes argumentos rasos só podem ser usados por quem não domina o assunto e quer cair no senso comum. Conquistar a opinião pública pelo terrorismo, justificando retardo econômico ao tentar regular as emissões de gases de seu país. Devemos ser críticos ao ouvir pessoas que não são especialistas no assunto emitirem qualquer tipo de opinião, ainda mais se essas pessoas morarem no país do Lobby (industria tabagista, farmacêutica, petrolífera…). Pode ser (e eu acredito que será) que Copenhaguen não dê em nada, mas prefiro que ouvir pessoas qualificadas para formar minha opinião!

UPDATE:
Para saber mais sobre pseudo-especialistas, leia esse artigo da revista Fórum