Escolha uma Página

A marca de calçados femininos Arezzo anunciou que lançaria uma coleção, na qual seria usada peles de animais. Para ser mais preciso, calçados com detalhes em pele de coelho e uma bolsa com pele de raposa.

Claro que no segundo seguinte, muitos “ecologistas” foram xingar muito no twitter! Amaldiçoaram a marca, evocaram os espíritos dos animaizinhos, mobilização para boicote da loja, entre outros “protestos”.

Engraçado, as pessoas continuam usando Bombril, sendo que ele financia a destruição da Amazônia a mais de 50 anos. Ou continuam abastecendo seus carrinhos nos postos BR, sendo que a Petrobras finacia contaminação da Baía de Guanabara, destruição de Mangues e extinção de fauna marinha a mais de 50 anos também. Querem mais exemplos, continuam usando seus tênis Nike que exploram crianças em países asiáticos. Essa demagogia ecológica me enoja.

“Seu blogueiro desalmado, pense nos direitos dos animaizinhos!”. Penso…, penso sim. Penso é no direito das pessoas que morreram no desabamento do morro do Bumba em Niterói, ou nas vítimas dos desabamentos da Região Serrana. Problemas ecológicos, sociais e políticos muito graves, mas que não geram a mesma mobilização.

A pobreza é um dos piores desastres ambientais. Primeiro, porque não damos chance para essas pessoas escolherem sua condição de vida. Segundo, obrigamos elas a viverem em condições sub-humanas (desnutrição, pobreza, falta de infra estrutura, etc…), onde, por exemplo, não tem onde descartar seus dejetos, muito menos de tratá-los. E o mais cruel, damos aula de educação ambiental para eles cuidarem do meio ambiente. Sendo que o magnata, tem uma piscina no seu quintal com milhares de litros de água tratada. Ou, a quantidade de combustível que seus iates gastam num passeio em Angra dos Reis.

Cadê o boicote a essas pessoas, ou ao que elas representam? Não existe! Porque eles representam o que de pior tem na nosso sociedade: nós mesmos. Ou, você vai creditar os problemas ecológicos e sociais a alguma raça alienígena? Acostume-se: Se você ganhas mais que a renda per capta do Brasil, alguém está ganhando menos para te financiar.

Arde ter que ouvir um ministro dizer “Não é muito do meu agrado, mas a gente tem que trabalhar com o que é do agrado e o que não é”, ao receber a pasta da previdência. Algo “sem muita importância” no Brasil. Cadê o xingamento no twitter. Por mim, podem ir 1000 raposas para fivela de sapato, mas se fôssemos capazes de parar o Brasil por causa de declarações cruéis como essa.

Às vezes os problemas ambientais e de proteção dos animais estão muito além de coleções de sapataria feminina. Mas é mais cômodo reclamar disso. Não precisa levantar a bunda da frente do computador e o protesto pode ser dentro de um shopping com ar-condicionado.

Viva o movimento ecológico brasileiro!