Escolha uma Página
ecobag-enganacao.jpg
“Eu não sou de plástico…e sou 200 vezes mais prejudicial que sacolas plásticas!”

 

Não. Não quero só causar polêmica e ser do contra. Quero realmente defender o uso de sacolas plásticas. Acho engraçado como muitas vezes as pessoas passam a demonizar certas coisas apenas porque ouviram falar que ela causa mal ao planeta. Mas será que realmente uma sacola de plástico pode ser tão ruim para o ambiente?

Claro que sim. Tudo depende do seu uso. Se você for no mercado, colocar 4 sacos de plástico (no Rio chamamos de sacos e não sacolas) para levar para casa uma revista e depois jogar todos eles no lixo comum eles podem parar em um lixão. Do lixão é um passo para ambientes aquáticos, onde elas realmente podem fazer um estrago. Então a lógica é bem simples. Vamos proibir sacolas plásticas, então as pessoas não vão mais utilizar esse material, não teremos mais sacolas nos lixões e os animais marinhos estão salvos! Ótimo raciocínio, tirando a parte em que considera todas as pessoas incapazes de aprenderem a destinar corretamente o seu lixo. Ao invés de investirmos em programas educativos para as pessoas entenderem como destinar o seu lixo, utilizamos uma técnica medieval de proibir algo que não causa nenhum mal desde que seja usado da forma correta. Típico de uma nação de idiotas.

E o problema não é só isso. Os “defensores do planeta” não só demonizam as sacolas plásticas como tem orgulho de usar a solução para todos os problemas: a Ecobag. Eles compram uma para cada situação: ida ao mercado, a padaria, ao shopping… tem todas as cores, mas claro que a Ecobag verde é a preferida! Assim eles podem reutilizar a Ecobag diversas vezes e dormirem tranquilos pois estão ajudando o planeta. E é claro que todos aqueles que usam sacolas plásticas são infiéis e devem arder no mármore do inferno. Uma pena é que as Ecobags podem ser até 200 mais vezes mais prejudiciais ao clima do que as sacolas plásticas. Blasfêmia! Gritaria algum ambientalista. Mas não é. O Bruno Rezende fez um ótimo post sobre assunto.

Hipocrisia-ambientalista-ecobag.jpg
Uso Ecobag e participo da hora do planeta!

 

Claro que existem sim outros problemas com as sacolas plásticas. Mas para mim todos eles são passíveis de serem resolvidos, sem medidas extremas. Em primeiro lugar as sacolas não deveriam ser entregues de forma gratuita em supermercados. Elas deveriam ser cobradas do cliente, que compraria o número de sacolas que achasse necessário para levar suas compras para casa. Isso diminuiria o consumo e aumentaria a consciência do consumidor, mesmo que de forma relativa ao atingir o seu bolso. Em segundo lugar, as sacolas deveriam ter um padrão mínimo de resistência para poderem ser reutilizadas de forma mais eficiente. Muitos supermercados usam hoje em dia sacolas muito finas, que acabam fomentando o mau hábito de usar 2 ou até 3 sacolas ao mesmo tempo para poder carregar produtos mais pesados.

Tive uma ideia revolucionária? Claro que não. Mês passado estive na Dinamarca fazendo parte do meu doutorado onde este sistema é usado há décadas. No primeiro dia comprei uma sacola por aproximadamente 3 reais e usei ela o mês inteiro. Simples, fácil de guardar, 100% reciclável, forte e durável. Preciso de uma Ecobag? Claro que não. Só preciso de uma Ecobag se quero mostrar para os outros o quanto eu me preocupo com o planeta, mesmo estando redondamente enganado.