O Médico Bom

Quando ainda aluno, uma vez ouvi de um professor de Oncologia que “a Medicina nada mais era do que uma discretíssima subseção da Biologia que se ocupava das mazelas de uma única espécie”.
Entendo que a Medicina não é um ramo da Biologia. A Medicina não é uma ciência, é maior: se utiliza da Ciência. A diferença não é semântica. Está na raiz do que entendemos por Medicina. A Medicina é uma profissão. Como característica, trata-se de uma profissão fortemente embasada em conhecimentos científicos. Quem imagina que a Medicina é um ramo da Biologia confunde Medicina com Ciência Médica.
A Ciência Médica – a ciência da qual a Medicina se utiliza – também extrapola os limites da Biologia, pois envolve outras ciências (Física, Química, Estatística, além de Humanidades de uma forma geral).
O médico que abandona a Ciência Médica faz Medicina de baixa qualidade. O médico que pensa na Medicina apenas como ciência, é um cientista em exercício ilegal da Medicina.

1. aleph disse:

Direto ao ponto.Gostei.

2. […] Se a tomarmos, a exemplo de alguns cientistas com quem tive aula na faculdade, como “nada mais do que uma discretíssima subsessão da Biologia que se ocupa das mazelas de uma única es…” e/ou como um ramo “patológico” da Antropologia, tenderemos esposar à medicina um […]