O Hospital Mais Antigo do Mundo?

O propósito do Stonehenge tem sido um mistério para cientistas de várias gerações. De santuário de adoração a calendário, de aeroporto de discos-voadores a centro de magia negra, O Stonehenge só não havia sido ainda um hospital. Não havia. Escavações recentes mudaram a data em 300 anos (ficou mais velho) e, pelo enorme número de corpos ali enterrados, levantaram a suspeita de que a enorme construção poderia ser um tipo de policlínica, ou um Healing Center, como os novos pesquisadores resolveram chamar, como mostra a reportagem da BBC. (detalhe, essa reportagem saiu ontem – 21 de Setembro na BBC, mas já tinha gente ligada bem antes. Para uma excelente revisão sobre os mistérios ver o português Sais de Prata num post de 7 de Abril deste ano).
“Professors Darvill and Wainwright believe that Stonehenge was a centre of healing – a “Neolithic Lourdes”, to which the sick and injured travelled from far and wide, to be healed by the powers of the bluestones. They note that “an abnormal number” of the corpses found in tombs nearby Stonehenge display signs of serious physical injury and disease. And analysis of teeth recovered from graves show that “around half” of the corpses were from people who were “not native to the Stonehenge area”. “Stonehenge would attract not only people who were unwell, but people who were capable of [healing] them,” said Professor Darvill, of Bournemouth University. “Therefore, in a sense, Stonehenge becomes ‘the A & E’ of southern England.”
Interessante a planta de 2300 A.C. O Panopticon já estava na moda…

Discussão - 6 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Sempre que leio coisas desse tipo (e.g. construção das pirâmides, existência de Atlêntida, etc), duas perguntas me vêm à cabeça:
    1 – Isso importa? Se tiver sido um estádio para jogos de par-ou-ímpar, vai fazer alguma diferença?
    2 – Alguém vai conseguir provar irrefutavelmente?
    As duas respostas são, invariavelmente “não”.
    Nem importa o que foram (importam que eles estão aí e são bonitos e etc) nem é possível provar o que foram (pois se fosse, a finalidade não mudaria a cada cinco anos depois de novas “descobertas).
    E se o Stonehenge tiver sido um hospital e depois um centro de velório e depois um calendário e depois uma central telefônica do mesmo jeito que hoje é um ponto turístico? O danado é velho, pode ter tido várias encarnações funcionais ao longo dos séculos…
    Se rastrearem para trás o suficiente, talvez “descubram” que é, na verdade, uma formação natural. E que acabou sendo usada como manjedoura e depois como circo.
    =¦¤/

  2. Karl disse:

    Abordagem pragmática, Igor. Mas às vezes uma hipótese tem mais a dizer sobre quem a fez do que a própria tentativa de se recontar a realidade. A melhor história (hipótese) prevalece. Assim é a ciência…
    Ou o fato de o hospital mais antigo do mundo estar em território britânico não é relevante?

  3. maria disse:

    legal que o ecce medicus mudou pra cá! linque devidamente atualizado lá no ciência e idéias.

  4. João Carlos disse:

    Sei não… As igrejas católicas, até certa data, eram usadas como local para sepultamento. Obviamente, se analisarem as ossadas lá enterradas vão encontrar indícios de ferimentos e doenças nos defuntos. E, também é claro, muitos iam procurar uma “cura milagrosa” nessas igrejas. Não acho que uma coisa tenha, necessariamente, relação com outra…

  5. Karl disse:

    Maria, seja benvinda ao novo Ecce Medicus (já estava com saudades!).
    João, é isso mesmo. A dúvida sistemática é que é o gancho do post, como levantou o Igor. Tudo isso deve ter passado na cabeça dos pesquisadores, mas eles insistiram na idéia. Por quê?

  6. Wagner disse:

    Igor, penso que não podemos pormenorizar a descoberta do Stonehenge (ou pelo menos, a suspeita) como o hospital mais antigo do mundo. Descobertas como essas podem possibilitar a observação da evolução do homem e dos seus saberes, especialmente na área médica.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM