Emancipação

Emancipate Yourself by deb5376 at Flickr

Emancipar tem a mesma raiz de mancebo, amancebar. Vem de manus=mão e cippus=segurar. Alguma coisa como segurar a mão, levar pela mão, conduzir. Um mancebo é alguém que lhe conduz pela mão. O “e” na verdade é um “ex” contraído. Tem o sentido de tirar. Emancipar então, seria um libertar-se, ficar independente. Procuro saber o que de meu pensamento é amancebado a outros, o que é independente. Do que depende? Quem me conduz?
Não. Não se fala aqui de originalidade. Falamos da angústia da influência. Quais grandes idéias me influenciaram, por que umas e não outras? Se essa pergunta é feita a um ser humano específico a resposta soa quase como uma “psicanálise”. E se essa pergunta é feita a uma área do conhecimento soa como o quê? Por exemplo, quais grandes idéias influenciam a racionalidade médica contemporânea? Por que essas e não outras?
É a completa emancipação possível? Se não, quero saber quem conduz meu pensamento. A pergunta da peça publicitária é bastante incômoda (daí seu sucesso): “O que faz você feliz?” Eu perguntaria: O que faz você pensar assim?

Powered by ScribeFire.

Discussão - 6 comentários

  1. Roger disse:

    não sou conduzido, conduzo… de acordo com as minhas idéias…. que são forjadas pela minha visão de mundo, muitas vezes cunhada por outros… norumo da emancipação.

  2. glenn disse:

    eu vejo esse lance de influência num aspecto ecológico, porém no nível pessoal.
    acho que a emancipação completa é impossível, pois nascemos de uma mãe e ela já nos influencia só por isso e depois a situação piora cada vez mais e indefinidamente.
    tudo influencia tudo, de alguma forma.

  3. Agostinho disse:

    Karl,
    Acredito que a idéia que mais influencia o homem ocidental é a da individualidade.
    Queremos ser sempre únicos, ter sempre idéias originais, superar os concorrentes (olha a biologia aqui) e por aí vai.
    A idéia de indivíduo e sua pretensa independência é um largo exagero de nossa cultura.
    Agostinho.

  4. Chloe disse:

    Olá Karl,
    tem um texto bem interessante do Kant, que de certa forma fala um pouco sobre emancipação no sentido de sairmos de nossa ‘menoridade’: ‘Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”?’.
    Esse texto pode ser encontrado no livro Textos Seletos, Immanuel Kant, ed. Vozes; ou, em várias págs da internet, como essa:
    http://ateus.net/ebooks/acervo/o_que_e_esclarecimento.pdf
    Espero que goste, caso ainda não conheça.
    Abç. ; )
    C.

  5. […] forma, o filme mostra o sujeito em uma grande tomada de consciência e busca pela liberdade. Emancipação é um bom nome para […]

  6. […] orientação marxista. Sem juízo de valor, para que nos utilizemos melhor dele, será preciso nos emancipar de seus eloquentes resultados e considerar também o que foi deixado para trás, em especial, […]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM