Simpósio sobre Placebo

Para divulgar o I Simpósio Internacional em Placebo com início em 12 de Fevereiro de 2009. Muitos dos temas foram comentados aqui no Ecce Medicus. Mais informações no site do Instituto Scala.

Dia 1 – 12 de fevereiro de 2009 – quinta-feira (das 18:00 às 22:00hs)
História do efeito placebo em medicina: da adivinhação e rituais mágicos ao uso de estudos placebo-controlados na medicina baseada em evidências.

Ted Kaptchuk, Harvard University

Pesquisando o efeito placebo: como investigar o efeito placebo?

Ted Kaptchuk, Harvard University

Controvérsia: existem pacientes respondedores ao placebo?

Ted Kaptchuk, Harvard University

Dia 3 – 13 de fevereiro de 2009 – sexta-feira (das 14:00 às 18:00hs)
Discussão de estudos importantes em placebo: papel da expectativa e condicionamento no efeito placebo e efeito placebo em dor e ansiedade

Ted Kaptchuk, Harvard University

Efeito placebo na medicina alternativa e acupuntura

Ted Kaptchuk, Harvard University

Induzindo malefícios através da sugestão: discussao do efeito nocebo

Ted Kaptchuk, Harvard University

Dia 3 – 14 de fevereiro de 2009 – Sábado (das 09:00h às 16:00h)
Efeitos neurais do efeito placebo: mecanismos de ação do efeito placebo

Felipe Fregni, Harvard University

Efeito placebo em psiquiatria: antidepressivos não são superiores a placebos?

Laura Guerra, University of Sao Paulo

Placebo em pesquisa clinica: aspectos éticos do uso de placebo em pesquisa clinica

Paulo S. Boggio, Mackenzie University

Efeito placebo em Homeopatia: discussão do efeito placebo da prática médica humanizada

Marcus Zulian Teixeira, University of Sao Paulo

Novas ferramentas para investigação do efeito placebo: eletroencefalograma, neuroimagem e estimulação magnética transcraniana

Felipe Fregni, Harvard University

Powered by ScribeFire.

Discussão - 2 comentários

1. Luiz Bento disse:

Parece muito interessante Karl. Gostaria de assistir principalmente as palestras "Efeito placebo na medicina alternativa e acupuntura" e "Efeito placebo em homeopatia: discussão do efeito placebo da prática médica humanizada".
    Dei uma procurada rápida no site e não encontrei onde será realizado o evento e outras informações mais práticas.
    Abraços.

2. Karl disse:

É mesmo. Não tem. De qualquer forma lá vai. Local: Auditório Ruy Barbosa - Univ. Mackenzie - R. da Consolação, 930 - São Paulo - SP. O email é contato@institutoscala.com.br.