Ticonderoga-class Cruiser e a Pesquisa em Evolução

Como os leitores desse blog já sabem, a New Scientist publicou a opinião de 16 “renomados especialistas” sobre o que faltaria ser estudado na teoria da evolução, que completa 150 anos em 2009. Como também já sabem, cometi um post sobre a que achei mais estapafúrdia. Entretanto, há algumas muito boas. A melhor, na minha opinião, reproduzo abaixo:

“Evolution’s big gap is the lack of serious research funding. The US spends barely $1 billion a year on basic non-medical biological research, only a few per cent of which goes to evolutionary theory. To look at it from another angle, evolutionary theorists get far less support than a single US navy Ticonderoga-class cruiser ($37 million per year running costs) – of which 22 are operational. Only a few hundred researchers work on evolutionary theory proper, mostly in Europe and the US. We need thousands more, especially in China and India.”

Geoffrey Miller is an evolutionary psychologist at the University of New Mexico, Albuquerque

Sensacional! Teoria da Evolução tem verba menor que navio da marinha americana (que aliás, tem um website!). Deixo então, a irremediável questão: o que faz as agências de fomento liberarem mais verba para pesquisa em Biologia Molecular que para a Teoria da Evolução, já que, suponho, o entendimento daquela depende da compreensão desta?

Powered by ScribeFire.

Discussão - 2 comentários

  1. João Carlos disse:

    Sem entrar no mérito da qualidade social dos gastos, sistemas de armas, em geral, são coisas caríssimas. E a comparação é meio que entre maçãs e bananas: não precisava pegar um cruzador da marinha de guerra; bastava comparar com o custo operacional de um transatlântico… (e qual é mesmo valor social de um transatlântico?…)
    Quanto à questão colocada, a resposta é simples: “imediatismo”. A biologia molecular apresenta resultados comercializáveis mais rapidamente do que a teoria da evolução. Ou — já que começamos comparando maçãs com bananas — a engenharia é, a curto prazo, mais rentável do que a física.

  2. Karl disse:

    Tecnologia x Ciência? E vamos nós movidos a Capital e trabalhando para ele…
    Nada me tira da cabeça que além do capital, algumas escolhas são movidas à modismos.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM