HC lança Plano de Contingência para Gripe Suína

Concordo com os colegas. Algo não vai muito bem na cobertura da epidemia de gripe. Dados desencontrados, notícias alarmantes talvez, sem necessidade.

Entretanto, alguns hospitais foram escolhidos como centro de referência para tratamento de possíveis vítimas e o complexo do Hospital das Clínicas foi um deles. Segue a introdução ao que é chamado de “ESTRATÉGIA DE ASSISTÊNCIA NO HC-FMUSP FRENTE À IMINÊNCIA DE EPIDEMIA DE GRIPE SUINA”


021208_homepage_flu.jpg“A Influenza suína é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A que normalmente causa surtos de gripe entre os suínos. Em geral este vírus não infecta o homem, no entanto, existem registros de transmissão pontual do vírus para os seres humanos. Segundo informações da Organização Mundial da Saúde – OMS (www.who.int), as autoridades sanitárias do México (www.salud.gob.mx), dos EUA (www.cdc.gov) e do Canadá(http://www.hc-sc.gc.ca/index-eng.php) notificaram casos de síndrome gripal e pneumonia em humanos. Entre as amostras analisadas foi identificado um novo subtipo do vírus de influenza suína (A/California/04/2009 – A/H1N1), não detectado previamente em humanos ou suínos. Este novo subtipo do vírus da influenza suína A (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias e a transmissão ocorre principalmente em locais fechados. Segundo a OMS, não há registro de transmissão deste novo subtipo da influenza suína para pessoas por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados. O vírus da influenza suína não resiste a altas temperaturas (70ºC), temperatura em que os alimentos são cozidos ou assados. Segundo a OMS, até o momento, não há recomendação para restrições de comércio ou viagens para as áreas afetadas.

Um dos hospitais escolhidos como centro de referência para estes casos é o HC-FMUSP. Este documento visa orientar os profissionais para o atendimento dos casos com suspeita ou diagnóstico confirmado de Influenza suína.”

O resto são orientações técnicas sobre encaminhamento e condutas internas. Confesso que esse documento me pegou um pouco de surpresa. Acho que a exposição do assunto na mídia sensibilizou a instituição que divulgou o plano com intuito de preparar, mesmo que teoricamente, os hospitais do complexo para uma eventual corrida aos pronto-socorros.

Acho que nesse inverno o plantão no PS vai ser “quente”!

Discussão - 6 comentários

  1. Sibele disse:

    Karl, acho que este “Plano de Contingência” do HC, principalmente “o resto” que vc não postou, relativo a orientações técnicas sobre encaminhamento e condutas internas, é mais do que necessário para evitar episódios tais como o recentemente divulgado

  2. João Carlos disse:

    Karl, há alguma coisa profundamente errada com o noticiário sobre essa gripe. Acabo de ler que:
    1 – A OMS elevou o alerta para nível 5: risco iminente; (no entanto)
    2 – O governo mexicano acaba de declarar que 42 dos 49 casos confirmados no México, já tiveram alta…
    Já deu mais do que tempo para confirmar (ou não) os mais de 1.000 outros casos suspeitos no México.

  3. Karl disse:

    Com certeza, João. Eu acho muito complicado. Temos que aguardar os desdobramentos.

  4. Dr. Marcelo Barroso disse:

    É notável e considerável os aspéctos relevantes aos casos registrados e confirmados da Influenza Suína, deve-se levar em consideração a importância da precaução quanto aos sinais e sintomas. Temos uma capacidade impar e reconhecida pelo mundo todo, tratando-se de produzirmos a vacina contra a Influenza Viral em seus diversos aspéctos, vacinas essas que são ministradas em idosos e pacientes especiais que necessitam da mesma. Somos competentes e responsáveis, o mais importante nesse momento, é não deixar que a burocracia e a insuficiência nos coloquem em questão de desconhecimento, o qual só irá prejudicar o trabalho dos órgãos competentes e dos profissionais capacitados para atribuirem seus esforços no atendimento dos possíveis casos que por ventura vierem a surgir. Muito obrigado.

  5. Sibele disse:

    Karl, pelo jeito vc vai ter que mudar o nome dessas postagens:
    Veja notícia fresquinha:
    OMS se curva à pressão e muda nome da gripe suína
    GENEBRA (Reuters) – A Organização Mundial da Saúde (OMS), cedendo à pressão dos produtores de carne e dos governos, disse nesta quinta-feira que vai passar a se referir ao novo vírus de gripe como influenza A (H1N1), e não mais gripe suína.
    mais em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090430/mundo/mundo_gripe_nome_altera_1

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM