Sobre a Cópia de Posts

Esse post é apenas para dizer que o Ecce Medicus vem tendo alguns de seus posts inteiros copiados sem menção ou crédito. Infelizmente, descobri que isso tem sido uma prática comum e outros colegas do Scienceblogs.com.br têm sofrido o mesmo tipo de agressão. Sabemos também, que pessoas de pouca experiência estão tendo acesso às ferramentas que permitem publicar um blog e que, muitas vezes, copiam os posts que acham interessantes em outros blogs, sem dolo. Entretanto, é preciso que estas pessoas sejam informadas rapidamente e tomem ciência do que é uma licença Creative Commons e assim como, das iniciativas brasileiras que tratam do problema.

A cópia de posts inteiros ou em parte, sem crédito, é fortemente desencorajada pela blogosfera. Há medidas no Blogger e em outros sítios de hospedagem contra o roubo de conteúdo. O Ecce Medicus está protocolando uma queixa contra o blog envolvido nas cópias. Caso os créditos sejam acrescentados e um pedido de desculpas seja postado, retiraremos, com prazer, as providências tomadas. Obrigado, aos leitores que me avisaram do ocorrido, em especial, ao Felipe Frog do Psicológico.

Espero que a causa desses problemas não seja a má intenção, mas sim, a falta de educação crônica que assola o país. A blogosfera de divulgação científica tem mesmo uma dura missão aqui.

Atualização

Por outro lado, as citações são sempre muito bem vindas. São elas que fazem um blog crescer em visibilidade e autoridade. Obrigado a todos que citam e linkam o Ecce Medicus.

Discussão - 9 comentários

  1. Caro Karl,
    Recentemente fui "vítima" deste tipo de plágio. Simplesmente postei no meu blog um post intitulado "Plágio", como o seguinte texto: "Na cara dura. Aqui, daqui", com os devidos "links" de origem e de destino. Obviamente o dono do blog que me plagiou citou a autoria de minha postagem no dia seguinte. Mas nem sempre é fácil encontrar, verdade. Lamento muito pelo ocorrido. Veja no meu blog a citação que fiz a sua postagem "Resistência Bacteriana" (http://quiprona.wordpress.com/2009/06/23/antibioticos-restritos/).
    cordialmente,
    Roberto

  2. Karl disse:

    Caríssimo Roberto. Já tinha visto seu post, aliás, muito bom, assim como o blog como um todo. Obrigado pela solidariedade.

  3. Karl, por acaso fui eu que fez cut and paste? Eu sempre tomo o cuidado de dar os links e citações por nome do blogueiro e do blog de onde tirei.

  4. Karl disse:

    De jeito nenhum, Osame. Pô, parece que esse post atingiu mais os amigos que o mané que estava copiando os posts. Aliás, o blog dele foi retirado do ar!!! Podem continuar a "quotar" o Ecce Medicus. Abraço

  5. Oi, Karl
    Que sacanagem....

  6. Sibele disse:

    O Tynt (http://www.tynt.com) rastreia cópias (aquelas feitas com Crtl+C e Crtl+V) de um site indicado e aponta detalhadamente o que foi copiado (frases, palavras, imagens) em relatórios. Para acessar e acompanhar esses relatórios, basta o cadastro de seu site nesse serviço online, que está em beta e (por enquanto) é gratuito.
    Uma boa pedida para ver se há pirataria de seus posts...

  7. Fernando disse:

    Interessantíssimo você ter escrito acerca disso. Você deve estar ciente que tal fenômeno de cópia não-autorizada e total do material alheio ocorre também - sim, para mim foi o fim da picada - no próprio orkut (e, extendo-me, nos demais e numerosos sites de relacionamento). Uma pessoa que havia trabalhado comigo em um dos meus empregos e que havia me adicionado no orkut começou a copiar frases inteiras minhas que eu colocava sob as minhas fotos do orkut, frases poéticas, fruto direto de meu contato com a literatura, com a música, enfm, com o veio artístico. Eu senti-me obrigado a removê-lo da minha lista, e jamais falar novamente com tal indivíduo - e terminantemente cortar seu acesso a qualquer imagem minha. Como pode a pessoa não ter o ponto mínimo de consciência para dizer "olha, estou copiando", ou citar meu nome, ou pôr entre aspas, enfim, eu me senti verdadeiramente enfurecido.
    Se ele achou tão belas as frases, por que não endereçá-las ao autor, referi-las, enfim, tudo menos colocá-las como se fosse ele próprio o autor. Por isso, meu caro, ponho minha opinião aqui que, sim, como você disse, pode ser resultado das péssimas condições da educação neste nosso querido País, mas, aqui eu me arrisco: pode ser que tal indivíduo sequer mereça nosso respeito. Pelo menos até que nós o façamos perceber e que ele por fim admita o mal que ele faz, o desrespeito cometido, pelo menos até que ele repare o mal feito. Veja, às vezes somos obrigados a olhar ALGUNS casos (digo ALGUNS, não todos, pois generalizar, neste caso, é cair em erro) como uma falta de ética do indivíduo. Enfim, por outras pessoas que o conheciam, eu acabei descobrindo mais tarde que essa ação vil já era um hábito inveterado, um procedimento padrão dessa pessoa. Temos, portanto, de tomar o devido cuidado com qualquer material intrinsecamente nosso publicado na rede.
    Peço que você visite meu blog apenas para ver a foto que eu escolhi para encabeçá-lo, como pano de fundo ao título. Como ela chegou lá? Bem, eu encontrei a foto por acaso em minhas incursões por sites de busca, e ela estava dentro de um álbum. Eu vi o nome da autora, enviei-lhe encarecidamente um email pedindo a utilização da imagem, e ela, Ana Paula Martins, respondeu-me prontamente, sentindo-se orgulhada e me autorizando. Eu me senti mais orgulhado ainda. O que eu quero dizer com tudo isso? Há pessoas sem conhecimento. E há pessoas sem bom senso em absoluto. Às primeiras, damos uma segunda chance, e elas logo se corrigem. Às últimas, nem a melhor educação irá fazer a diferença. Não quando uma ação torpe e condenada amplamente torna-se um modus operandi.

  8. Eduardo disse:

    Estou com esse problema em meu blog, fiz esse artigo, http://www.portalsinos.net/2008/10/03/lista-de-sites-para-cadastrar-seu-blog/ e esse artigo foi copiado sem citar a fonte. e mais quatro blog copiaram esse artigo desse outro blog, citando a fonte desse blog que me roubou.
    fiquei sabendo porque esses blogs estão me enviando trackback, porque quando foi copiado, a pessoa copio o artigo inteiro, e como uso hotwords, as palavras do hotwords estão apontando para o meu blog.
    e agora o que fazer?

  9. Karl disse:

    Eu acho, Eduardo, que a primeira coisa a fazer é avisar o indivíduo que está te copiando de que isso não é certo. É bom citar, usar e abusar do copy&paste desde que se cite a fonte original. Na maioria das vezes, as pessoas fazem isso por pura ignorância do processo.
    Deixe uns recados lá e pegue pesado caso haja reincidência. É possível fazer uma reclamação no Blogger também. No meu caso específico, deu resultado.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.