Esclarecimentos sobre a Vacina para Gripe A H1N1

ResearchBlogging.orgEssa semana fiquei surpreso com o número de pessoas, inclusive médicos, que estão inseguros em relação à vacinação para a gripe pandêmica. Por isso, mais um post sobre a vacina. Espero não estar torrando a paciência de vocês. Vamos lá:

Existem vários tipos de vacina para a gripe A H1N1. Segundo o Ministério da Saúde, a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) fornecerá 10 milhões de doses para o Brasil. O Governo já havia comprado, em novembro de 2009, o primeiro lote de vacinas com 40 milhões de doses fornecidas pelo laboratório Glaxo Smith Kline (GSK). Além disso, encomendou 33 milhões de doses ao Instituto Butantan que as fabricará segundo transferência de tecnologia negociada com o laboratório Sanofi-Pasteur. A vacina que eu tomei foi essa, Butantan-Sanofi Pasteur de vírus inativado da cepa A/California/7/2009 (H1N1)v, propagada em ovo, com 15 μg de hemaglutinina por dose plena. O tipo de vacina também é um dos determinantes do esquema de vacinação proposto pelo Governo.

O que são os adjuvantes?

Os componentes da vacina além dos vírus inativados estão dando o que falar. Em especial devido a “correntes” totalmente desinformadas que circulam por meio de spams nos emails por aí. Vamos às informações: Os adjuvantes são substâncias que aumentam a imunogenicidade da vacina. Em tempos de pandemia, a quantidade de vírus disponíveis é um fator limitante e os adjuvantes aumentam a capacidade de produção da vacina em 100 a 200%. Mesmo assim, isso pode não ser suficiente. Há dois tipos principais de adjuvantes: o esqualeno e os sais de alumínio. A vacina Butantan-Sanofi Pasteur não tem nenhum dos dois. A vacina da GSK tem o AS03, o esqualeno e ainda outro agente imunogênico, o tocoferol (vitamina D). Os adjuvantes foram testados na fabricação de vacinas da gripe sazonal e da H5N1.

E o tal de Timerosal?http://farm4.static.flickr.com/3178/2961464963_bb5df0fab8.jpg

Timerosal, ou em inglês, thiomersal, é o nosso antigo mertiolate. É uma tintura de mercúrio orgânico com poderes antimicrobianos quando usado tópicamente. Foi retirado do mercado por causar uma ardência enorme nos ferimentos abrasivos e pela necessidade de retirada gradual dos produtos à base de mercúrio por razões ambientais. O timerosal é usado nas vacinas na manufatura e para evitar a contaminação do produto final. A vacina pandêmica tem mais ou menos 2,5 a 50 μg timerosal por dose como preservativo. O timerosal contem 49,6% de mercúrio (ou seja, 1,25-25 μg de mercúrio por dose). Essas doses são consideradas baixas e aproximadamente 1/4 da ingestão máxima diária para uma pessoa de 60 kg. Muitas pessoas, inclusive alguns vizinhos meus, são alérgicos ao timerosal. E agora? Podem tomar a vacina ou não?

Segundo o relatório abaixo [2] e um especialista em vacinação que consultei, as alergias de contato ao timerosal NÃO contraindicam a vacinação. Existem tipos raros de alergia ao composto nos quais o paciente apresenta sintomas sistêmicos, por exemplo, angioedema (inchaço na boca e face), broncoespasmo (chiado no peito), urticária (vergões na pele). Nesse caso, a alergia é mais importante e a vacina está contraindicada. Na dúvida, é sempre melhor perguntar ao seu médico.

Essa vacina, afinal, é segura?

Vou citar o relatório novamente: “Baseado em informações recebidas de 16 países, a OMS estima que por volta de 80 milhões de doses da vacina pandêmica foram distribuídas e aproximadamente 65 milhões de pessoas foram vacinadas. Campanhas de vacinação globais têm se utilizado de vacina com e sem adjuvantes, com vírus atenuados e inativados (este último grupo não licenciado na Europa). Apesar da intensa monitorização sobre a segurança das vacinas, todos os dados compilados até o momento, indicam que as vacinas pandêmicas gozam do mesmo excelente perfil de segurança que as vacinas sazonais, as quais tem sido utilizadas por mais de 60 anos.”

Nesse ponto, acho que fomos beneficiados por estarmos no hemisfério sul. Dessa vez, testaram lá antes.

[1] Atmar RL, & Keitel WA (2009). Adjuvants for pandemic influenza vaccines. Current topics in microbiology and immunology, 333, 323-44 PMID: 19768413
[2] European Centre of Disease Prevention and Control
. [link]

Figura retirada daqui.

Atualização

Várias perguntas feitas nos comentários foram respondidas no novo post. Por favor, deem uma checada para não nos tornarmos repetitivos, ok?

 

Discussão - 248 comentários

  1. Loraine disse:

    Ótimo texto. Eu sou alérgica a mertiolate (timerosal) e tomei a vacina que contém esse conservante. Além de mim, meu marido e filhos (3 e 5 anos) tomaram e ninguém teve reação nenhuma.

  2. maria disse:

    amigos que moram na europa e nos estados unidos ficaram perplexos quando contei sobre as teorias de conspiração que grassam por aqui. dizem que tomaram sem problema algum, experiência generalizada por lá.

  3. Chloe disse:

    Olá... ; )
    dúvida: ouvi falar que a vacina disponibilizada nos EUA seria melhor do que a oferecida aqui, pelo governo.
    Diferença de preço está ligada a qualidade ou só a escala e metodo de produção dos laboratórios?
    Vacinas de centro de vacinação particulares podem ser melhores do que a oferecida pelo governo?
    Ouvi falar, também, de um laboratório que irá oferecer uma vacina que cobre tanto a gripe sazonal quanto a H1N1.
    Vale a pena investir nesta última?
    Obrigada. ; )
    C.

  4. Karl disse:

    Loraine. Obrigado pelo "depoimento". Seja bem-vinda ao Ecce Medicus.
    Foi o que eu falei, maria. Dessa vez, eles testaram lá primeiro, hehe.
    Chloe. O link do post remete ao relatório da ECDC. Eles aprovaram várias vacinas lá como vc poderá ver. Não sei se tem uma melhor, porque o que conta é a quantidade de imunógeno ou vírus inativado ou atenuado no inóculo. No Brasil, não há necessidade de vacinar-se em centros de imunização pois, segundo o MS, a vacina será amplamente distribuida e gratuita. Acho que a vacina combinada irá sair. Tomara, né?

  5. Sandra disse:

    Parabéns! Ótimo texto. Claro e completo.

  6. Patrícia disse:

    Gente por favor me ajudem, tenho uma filha de 4 anos que pela tabela que o ministério da saúde divulgou não vai ser vacinada. Como faço para comprar a vacina e onde encontro?

  7. Franci disse:

    Fui vacinada no último dia 9, após esse dia recebi tantas informações contrárias à vacina, que fiquei assustada. Após ler seu texto fiquei mais tranquila, mas realmente a longo prazo poderei ter alguma reação ou doença em função de ter tomado esta vacina, principalmente por conter timerosal?

  8. Karl disse:

    @Patrícia. O Governo liberou a vacinação em clínicas de vacinação particulares. Entretanto, não se sabe quando, nem quanto, nem qual vacina. Hoje, faltou vacina no HC! Volte a procurar sua clínica de vacinação após o dia 22/03. Veja esse link. http://migre.me/nTcy
    Entretanto, sua filha não é grupo de risco. A incidência nessa faixa etária o ano passado foi muito baixa. A vacinação nesse caso, é opcional.
    @Franci. Você não recebeu "informações" contrárias à vacina. Recebeu spams com mentiras alarmantes, de gente desinformada e estúpida que fica repetindo bobagens a troco de sabe-se lá o quê! Eu tomei a vacina dia 8 e tô aqui escrevendo comentário. Até tomei cerveja hoje, hehe.
    O timerosal não causa reações a longo prazo (a cerveja, sim hehe). Fique tranquila.

  9. camila dos santos disse:

    Fiquei cabendo que esta vacina esta prejedicando muitas pessoas sou da area de saude tenho que tomar mais tou comedo em Vitoria no ES teve pessoas que foram parar ate no oxigenio o que voce me diz sobre isso.

  10. Germana disse:

    Uma questão que surge é sobre a vacinação de crianças. O CDC dos Estados Unidos informa que crianças devem tomar duas doses para que seja efetivo, separadas por 21 dias a um mês.
    http://www.cdc.gov/H1N1FLU/VACCINATION/public/vaccination_qa_pub.htm
    Aqui no Brasil não ouvi falar sobre uma segunda dose para crianças. Não tenho dúvidas sobre tomar a vacina, mas a dúvida é inevitável quando se trata de uma criança, meu filho, de 3 anos (na Unicamp, onde trabalho e onde fica meu filho, irão vacinar crianças de 6 meses a 10 anos, em função da proximidade com pais que são profisisonais de saúde e também com o Hospital das Clínicas). Dar uma dose para não ser eficaz? Grata, G.

  11. Karl disse:

    @Camila. Gostaria de saber como você ficou sabendo. Por que se foi através dos emails, esqueça. No HC, aqui em São Paulo, não tive notícia de efeitos colaterais mais graves até o momento. Recomendo que tome a vacina.
    @Germana. Excelente pergunta. No esquema de vacinação do MS está prevista, sim, uma segunda dose da vacina para as crianças de 6 meses a menores que 2 anos, conforme se vê nesse link. Uma criança de 3 anos está fora da faixa etária de maior risco (ver comentário #8), portanto, a vacinação é opcional. As clínicas particulares receberão doses da vacina para esses casos, mas não sabemos ainda qual vacina, quando será, nem quanto vai custar.
    Obrigado.

  12. Renata disse:

    Otimo texto,muito mais esclarecedor que muita reportagem por ai!Tomei a vacina nesta sexta e fui a unica que teve algumas reações,estou procurando saber se fui a unica- tive febricula,dor de cabeça e um pouco de tosse e desconforto respiratorio.Minha equipe tomou e não teve nada...nem uma colega do UNIFESP.Quanto ao mito da vacina,ainda tenho 2 pessoas relutantes pois acreditam nos e-mails circulantes.

  13. @dra_luluzita disse:

    Acabei de atender a um paciente meu q toma quimioterapia, logo, imunossuprimido. tomou a vacina há mais de uma semana e não teve absolutamente nada, inclusive continua trabalhando.
    como diz o Karl.. testaram lá antes... hehehe

  14. Rosyane disse:

    Olá! Tenho dois filhos (30 meses e 5 anos) e quero vaciná-los contra a gripe suína. Me informaram que são necessárias duas doses p/ cada um deles no primeiro ano. É verdade??
    Desde já agradeço!

  15. Karl disse:

    Olá, Rosyane. Por favor, dê uma olhada nos comentários acima. Se suas dúvidas não se esclarecerem, entre em contato novamente. Obrigado.

  16. tatiana disse:

    A dose de mercúrio que você informou não ser prejudicial para uma pessoa com 60 Kg, me parece maléfica para um bebê de 7 kg.
    " A vacina pandêmica tem mais ou menos 2,5 a 50 μg timerosal por dose como preservativo. O timerosal contem 49,6% de mercúrio (ou seja, 1,25-25 μg de mercúrio por dose Essas doses são consideradas baixas e aproximadamente 1/4 da ingestão máxima diária para uma pessoa de 60 kg"

  17. Karl disse:

    Tatiana. A dose de mercúrio é 1/4 da recomendação máxima DIÁRIA. No caso dos bebês a dose é maior mas basta que não vacinemos os pequenos diariamente ; ).

  18. Priscila disse:

    Sou Gestante de 6 meses e confesso preocupada em tomar a vacina, não pelos boatos, mas pelos inúmeros casos que vi na vacinação contra a gripe comum em idosos que ao tomarem as vacinas contrairam gripes ainda mais fortes, isso pode acontecer?
    Grato

  19. Karl disse:

    Priscila. A vacina da gripe sazonal - aliás, qualquer vacina - pode causar alguns efeitos colaterais como dores pelo corpo (mialgias), febre baixa e mal-estar, que alguns podem chamar de "gripe vacinal". Ela NÃO causa gripe e NÃO causa pneumonia. Os números são amplamente favoráveis ao uso da vacina sazonal, tanto em mortalidade como em morbidade e complicações em geral (apesar de alguns estudos não os acharem tão eficazes assim ).
    Por outro lado, as mulheres grávidas são um grupo de grande risco para a gripe pandêmica. Os efeitos colaterais da vacina são muito raros. Os da gripe são bem conhecidos.

  20. Luciana disse:

    Estou na 37ª semana de gestação, e meu parto deverá ocorrer em 2,5 semanas. A maioria dos médicos que conversei (obstetras, pediatra) recomendaram-me tomar a vacina, inclusive a que será pediatra da minha filha (e que é imunologista) falou que eu passaria um pouco de anticorpos pela placenta. Todavia, o médico da minha prima recomendou que ela não tomasse. Tb fiquei sabendo que no CAISM já existem casos de grávidas com a gripe H1N1. Trabalho até sexta-feira e depois já entro em licença, e ficarei mais em casa... O que vc acha?

  21. Cecilia disse:

    Tenho alergia a mertiolate e a mercurio.
    Muita alergia mesmo, comprovado por exames.
    Se uma gota de mercurio cai em mim, já fico toda com bolas de alergias.
    Tenho 28 anos e fica a dúvida.
    Será que posso tomar a vacina?

  22. Karl disse:

    Luciana e Cecília. Criaturas! Eu, pobre blogueiro, não tenho (infelizmente!) poderes supra-psíquicos para avaliar o caso de vocês por meio da internet. Um bom médico de carne e osso pode fazer muuuuuiiito mais que esse mísero post. Mas vamos tentar esclarecer mais um pouquinho.
    Acabei de receber da Dra Lúcia uma nota técnica do MS que diz o seguinte:
    "Para as gestantes deve ser administrada a vacina sem adjuvante. A vacina contra o
    vírus influenza pandêmico (H1N1) é segura e indicada pelo MS e FEBRASGO para a gestante em qualquer idade gestacional. As informações contidas nas bulas dos diferentes laboratórios produtores para esse grupo populacional são informes de precaução padrão. Informamos que esses alertas são obrigatoriamente incluídos nas bulas, porem a experiência pós-comercialização com a vacina influenza sazonal inativada e com a vacina influenza A/H1N1 pandêmica inativada em outros países não identificou algum risco associado ao uso da vacina em gestantes ou lactantes."
    Para os alérgicos ao timerosal, descobri que os frascos multi-dose contém timerosal. Nas seringas preenchidas, não há o conservante. Precisamos ver se é possível receber baseado no tipo de alergia como escrevi acima.
    Conclusão. Converse com seu médico, não entre em pânico, e principalmente, siga os conselhos do médico que você confia, oras.

  23. luzia disse:

    a vacina das gestantes é a mesmas das crianças e dos demais vacinados

  24. Claudia disse:

    Nao entendi uma coisa. A vacina do Butanta nao contem timerosal? E ele um adjuvante?

  25. Karl disse:

    As vacinas que veem em frascos têm timerosal. As que são dose única (seringas), não. Timerosal é conservante e não adjuvante. Provavelmente, as vacinas das gestantes não terão adjuvantes, segundo a nota técnica divulgada pelo MS. É isso.

  26. Marcos disse:

    Por que os funcionários da Saúde estão tomando a vacina produzida pelo Butantan e a vacina que virá para o povo será de outro laboratório! Por que isso?
    E essas substâncias que eles citaram acima são muito mais perigosas não por causar alergia, mas matar, pesquisem a toxidada do mercurio e do escaleno, que esles citaram acima!
    CUIDADO!

  27. cristiane disse:

    quando tempo pode se passar para tomar uma cervaja apos a vacima?

  28. Regiane Pereira Felipe disse:

    tenho uma filha de 1 ano e 5 meses que tem alergia classe 2 a ovo, ela poderá ser imunizada com esta vacina?

  29. debora lima disse:

    por favor, esclareça minhas duvidas, sou gestante e estou com medo. Queria saber se tem estudos comprovados de que a vacina não causa nenhum dano ao feto? A vacina (dose unica) sem o timerosal, estara a disposição nos postos de saude? Eu particularmente, não gostaria de tomar a vacina que contenha o conservante por medo mesmo, eu assumo. Eu ja tomei uma vez na vida a vacina para a gripe sazonal,faz uns 3 anos e não tive nada, sem problemas e tomei sem medo,mas eu estou gravida agora, evito qualquer tipo de remedio, a não ser a vitamina, fico com medo de tomar qualquer tipo de vacina.Desculpa o desabafo.

  30. katerine mendonza disse:

    quando meu filho tinha 6 meses ao comer ovo engrossava a pele depois vomitava mais tarde.Hoje ele tem 7 anos come ovo e não acontece mais isso.Fiz exame de ige e deu positivo ++ depois repeti e não deu mais nada.E ai: meu filho tem ou não alergia a ovo.Poderei vaciná-lo? e como saber se o tal timerosal vai dar alergia nele?
    E a tal sindrome de Barré que falam que essas vacinas provocam no sistema nervoso.Estou em panico.

  31. Xandrao disse:

    Olá!
    Eu ainda acho cedo para essa vacinação em massa!
    Acho que não existe muita segurança nessas vacinas uma vez que cada laboratório a produz de forma diferente!
    Se pessoas nos USA tomaram a vacina primeiro e vão bem ok. Agora será que pra futuro eles não terão nenhuma (Reação) estariam talvez propicios a desenvolveram cancer talvez?
    Não sou médico mais tb não sou burro portanto estou pesquisando e adquirindo amis informações a respeito desta vacina!
    Mais meu parecer agora é não tomo a vacina!

  32. marcelli disse:

    Oi, a vacina h1n1 oferecida pelo governo p gestantes é a mesma p tdas as pessoas? Me disseram q p gestantes é mais fraca...

  33. jeremias disse:

    Tenho dois filhos um de 6 meses e outro de 3 anos.Minha esposa está receosa em vaciná-los pois ouviu dizer que essa vacina pode causar paralisia a curto,medio ou a longo prazo.Gostaria de saber se isso é verdade.Andei pesquisando na net e vi que realmente houve alguns casos nos EUA.Agora tbm estou em dúvida se devo ou não vacinar meus filhos.

  34. elianadaconceicaocotia gomes disse:

    gostaria de saber , quando será a vacina para criancas de 3anos a cima?

  35. Ana Beatriz disse:

    Boa noite, eu tenho 14 anos e tive a gripe suina (influenza A H1N1)De acordo com o calendário de vacinas eu nao posso tomar, mas nunca ouvi ninguém falar sobre quem teve a gripe mesmo nao estando enquadrado no 'quadro de risco' tem direito a vacina.E outra duvida, eu posso ter a gripe suina novamente?
    Se puder me mande a rsposta por e-mail.
    Obrigada.

  36. amelia melo disse:

    gostaria de saber por que os professores estão fora da capanha da vacina H1N1? por que?

  37. Karl disse:

    Que professores, Amélia? Os meus estão totalmente engajados. Se vc se refere aos da rede pública, afirmo que há muita desinformação (inclusive entre os médicos) e numa hora como essa é melhor ficar calado que falar besteira.
    Vejam o novo post http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/e_tome_vacina.php

  38. Aline Pavin disse:

    Olá Bom Dia, Meu Nome e Aline gostaria que vcs pudessem esclarecer para mim tambem uma duvida, tambem estou com medo de tomar a vacina h1n1 tenho hipertenção Pulmonar tenho medo de ter algum aumento na pressão pulmonar ou aumentar a frequencia cardiaca será que corro algum risco ?????
    Desde ja agradeço

  39. Cristiane disse:

    Gostaria de um esclarecimento.... vou vacinar o meu filho de 1 ano e 3 meses contra h1n1.... enfim gostaria tbem de vacina-lo contra a gripe comum ....
    Isso Pode ?
    Quando?

  40. larissa regla disse:

    ola! tenho uma certa preocupação meus 2 filhos tem problema respiratórios, só que 1 quando pequeno era muito alérgico e o levei no alergologista e ele fez os testes e deu que ele é alergico ao ovo, pois bem, só que passou-se vários anos agora ele está com 16 anos e ele adora ovo e ele sente de vez em quando coceiras principalmente nas pernas, pois bem a pergunta é ele pode tomar a vacína h1n1

  41. Luciana disse:

    Já encaminhei estas perguntas para vários sites, mas ninguém respondeu até agora. Estou pesquisando para poder fazer uma boa escolha da vacina que aplicarei no meu filho, visto que ele está fora da população que será beneficiada. Não consegui muitos dados na internet e, como sou leiga, gostaria de pedir alguns esclarecimentos. Quais são os efeitos do esqualeno, usado como adjuvante, no desenvolvimento das crianças? Qual é o limite de tiomersal e de esqualeno, em microgramas/kg/dia, que é tolerado por crianças? Aqui já foi falado que a vacina contém entre 1,25-25 μg de mercúrio por dose, que corresponderiam a 1/4 da ingestão máxima diária para uma pessoa de 60 kg. Os valores de 1,25 a 25 representam um intervalo considerável, qual é o limite afinal? 1,25 ou 25 microgramas?
    Por que a vacina da gripe comum não serve para a gripe A, se na composição de algumas delas da temporada de 2009 já consta, conforme bula, a utilização de uma cepa equivalente a "A/Brisbane/59/2007(H1N1)", conforme bula da vacina (ver em http://www.sanofipasteur.com.br/sanofi-pasteur2/sp-media/AVPI_BR/PT/81/908/Vaxigrip%20multidose.pdf)? Significa que era um vírus A/H1N1 de 2007, não é?
    Na composição da vacina da gripe sazonal, o vírus do tipo A H1N1 já está presente desde pelo menos o ano de 2000, conforme http://www.vacinas.org.br/Beecham02.htm e http://www.doctoralia.com.br/medicamento/fluarix-14088 Afinal é realmente um vírus novo?
    Porque a vacina monovalente para gripe A não pode ser feita com os mesmos níveis de tiomersal da vacina da gripe sazonal?

  42. Maria Tereza Castro Patente Alves disse:

    Sou portadora da sindrome Esclerose Múltipla. Posso tomar a vacina contra a gripe suína, sem preocupação? Poe favor me informe sobre isso.Estou insegura.

  43. IRENE DAS GRAÇAS disse:

    MEUS NETOS (6 E 13 ANOS) TEEM ASMA E OUTRO BRONQUITE. ELES PODEM TOMAR A VACINA H1N1?

  44. Gláucia Moutinho disse:

    Meu filho tem 1 ano e 9 meses e está muito resfriado, com muita tosse e febril, em torno de 37,3 a 37,5, 37,6. Ele pode ser vacinado nestas condições?

  45. Kassime disse:

    Adorei seu texto, muito esclarecedor, mas tenho algumas dúvidas e talvez vc me ajude. Você saberia me dizer por que existe esta tabela, e nem todas as pessoas estão inclusas nela..por que só algumas? E também o seguinte sou alergica a clara e ovo (albumina), será que se eu tomar a vacina terei reação alérgica?? Obrigada

  46. Karl disse:

    Aline. Converse com seu médico. E tome cuidado com injeções caso você faça uso de medicações anticoagulantes.
    Cristiane. A vacina do governo é monovalente (ou seja, só serve para um tipo de vírus). Em breve deve ser lançada uma vacina que inclui também a gripe sazonal nas clínicas de vacinação.
    Luciana. As doses de timerosal são muito baixas e seguras. Para entender os vírus recomendo o site http://scienceblogs.com.br/rainha e para entender mais sobre o escaleno o site http://scienceblogs.com.br/brontossauros . Algumas de suas dúvidas estão no novo post.
    Larissa e Kassime. A alergia a ovo está no post novo. Ver http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/e_tome_vacina.php
    Maria Tereza. A vacina é segura também em pacientes imunossuprimidos.
    Dona Irene. Podem, sim.

  47. helenice disse:

    quero saber porque crianças com idade de 5 á 6 nos não toma a vacina?Por favor responde.

  48. tati disse:

    Olá minha filha tem alergia a clara do ovo, quero saber se ela pode tomar a vacina e qual a reação de quem tem alergia a ovo caso tenha tomado a vacina h1n1. obrigada

  49. jane disse:

    VEJAM SITES E ORGANIZAÇÕES SOBRE AUTISMO; PROCUREM ESTUDOS CIENTIFICOS NA INTERNET SOBRE TIMEROSAL. ELE FOI RETIRADO DO MERCADO PQ É TÓXICO, E NAO PQ NAO FUNCIONA MAIS.
    SE NAO FUNCIONASSE NAO SERIA UTILIZADO EM VACINA COMO CONSERVANTE.
    ESTUDOS CIENTIFICOS, ARTIGOS, E NAO QUALQUER SITE QUE APARECE NO GOOGLE.

  50. marlise disse:

    ola, tomei ontem a vacina H1N1, por recomendaçao da minha Obstetra, ela me disse que era importante e me avisou que efeitos colaterais como febre baiza, dores no corpo enfim sintomas de uma gripe comum podem aparecer mas são passageiros, não fiquei preocupada por fazer mas hoje recebi um email dizendo pra não tomar a vacina pesquisei em varios sites e gostei muito do seu texto, muito esclarecedor. agora o que eu tenho pensado é que não sei qual a dose que tomei, se com timerosal* ( esqueci como escreve) ou sem. na minha carteira de vacina diz labor: pasteur. vc sabe qual é ?

  51. Karl disse:

    Jane. Você é um exemplo triste do que temos falado. Infelizmente, pessoas como vc influenciam outras de forma negativa, retrógrada e obscurantista. Seus argumentos são falaciosos e alarmistas. Coloquei vários "estudos científicos" nos posts, basta que vc os leia. Os antissépticos a base de mercúrio estão sendo progressivamente retirados do mercado por questões ambientais, mas funcionam sim. O mercúrio é tóxico mesmo, entretanto, a dose de mercúrio nas vacinas é extremamente baixa. Como já foi apontado no Rainha Vermelha http://scienceblogs.com.br/rainha/2010/03/vacine-se_e_convenca_outros_a.php uma porção de cação tem mais mercúrio que a vacina (objeto de tese). Sua desinformação é tamanha que não viu as publicações sobre a relação do autismo com a vacina serem totalmente desmontadas. Se vc tivesse realmente interesse pelo assunto, iria persegui-lo na internet e já saberia disso. Por favor, tenha a paciência de ler todas as referências abaixo (que por acaso, estão também no Google);
    - RNAm; http://scienceblogs.com.br/rnam/2010/03/temos_um_novo_record_e.php
    - No Terra de 13/03/2010: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4318342-EI8147,00.html
    - Um estudo japonês: http://www.japao.org.br/modules/news/print.php?storyid=46
    - Swissinfo: http://www.swissinfo.ch/por/internacional/Corte_dos_EUA_rejeita_ligacao_entre_vacina_e_autismo.html?cid=8476370
    - No Estadão de 03/02/10: "A revista médica britânica The Lancet anunciou ontem que retirou de seu arquivo público um polêmico artigo publicado em 1998 que relacionava a vacina tríplice viral - contra sarampo, caxumba e rubéola - ao desenvolvimento de autismo e doenças intestinais." O resultado dessa palhaçada foi o aumento enorme da incidência de sarampo no Reino Unido e a morte de várias crianças inocentes. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100203/not_imp505476,0.php
    Espero que você tenha a decência de ler essa resposta e enviá-la a todos que vc "envenenou" com o desserviço de seu comentário.
    Marlise. Você tomou a vacina com uma seringa em dose única ou o técnico aspirou-a de um frasco? O timerosal só está nos frascos.

  52. claudia zambrana disse:

    Olá
    tenho algumas dúvidas.Eu li que a vacina que os profissionais da saúde estão tomando,é diferente da que será fornecida a população.Isso é verdade?E no meu caso,eu estou amamentando,e estou tendo problemas de anemia,inclusive tomo vitaminas,eu posso tomar a vacina com adjuvante?Agradeço desde já.

  53. Rewling disse:

    Olá. sou portadora de diabetes tipo 1. por isso, tomei hoje a vacina H1N1. Acho importante a vacinação. Até agora nao apresentei qualquer sintoma, apenas uma dor no local de aplicação (sensação de inchaço). Como é uma reação já prevista, inclusive mencionada no proprio site da campanha, estou tranquila. Caso tenha alguma outra reação, vou postar aqui.
    Ah, alias. Adorei!!! Mt esclarecedor esse blog, em especial à a vacinação H1N1. É bom saber que pessoas esclarecidas preocupam-se em manter outros informados com dados cientificos.
    Att, Rewling.

  54. Daniele disse:

    Boa noite. Primeiramente, gostaria de dizer que seu texto foi excelente e muito esclarecedor. De qualquer forma, estou em dúvida sobre tomar a vacina e dá-la ao meu filho de 5 anos. Não por ter recebido algum tipo de e-mail até mesmo porque não levo a sério tais spams, mas simplesmente por dois fatores: 1) Uma prima trabalha no setor de qualidade da Fiocruz e me informou que não foi feito o teste de qualidade nesta vacina no Brasil e 2)Nunca havia ficado gripada (apenas resfriados leves), porém, no único ano que tomei a vacina da gripe comum tive uma gripe muito forte alguns dias depois com febre alta, dores no corpo, na garganta, tosse e dor no peito. Assim, ainda estou avaliando se irei tomá-la. De qualquer forma, caso a tome, prefiro que seja sem adjuvantes e sem mercúrio. Você saberia informar aonde posso conseguí-la (médico particular, clínicas de vacinação, ...) ainda que tenha que pagar por ela? Obrigada.

  55. Vivian disse:

    EXCELENTES INFORMAÇÕES! O QUE NOS TRANQUILIZA E NOS FAZ ACREDITAR NO SER HUMANO. PARABÉNS E MUITO OBRIGADA!

  56. Ramalho Muniz disse:

    Ouví dizer que o governo blindou os laboratórios. Caso ha ja uma reação que possa levar a óbito uma pessoa, a família não será indenizada.Isso é verdade ou especulação, ou boato?. Fala-se também que as pessoas que morreram acometidas com a gripe suína eram portadoras de outras enfermidades e assim o organismo já estava debilitado,somatizando e isso levou-as a óbito.Se diz que o governo brasileiro sendo signatário com outors países a ONU, é obrigado a vacinar a população, mesmo não concordando com a imposição dos E.U.A e suas empresas que fazem um lobby pesado dentro da ONU. O que é verdadeiro ou especulação? As autoridades de saúde brasileiras estão devendo um esclarecimento em rede à população. Se há uma grande insegurança no meio acadêmico e o que dizer entre os leigos?

  57. meu filho tomou a vacina terça-feira mais o local aonde foi aplicada a vacina que foi na perna esquerda ficou muito inchada ele tem 1 ano e 6 meses estou fazendo compressa com aguá quente mesmo assim ele está reclamando e ficou muito dolorido o local fora a febre que deu nele é normal

  58. Katy Prado disse:

    tem que passar quanto tempo sem tomar bebida alcolica após a vacina da Gripe Suína? estou preoculpda, meu marido adora tomar uma cervejinha..obrigada desde já!!

  59. Karl disse:

    Cláudia. A vacina pode ser de fornecedores diferentes. O governo comprou de 3 tipos. Pode tomar a vacina.
    Muito obrigado, Rewling e Vivian. Sejam bem-vindas.
    Daniele. As vacinas em breve (não sei quando) estarão disponíveis em clínicas de vacinação.
    Ramalho Muniz. A vacina é opcional. O resto é "via(da)gem". Esquece isso, rapá.
    Lilian. Leva o menino no pediatra, criatura.
    Katy Prado. Fala pro seu marido que vc leu num blog que um médico disse que nunca mais ele vai poder tomar cerveja depois dessa vacina e assim vc resolve dois problemas de uma só vez, ; )

  60. Carmen disse:

    A quem possa ajudar-me:
    Estou com receio em vacinar minha filha que tem síndrome de down, cardiopata (muito lábil, alérgica a penicilina,etc) então busquei informações e informei-me que existem vários tipos de vacinas para H1N1 e então para ela é a A vacina Butantan-Sanofi Pasteur que não tem os compostos?Obrigada

  61. Tenho 39 anos e hepatite C cronica, estou no grupo de doenças cronicas, porém tenho um filho que é portador de elevações das transaminases por conta de tratamento para epilepcia, ele pode tomar esta vacina? tem 16 anos e faz uso de carbamazepina e depakene.
    tenho uma filha de 6 anos sem problemas de saude a vacina para ela é diferenciada?
    ps: sou alergica a IODO, ASS, PENICILINA, DICLOFENACO, PLASIL, E VARIOS OUTROS MEDICAMENTOS, será que estou realmente indicada para tomar a vacina?
    obrigada

  62. Fabiana Oliveira Santos disse:

    A qui na Bahia onde moro as vacinas foram liberadas para crianças de 6 meses até 3anos se não me engano.Tamém foi anunciado no jornal que as pessoas que sofrem de rinite alergia,têm que ser vacinado.Gostaria que me esclarecesse.
    Desde de já obrigado.

  63. Caludia Da Silva Guimarães disse:

    Oi meu filho tem 2 anos e 8 meses e ele tem bronquite,ontém dia 25/03 o levei no posto para tomar a vacina H1N1,e a enfermeira disse que ele só poderia tomar se tivesse tomando algum tipo de medicação,eu queria saber o porque disso?E se faz mal toma-la se não estiver usando algum tipo de medicação para a bronquite,desde já fico grata,abraços.

  64. Maria silva disse:

    Tomei a vacina h1n1 junto com a antitetanica na terça feira, faz 3 dias, posso tomar cerveja hj no caso? ou se não quanto tempo tenho que aguardar?
    ob: me senti mal mas acho que foi reações da antitetanica,tive mais arritmias, que ja tenho mesmo.

  65. fabio silva disse:

    gostaria de saber se há algum efeito colateral para gestantes e crianças que tomarem a vacina h1n1 com adjuvante por engano do profissional mesmo que as doses estejam corretas?

  66. Cláudia disse:

    Boa tarde
    Agradeço pelos esclarecimentos,na quarta feira vacinei meus dois filhos.A minha filha que tem bronquite cronica de 04 anos,não teve reação nenhuma,inclusive ela tomou a vacina com adjuvante.O meu filho de 01 ano,teve uma queda de pressão após algumas horas da vacina e no outro dia ,ele amanheceu bem gripadinho.Já o levei ao médico e está sendo medicado.Minha dúvida é que eu e meu esposo ainda não nos vacinamos.Pelo motivo do meu filho ter tomado a vacina e logo ter ficado gripado,quer dizer que ele pode passar Gripe A para eu e meu esposo?Pois ,por ele ser pequeno,espirra em cima de mim o tempo todo.E Essa semana eu até deveria ter tomado a vacina,porém estou tendo tosse alergica tem 10 dias,então vou esperar a proxima etapa para estar tomando.Vc pdoeria por favor me tirar essa dúvida,estou muito preocupada.Agradeço.
    Cláudia Zambrana

  67. Ministério da Saúde disse:

    Cara Luciana,
    A quantidade de mercúrio que tem nessa vacina, como em muitas outras vacinas, é muito pequena e considerada não prejudicial à saúde das pessoas. A concentração de mercúrio é de 25 microgramas por dose de 0,5ml e é usada para evitar crescimento de fungos ou bactérias. O esqualeno não traz prejuízos à saúde. A vacina é nova. Ela é feita a partir de um vírus novo o H1N1. Importante ressaltar que a cada ano a vacina contra a influenza sazonal muda pois ela é feita de acordo com os tipos dos vírus que mais circulam no mundo. A superdosagem da vacina também pode fazer mal.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  68. joano disse:

    posso ingerir bebida alcoolica depois de vacinado , e fumar cigarro ?

  69. Marcelo Victor disse:

    Tomei a vacina no sábado por volta das 15:00 no domingo por volta das 19:00 tomei bebida alcolica sera que a vaacina vai fazer efeito?

  70. Isa disse:

    tomei bebida alcólica após 24:hs de vacinação tem algum problema?

  71. fabio silva disse:

    criança de 6m a 2anos que tomou a vacina com adjuvante,porém no volume de o,25ml vai receber a 2 dose da vacina com adjuvante ou sem adjuvante?

  72. Roberta disse:

    Bom dia,
    Minha filha tomou a vacina, e gostaria de saber em caso de febre o que dar à ela??Me disseram que paracetamol cortaria o efeito da vacina, é verdade, então com o que poderia conter a febre....

  73. Kaká disse:

    Olá!
    Quais os cuidados que devo ter após fazer a vacina? Bebidas alcóolicas cortam o efeito?
    Obrigada!

  74. DOUGLAS SILVA disse:

    MINHA FILHINHA DE 2 ANOS E 3 MESES POR TER BRONQUITE TOMOU A VACINA H1N1 NO DIA NÃO TEVE NENHUM SINTOMA MAS NO DIA SEGUINTE DEU FEBRE DE 38º E O SEU PULMAO ESTA CHIANDO, SERA QUE ELA ESTAVA COM A IMUNIDADE BAIXA E PEGOU A GRIPE? SOU LEIGO NESTE ASSUNTO E ESTOU ASSUSTADO PORQUE TENHO MEDO DE ACONTECER ALGO COM MINHA FILHA.

  75. Karl disse:

    @Carmen. Pode vacinar sua filha com Sind. Down. Não contraindicações formais para isso.
    @Cinara. Tanto a hepatite C como epilepsia não são contraindicações formais para a vacina.
    @Fabiana. Rinite alérgica não é considerada doença crônica, apesar de sintomática e de favorecer os resfriados, porque não aumenta os riscos de uma eventual gripe. Na dúvida, acho sempre bom consultar seu médico.
    @Cláudia. Acho que a enfermeira quis dizer que deveríamos enquadrar seu filho nas doenças crônicas (asma/bronquite é uma delas). Se a doença do seu filho é leve, talvez ele realmente não se enquadre nesse grupo de pacientes. Eu consultaria o pediatra dele. Só ele pode dizer o quão importante é a bronquite dele e se vale ou não a pena vacinar-lo.
    @Fábio. A vacina é bem segura. Tanto faz, tomar com ou sem adjuvante. Fique tranquilo.
    @Cláudia Zambrana e Douglas Silva. Seuss filho podem ter tido uma gripe vacinal, que é raro, mas um quadro descrito. É bem benigno e passa rápido. Vc já vacinou as crianças, porque não se vacinar também?
    @Maria, Joano, Marcelo, Isa, Fábio Silva. Pelamordedeus!!! Bebida alcoólica e cigarro não devem ser usados NUNCA! A vacina não muda isso.
    @Roberta. Não tem nenhuma contraindicação do uso do paracetamol, mas é sempre bom consultar seu médico.
    Não se esqueçam de ver o novo post. Aqui http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/e_tome_vacina.php

  76. Priscilla Araujo da Silva disse:

    Tomei a vacina h1n1 com adjuvante e depois fiquei sabendo que deveria ter tomado a sem, mais lá no posto me mostraram um papel do ministerio dizendo que era para tomar sem adjuvante mais que se nao tiver, pode tomar a outra.
    Mais estou com medo pois estou de 15 semanas, 3 meses e esta dizendo que gravida no 1º trimestre nao pode tomar essa vacina com adjuvante, e agora, pode acontecer alguma coisa com meu bebe?
    Por favor, estou muito preocupada, me ajudem.
    Priscilla

  77. eleonor disse:

    Tenho linfoma não hodgkin e estou em tratamento gostaria de saber se me enquadro nesta etapa de vacinação gratuita de doentes cronicos e o que preciso fazer para que seja vacinada no posto de saúde municipal. Aguardo sua resposta e desde já obrigada .

  78. Veridiane disse:

    Olá. Hoje recebi um email dizendo que não era para o pessoal tomar a vacina, pois ela produzia efeitos colaterais (pode provocar uma doença neurológica grave, a síndrome Guillain-Barré, que causa paralisia, insuficiência respiratória e pode levar à morte.) e que foi testada na República Tcheca um lote que continha o vírus vivo (o que matou todas as cobaias testadas com a vacina). Fiquei horrorizada, pois já tinha alguns receios sobre a vacinação.

  79. luiz fernando disse:

    as crianças de idade de 4 anos, poden ser vacinadas.
    Nos posto de saude tem á vacina h1n1 paras elas ou não.

  80. erlani disse:

    boa tarde, gostei dos esclarecimento, mais ainda tenho duvida em relaçao a sindrome de down.tengo um filho portador da sindromen e ele tem a imunidade bem baixa posso vacina-lo com a vacina h1n1 ele tem 10 anos.

  81. gabriela izabel pereira da silva almeida disse:

    sou portadora do virus da hepatite c ,tenho muito medo de tomar a vacina e sei la acordar esse virus que graças a Deeus esta dormindo me mande um help
    e se eu desidir tomar aonde posso encontrar a vacina

  82. Josi disse:

    Olá!
    Há alguns anos tomei, no mesmo dia, as doses de vacinas contra a febre amarela, anti-tetânica e a tríplice viral e após 3 dias da aplicação tive uma forte reação com dores musculares, dor de cabeça e muito tremor (de não conseguir controlar o maxilar), fui parar no hospital e cheguei até desmaiar!
    Os médicos de plantão não souberam afirmar se havia sido por causa da vacina ou não, mas também não havia mais nenhum motivo para tal reação. Não me informaram com o quê fui medicada, e estava tão mal que também não perguntei...
    Bem, hoje estou gestante (13 semanas) e estou na dúvida se posso ou não tomar a vacina da H1N1. O meu receio está em ser alérgica a algum componente dela que também estivesse presente nas vacinas que me causaram reação.
    Você saberia me dizer se há componentes em comum entre as vacinas citadas e a vacina da H1N1?

  83. dayane pereira santos disse:

    a criança que tomou 0,5 ml o que pode da H1N1 gsk pode aconteçer alguma coisa com as criança.

  84. CLÁUDIA disse:

    Gostaria de saber a diferença dos efeitos colaterais de uma vacina com adjuvante e sem adjuvante.obrigada.

  85. Cristiano Luiz Ferreira Gomes disse:

    Meu sobrinho tomou se vacinou contra a gripe H1N1 + tripici viral. Gostaria de saber as reações adversas que ele pode ter(tem apenas 06 meses)com a mistura das duas vacina. Por gantileza gostaria de uma resposta o mas rapido possível, agradeço.
    PS: Eu ainda não me vacinei por ser alergico a certos medicamentos ou substancias(Cataflam e Iodo), isso pode acarretar em algo?
    Cristiano Luiz

  86. Glaucus C. disse:

    Ola pessoal ontem tomei a vacina,mas hoje abri meu e-mail e estava la um e-mail que recebi para não tomar a vacina porque era prejudicial e tambem li sobre ela em alguns sites que na hora cheguei a me arrepender de ter tomado, pois dizia que causava doenças graves, coisa que não quero nem se quer sitar os nomes...e gostaria de saber se realmente causa alguma coisa em curto ou a longo prazo..??

  87. Ministério da Saúde disse:

    Cara Chloe,
    O Ministério da Saúde adquiriu as doses de três laboratórios: Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria como Instituto Butantan) e Novartis. Esses laboratórios são fornecedores de vacinas para todos os países. As pessoas que estiverem fora do grupo a ser imunizado pelo Ministério da Saúde poderão se vacinar em clínicas particulares. Porém, existe uma escassez do produto no mercado, por causa da grande demanda mundial e por causa do tempo em que a mesma demora para ser produzida. Então, a recomendação é que você entre em contato com as clínicas particulares e saiba se as mesmas terão disponibilidade do produto.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  88. Tay disse:

    To tomando a vacina contra epatite C...irei tomar a ultima doze agora dia 05 de Abril. Posso tomar tambem sem problema nenhum a vacina contra a influenza A H1N1?

  89. renata disse:

    minha filha tomou a vacina hoje pela manhã ,e tambem tomou a de pneumonia esta tendo febre com que devo madicar

  90. Lucyanee disse:

    Olá, gostei muito de todas as explicações! Hj resolvi que não vou dar pelo menos por enquanto a vacina na minha filha que esta completando 1 ano hoje, faz 3 semanas que ela começou com uma Alergia (urticária) pelo corpo manchas avermelhadas mais nos braços pernas e um pouco na barriga e no rosto as manchas tem vão e vem tomou hixizine e acho q teve reação com algum componente pois alem de não diminuir as manchas derramou um pouco nela e pele ficou manchada, então não dei mais o remédio e a levei no PS e deram um corticóide e ela ficou 1 dia sem manchas totalmente mas acordou toda manchada de novo, consegui um horario com alergista (obs. especialidade médica com poucos profissionais) ela passou alegra e predinisolona(corticoide) esse ultimo parei faz 2 dias e continua com o alegra como inda não sabemos do que ela tem alergia estamos com medo de dar a vacina agora as manchas estão aparecendo em menos quantidade, ovo ela comia antes e não tinha nada agora como cotamos tudo de conservantes, corantes e ate ovo não sei o que faço???? Acha que devo esperar sumir todas as urticárias para dar a vacina? Será que devo dar essa vacina??? S[p sei que hj não vou dar a vacina tenho muito medo de acontecer aluma reação e perde-la por qualquer motivo... na verdade esse é o maior medo de todas as Mães temos que tomar decisões por eles que são tão pequenininhos!!

  91. Claudiana disse:

    Sera que vc pode esclarecer uma duvida? O que pode acontecer se uma crianca menor de 2 anos tomar apenas a primeira dose da vacina H1N1? Obrigada.

  92. Marcia disse:

    Qual a diferença entre as vacinas contra o H1N1 produzidas pelos laboratórios Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria como Instituto Butantan) e Novartis? E qual delas foi administrada nesta promeira fase da vacinação,entre os dias 22/03/2010 e 02/05/2010? E por fim: faz alguma diferença na imunização para mim, com 49 anos, e meu filho, com 11 anos, pois somos portadores de asma brônquica?
    Atenciosamente,
    Marcia.

  93. Luciaan disse:

    Gostaria de saber se a vacina para a H1N1 transparente é a do Butantan e a leitosa é de qual laboratório?
    A minha filha de 6 tomou a transparente e a de 12 anos tomou a leitosa...

  94. luciana disse:

    sou portadora de esclerose multipla tomo injeções semanais de betainterferona Avonex .posso tomar vacina h1n1?

  95. cris disse:

    Meu filho de um ano e meio, tomou a vacina contra a gripe h1n1
    e da qui 30 dias tomará a 2 dose, e Gente fiquem tranquilos, pois não teve reaçao nenhuma.... todos nós devemos nós proteger e á nossos filhos,é melhor uma raçãozinha do que morrer,
    porq! essa gripe mata e rapido.

  96. Esmeralda Ferreira Moura disse:

    Gostaria de saber se no componente da vacina, tem iodo.

  97. Rosana disse:

    Gostaria de saber qual a dose certa para crianças de 4 anos (0,25 ou 0,5)?? e caso seja 0,5, se deve ser repetida após 30 dias???? Obrigada.

  98. Carla disse:

    Meu marido possui asma e tomou então a vacina contra o vírus
    H1N1. No mesmo dia, à noite, começou a sentir coceiras pelo corpo: axilas, virilha, braços e pés. Agora, após dois dias, passou a sentir coceira também no couro cabeludo. Isso pode ser uma reação da vacina?

  99. wagner disse:

    minha vó tem 80 anos ai ela vai toma a vacina pra gripe normal e a h1n1 mais a algum problema tomar a duas ?

  100. Karl disse:

    Pessoal, muitas perguntas já foram respondidas nos últimos posts. Ver
    Esse: http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/e_tome_vacina.php
    E esse: http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/nota_do_ministerio_da_saude_so.php
    Qualquer dúvida, pode perguntar. Obrigado.

  101. Sibele disse:

    Parabéns, Karl! Esse post vai ficar para a história! 🙂

  102. Eunice Grando disse:

    Por que alguns laboratórios recomendam que sejam aplicadas doses de 0,5ml em crianças de 4 a 9 anos e outros recomendam o,25ml? A eficácia é a mesma?Sendo assim essas crianças tomarão o dobro da dosagem adulta (0,5)? Isso não é perigoso/

  103. Aline disse:

    Oi, eu gostaria de tirar uma dúvida, tomei a vacina contra influenza h1n1 e no mesmo dia ingeri bebida alcoolica, gostaria de saber se a bebida alccolica corta o efeito da vacina.

  104. karla ribeiro disse:

    meu filho tem 2 e 4 meses ele tem bronquite asmatica gostaria de saber c ele deve e pode tomar esse injecao
    obrigada

  105. Tais disse:

    Estou gestante de 27 semanas e tomei a vacina no ultimo dia 25/03 agora estou com uma forte gripe, com dores pelo corpo, febre e muita tosse, isso pode ser efeito da vacina epode ter algum dano para o nenem? Quais as medidas a serem tomadas?

  106. Fabiana disse:

    Gostaria de saber se quem estiver resfriado ou gripado poderá tomar a vacina.

  107. Ana Kirchoff disse:

    É verdade que ela tem relacao com a SGB?????????? Sindrome de Guilan Barre ??????
    Eu em vacinei , tenho 35 aos e ainda consegui vacnar minhas filhas de 2 anos e 5 anos .
    como ouvi falar disso , estou com medo de dar a II dose nas meninas . Elas tomaram a do Butantan .
    Agradecida
    Ana

  108. roberta conrad disse:

    Eu tomei a vacina AFLPA 444AA essa é a certa?

  109. Marcos carlos disse:

    eu estava com todos os sintomas da gripe comun a convencional...e mesmo assim fui vacinado contra a nova gripe h1n1....existe algun risco ? gostaria que alguem me falase ...abraços a todos...

  110. ingrid disse:

    eu tenho 18 anos,e tenho a bronquite alergica desde pequena ,com 4 anos tive pneumonia,estou incluida nas doenças cronicas ?Obgd 😉

  111. TEREZINHA SANTOS disse:

    BOA NOITE! GOSTARIA DE FAZER UMA RECLAMAÇÃO AO GOVERNO FEDERAL E AS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE. POR QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR NÃO TERÃO DIREITO A VACINA? COMO PODEM FALAR Q NÃO SÃO GRUPOS DE RISCO? ENTÃO PQ O ANO PASSADO AS AULAS FORAM ATÉ SUSPENSAS? SE PAGAMOS IMPOSTOS TÃO ALTOS A VACINAÇÃO TERIA Q SER UM DIREITO DE TODOS INDEPENDENTES DE IDADE! ACHO Q OS ESTUDANTES É Q SÃO UM GRUPO DE RISCO JÁ Q FICAM GRANDE PARTE DE SEU TEMPO EM SALAS DE AULAS COM AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS!
    VACINAÇÃO UM DIREITO DE TODOS!

  112. Giselle Leal disse:

    Boa noite...Estou preocupada em tomar essa vacina...sou alergica a mercurio e merthiolate desde pequena (hj tenho 33 anos)...e gostaria de saber se todas as vacinas dos laboratorios que o governo brasileiro esta utilizando todas possuem o tal "timerosal"...e fico com medo de não tomar a vacina! O que faço? Preciso de uma "luz"...Obrigada

  113. wiliam pereira de moraes disse:

    na vacina cotem algum tipo de sangue humano ou animal, fraçoes de sangue como plasma globulos vermelhos ou brancos e plaquetas?

  114. Michel Gomes Santos disse:

    Minha esposa(29 anos) tomou a vacina,e esta com vários efeitos colaterais.Dores de cabeça,calafrios,dores no corpo.Ela pode tomar algum tipo de medicação para aliviar esses sintomas?

  115. priscila disse:

    tomei a vacina h1n1 mais bebi cerveja sera q corta o efeito?

  116. emanuele disse:

    EU TENHO URTICARIA CRONICA,FAZ 2 ANOS QUE DESCOBRI,E GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO TOMAR A VACINA DA GRIPE H1N1 ?

  117. ronaldo disse:

    tomei a vacina contar o vírus h1n1,posso tomar bebidas alcoolicas?

  118. João Betegal disse:

    Quais os componentes químicos de cada uma das vacinas contra a gripe H1N1?

  119. João Betegal disse:

    Tenho psoríase, posso tomar qualquer uma das vacinas contra a gripe H1N1, sem risco de ter reações na pele?

  120. debora almeida disse:

    Quem ja teve problemas com a saumonela presente no ovo pode tomar a vacina? Já tive intoxicação.Obrigada

  121. elvira g.r.t.silva disse:

    meu filho é epiletico e toma carbamapezina 1.200 por dia e topitamato 450. tem algum problema em tomar a dose de uma só vêz, ele tem 23anos e tem crises quaze que diariamente.
    se puder me responder serei muito grata.

  122. Thais disse:

    olá!! gostaria de saber por que bebês de 0 a 6 meses não podem tomar a vacina?

  123. lu_direito disse:

    Gostaria de saber se há alguma contra indicação a quem está amamentando para tomar essa vacina, tive minha filha no dia 19, ainda não estava disponível a vacina para gestantes, assim fiquei sem tomá-la, no período de gestantes não diz nada quanto a quem está amamentando se está ou não liberado também para quem está amamentando, entretanto, tenho 22 anos e me enquadro agora no pessoal que está liberado a vacina, mas como estou amamentando estou com receio de interferir na amamentação e/ou produção do leite!! Aguardo resposta, acredito que muitas mães também estejam com essa dúvida!!!

  124. Regina Celia disse:

    Bom dia!!! Dei a vacina para minha filha de seis meses e ela, depois de tres dias ficou gripada com febre e pontos vermelhos na testa. O pessoal do posto informou que a reação alergica so apareceria depois de 10 dias da vacina, isso pelo que li não é verdade!? E agora devo dar a segunda dose??? Estou preocupada que a reação seja maior do que a primeira!!!

  125. e verdade que com esta vacina as mulheres estão propicias a ñ engravidar mais ?
    valew

  126. liliane disse:

    Olá tomei a vacina hoje e estou com medo dos efeitos colaterias!sou muito fraca pezo 48 kilos e naum kero ficar doente!porque sempre que pego gripe me derruba!posso tomar um Remedinho pra gripe ( Apracur)por ex!me responda!porfavor..Quais efeitos e se posso tomar um anti gripal...obrigado

  127. Iris disse:

    Oi karl, hj tomei a vacina da gripe A, estou grávida e havia antes me informado que deveria tomar a sem adjuvantes. No posto perguntei e a moças que aplicaram me informaram que só existe 1 tipo e que a vacina que eu iria tomar é tb pras grávidas. Entendi que não estão fazendo distinção de sem ou com adjuvantes, acredito ter tomado a com adjuvantes e fiquei muito preocupada, a única informação que elas me deram é que a vacina é do laboratório Pasteur. Vc tem a informação de existir vacina sem adjuvantes desse laboratório e se estão distribuindo nos postos? Tive a nítida impressão através do posto que o Governo não está dando a menor importância para isso. Não achei nada relacionado nos seus tópicos nesse sentido.

  128. MARIA CRISTINA CARLOS LEITE disse:

    Boa noite, tenho um filho com sete ano, gostaria de saber se ele pode ou não tomar a vacina H1N1? Se ele poder tomar qual a dose certa, se é a de adulto ou de criança?
    Estou muito aflita, gostaria de imunizar ele!!!

  129. Rosiley disse:

    Tenho Hepatite C. posso se vacinada com a H1N1?

  130. MARCIO FERREIRA DE ASSIS disse:

    Tenho baixa defesa e tomei ontem a vacina, tive apenas leve dor de cabeça e no corpo mas nas pernas foi bem mais intenso, posso tomar paracetamol se persistir ou aumentar? No meu cartão esta escrito A80CA180A, essa é tranquila?

  131. carla bianca pereira disse:

    tenho 3 filhos que de vez em quando cansao é raro, eles precisam tomar essa vacina ou nao , a idade 3,7,8

  132. luiz disse:

    quanto tempo devo deixar passar após a vacina para tomar uma cerveja?

  133. priscila disse:

    BOA NOITE.
    TOMEI A VACINA HOJE DIA 07 04 2010 E ME FALARAM QUE NÃO POSSO TER RELAÇÃO SEXUAL DURANTE 3 DIAS. MAS SÓ FALARAM DEPOIS DE TER FEITO RELEÇÃO. ESSA HISTORIA EH VERDADEIRA OU EH FALSA?
    SE FOR VERDADE O QUE POSSO FAZER?

  134. MARIA CRISTINA CARLOS LEITE disse:

    Olá!!!
    Estou aqui de novo para pedir q vcs responderem logo minha pergunta sobre meu filho q tem sete anos e q gostaria de imunizar da gripe H1N1...
    Estou aguardando resposta!!!

  135. João Ricardo disse:

    tomei a vacina contar o vírus h1n1,posso tomar bebidas alcoolicas?

  136. magda disse:

    O que é vacina acoplada ?

  137. Back Roger disse:

    Bom Dia!
    Vacinei antes de ontem contra a gripe H1N1 e após dois dias, ainda sinto dor no local onde fui vacinado (braço esquerdo). Eu gostaria de saber se isso é normal, obrigado

  138. Rogerio disse:

    Bom dia
    Após dois dias que me vacinei contra a gripe H1N1, ainda sinto dor no local da vacina (braço esquerdo). Gostaria de saber se isso é normal.
    Obrigado

  139. evanice disse:

    Tomei a vacina H1N1 hj as 10h sábado posso tomar umas cervejinhas???

  140. JOAQUIM disse:

    Não seria mais proveitoso envestir em vitamina D?

  141. jorge marinho disse:

    a vavina das gestantes é a mesma das crianças

  142. julio cesar disse:

    não sei se o sr. viu no you tube várias entrevistas da CNN (ao vivo) , com vários médicos nos eua e inclusive tem um médico que é perguntado se ele daria a vacina em seus filhos ele responde que definitivamente não ,médicos e infermeiros em nova yorque não querem tomar a vacina e estão sendo pressionados pelo governo americano e inclusive ameaçados de perderem o seu empregose não tomarem a vacina , pessoas da àrea de saúde (médicos, enfermeiros etc...)estão fazendo vários protestos em ny. o que vc acha sobre isso tudo?

  143. Karl disse:

    @ Eunice Grando @Ana Kirchoff @Terezinha Santos @Giselle Leal @Priscila @Ronaldo @João Betegal @Thais @Jorge Marinho. Suas respostas estão nos novos posts. http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/e_tome_vacina.php E esse: http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/nota_do_ministerio_da_saude_so.php
    @Aline @Priscila @Ronaldo @Luiz @João Ricardo @Evanice. Não é bom beber álcool, porém, não há dados de que pequenas doses afetem a taxa de imunização da vacina.
    @Karla @Emanuele @João Betegal @Débora Almeida @Rosiley @Carla Bianca Pereira. Pode receber a vacina, mas é bom conversar com o seu pediatra/médico.
    @Taís @Michel Gomes Santos @Liliane @Márcio Ferreira de Assis @Black Roger @Rogério. Calma, que isso passa logo. Pode tomar paracetamol e conversar com seu obstetra/médico.
    @Fabiana. Se estiver com febre e muito sintomática, eu não recomendo tomar. Depois que passar os sintomas, não há problema.
    @Roberta Konrad. Não sei o que significa essa sigla.
    @Marcos Carlos @Ingrid @William Pereira de Morais @Paulo Henrique Lopes @Joaquim. Não.
    @Elvira G. T. R. Silva. Dona Elvira, seu filho pode receber a vacina em dose única. É bom conversar com o neurologista dele para qualquer dúvida, ok?
    @Lu_direito. Boa pergunta, Lu. Pelo que está escrito nas bulas, não há problema em se tomar a vacina amamentando, ok? Ver esse link http://www.h1n1online.com/2010/03/vacina-influenza-ah1n1-usada-no-brasil.html
    @Regina Célia. Você deve procurar um pediatra antes de vacinar seu filho pela segunda vez.
    @Iris. Você tomou a vacina sem adjuvantes. Fique tranquila, não há informação de que os adjuvantes façam mal às grávidas de qualquer forma. Acho que vc tem razão em relação à desinformação.
    @Maria Cristina Carlos Leite. Vc terá que esperar a vacina nas clínicas de imunização. Eu ainda não tive notícia de que a vacina chegou para estas clínicas.
    @Magda. Não sei o que é vacina acoplada. Em que contexto você viu isso? Mande para mim que vou pesquisar, ok?
    Obrigado pelos comentários. Por favor chequem os novos posts na página http://scienceblogs.com.br/eccemedicus.
    Ajudem a difundir os conhecimentos e não spams irresponsáveis.

  144. Karl disse:

    @Júlio Cesar. Vi sim esses vídeos e acho lamentável. Aqui no Brasil, um editorial da Sociedade Brasileira de Diabetes também acha que a vacina é dispensável. Por tudo que escrevi, li, estudei, cheguei a conclusão de que a vacina é segura e deve ser utilizada em larga escala. O inverno se aproxima e quem não tomou a vacina vai ficar morrendo de medo de ter a gripe, como no ano passado. Milhares de pessoas já tomaram a vacina e eu ainda não soube de nenhum efeito colateral importante.

  145. Cris disse:

    Olá! Tenho um sobrinho de 11 meses, ele tomou ontem a vacina contra a gripe suína e está com muita febre, dores no corpo e com manchinhas vermelhas no abdômen. Estamos um pouco preocupados, pois ele tomou duas vacinas ao mesmo tempo. Será que isso pode prejudicar?

  146. MARIA CRISTINA CARLOS LEITE disse:

    No caso ele pode tomar!!Eu so gostaria de saber qual a dose certa para ele. Conversei com um medico na minha cidade ele falou q 90% de ser a dose de adulto.

  147. MARIA CRISTINA CARLOS LEITE disse:

    No caso meu filho q tem sete anos pode tomar a vacina!!Eu so gostaria de saber qual a dose certa para ele. Conversei com um medico na minha cidade ele falou q 90% de ser a dose de adulto.

  148. MARIA CRISTINA CARLOS LEITE disse:

    No coso meu filho q tem sete anos pode tomar a vacina!!!Karl só gostaria de saber qual a dose q ele pode tomar...Conversei com um médico da minha cidade ele falou q tem quase certeza "90%" de ser a de adulto... Só q tem esse quase no meio, por isso q to pesquisando sobre esse assunto.Gostaria q vcs q fazem parte desse site respondese logo minhas duvidas se posível.

  149. fernanda disse:

    ola...gostaria de saber se poderei tomar a vacina...pois tive a gripe H1N1 confirmada......Quem ja teve a doença, poderá tomar a vacina??? preciso de uma resposta rápida, pois esta na hora da minha faixa etaria tomar...
    obrigada
    Aguardo retorno por email..

  150. alice disse:

    POR FALTA DE MAIORES INFORMAÇOES,FOI FEITA EM CRIANÇA DE 2 E 3 ANOS A VACINA DA 1 ETAPA UO SEJA, DOS PROFICIONAIS DA AREA DE SAUDE.AGORA QUERO SABER A 2 DOSE FAZ COM QUAL DOS DIVERSOS TIPOS QUE ESTA DISPONIVEIS? ( A DA 1 ETAPA DO BUTANTAN? A DO GSK COM ADJUNVANTE? E OU SEM ADJUNVANTE? OU COM A DA GESTANTE? DESDE JA AGRADECE A RESPOSTA

  151. Camila disse:

    Gostaria de saber se após o paciente ter tomado a vacina pode-se tomar bebida Alcóolica?

  152. Gabriela Soares disse:

    Li algumas notícias a respeito de uma pesquisa realizada no Canadá, trantando do possível favorecimento de infecções pelo vírus H1N1 às pessoas que foram vacidas contra a gripe sazonal.
    Verdade ou não, penso que em tão pouco tempo de desenvolvimento e estudo da vacina contra o H1N1 não seria possível prever as consequências dessa junto a outros vírus, gripais ou não.

  153. Roseli disse:

    Gente... eu estava desesperada por que essa semana morreu ma menina de 1 ano que havia acabado de tomar a vacina. Ela e a irmã dela gemea, as duas tomaram a vacina, uma ficou internada e a outra morreu, sinceramente estou preocupada por que meu filho tem 2 anos e está na creche e as chances são maiores pois se trata de aglomerações, a minha filha de 8 anos também precisa pois tem problemas respiratorios e diante de tudo isso o que fazer
    A duvida fica... se tomar e acontecer alguma coisa eu não me perdou e se não tomar e acontecer, então não tem saida... desculpe o trocadilho mais se correr o bicho pega e se ficar o bicho come e agora caros colegas... me ajudem

  154. leticia disse:

    queria muito tomar a vacina mais eu tenho alergia a mercurio eu posso tomar ou não?

  155. alessandro disse:

    depois que toma a vacina tem que fica quantos dias se beber bebidas que comtem alcool

  156. Cristina disse:

    Oii, eu tomei a vacina contra a Influenza A (H1N1) ontem e hoje eu consumi bebida alcoolica, tem algum problema?! Me disseram que o alcool corta o efeito da vacina, isso é verdade?

  157. Jéssica Viégas disse:

    Karl Parabéns!! Suas respostas são claras,diretas e inteligentissimas!
    Principalmente as que respondem sobre o ingestão do alcoól após o uso da vacina. Me acabeii de sorrir!!
    Boa Noite!

  158. RHAONE disse:

    Tomei a vacina, a enfermeira me informou que eu poderia sentir febre nos próximos dois dias.
    Porém, senti febre, dores muscalares( incluindo forte dor no pescoço), dor de cabeça, mal estar...
    E aqui na bahia, em minha cidade pra ser mais claro, quase todos que tomam a vacina tão sentindo quase os mesmos sintomas.
    Por que isso? não sei!
    Só sei que estou arrependido de ter tomado de imediato, deveria ter esperado mais algumas semanas ou testes.

  159. suellen de lima disse:

    quanto tempo´após o parto posso tomar a vacina?

  160. andreia disse:

    quais as contra indicaçoes a vacina h1n1?

  161. cristiane disse:

    tomei a vacina há 15 dias e não tive nenhuma reação. meu marido, meu cunhado e meu filho de 12 anos também tomaram em locais diferentes e ninguém sentiu nada. no ano passado a população cobrava do governo a vacinação , e agora muita gente não quer tomar, faz campanha contra, .....Se a vacina imuniza ou não eu não quero pagar prá ver.parabéns pelo blog.

  162. Cris disse:

    Bom dia a todos! Moro no Rio Grande do Norte tenho 20 anos e ja tomei a vacina contra o vírus H1N1, senti por 2 dias apenas dor de cabeça e dor o corpo, assim também aconteceu com alguns amigos de trabalho! Acho muita ignorância da parte daqueles que ficam espalhando boatos negativos sobre a vacina! Realmente são analfabetos no assunto!
    Aconselho que todos Tomem a vacina!
    Tenho certeza que se essa vacina não tivesse sido descoberta todo mundo estava louco para que descobrissem logo para tomarem! Portanto já que fomos contemplados, não custa nada nos dirigirmos a um posto de saúde para nos prevenir!
    Boa sorte a todos!

  163. Luzia disse:

    Minha filha tem 1 ano e 10 meses. Dei a vacina H1N1 nela no dia 31/03 a atendente do posto não me informou sobre uma segunda dose, nem tampouco perguntou a idade da minha filha. Dias depois quando liguei para o mesmo posto para me informar me disseram que crianças até 1 ano estão vacinando em duas doses e crianças de 1 ano até 2 em uma dose. Depois disso estou com medo, sera que tem algum problema minha filha tem tomado a dose toda de vez (ela teve febre de 38,5 por dois dias)? Qual a dose total em ml?

  164. Karl disse:

    Pessoal, tem novo post aqui: http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/04/ingestao_de_alcool_e_vacina_co.php
    @Cris. O problema em se usar duas ou mais vacinas é a superposição de efeitos colaterais. Mas isso em geral, é passageiro. Converse com seu médico sobre quais medicações sintomáticas utilizar.
    @Maria Cristina Carlos Leite. Acho mais recomendado dar a dose de adulto. Mas aguarde a chegada das vacinas nas clínicas para vermos as bulas.
    @Fernanda. Como eu disse, quem teve a gripe suína, não precisa tomar a vacina. Mas é bom ver a sorologia com seu médico.
    @Alice. De preferência a segunda dose deve ser da mesma vacina da primeira dose.
    @Camila. Ver novo post acima.
    @Gabriela Soares. Esse estudo existe mesmo, Gabriela. Saiu na Plos aqui: http://www.plosmedicine.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pmed.1000258
    Mas a conclusão é que pessoas que tomaram vacina contra gripe sazonal tiveram chance maior de serem hospitalizadas, só isso. Além de não afetar a mortalidade há, segundo os autores, várias confusões e viéses que necessitam novos estudos para confirmar esses dados. Vamos lembrar que a vacina em questão é a SAZONAL e que a gripe suína é nova e ainda não a conhecemos tão bem. Na minha opinião, isso em nada contraindica a vacinação atual.
    @Roseli. Não há nenhuma morte até o momento relacionada à vacinação contra a gripe A H1N1.
    @Alessandro, @Letícia, @Cristina, @Andreia. Por favor, vejam os novos posts!
    @Rhaone. Fique tranquilo. Esses efeitos duram pouco.
    @Suellen de Lima. Converse com seu obstetra. Em geral uma ou duas semanas são suficientes, se estiver tudo bem.
    @Jéssica Viégas, @Cristiane e @Cris. Muito obrigado pelos elogios. Entretanto, se vcs puderem ajudar a divulgar essas informações eu ficarei bem mais contente! Valeu.

  165. claudio disse:

    quero saber c apos tomar a vacina e beber bebida alcoolica faz mal ou nao pr vc nao custa responder obrigado

  166. jaqueline disse:

    todos nós sabemos que não devemos ingerir bebida alcoolica,mas quem bebe tem duvidas e gostaria que elas fossem esclarecidas,pois a pessoa pode ter tomado a vacina e de repente esquecer e tomar alcool,ai entendi a pergunta que o pessoal fez se a vacina vai fazer efeito assim mesmo e qt tempo depois de ter tomado a vacina, pode beber.

  167. disse:

    Pode ingerir bebida álcoolica depois que tomar a vacina.

  168. mauro disse:

    quem toma a vacina h1n1..pode fazer uso de bebida alcoçlica no mesmo dia tem alguma reaçao..

  169. Emerson disse:

    Boa tarde,
    Eu tomei a VACINA injetavel e gostaria de saber se posso injerir bebida alcoolica, gostaria tembem de saber o por que da dormencia na região onde foi a aplicada a vacina?
    Obrigado

  170. Maria Elisabeth disse:

    Consegui tirar quase todas as minhas dúvidas através do blog e já repassei para amigos. Parabéns. Só uma coisa não me ficou clara:tomei a vacina hoje e tenho uma festa à noite.Posso tomar bebida alcoólica? Muito obrigada por tudo.

  171. valeria rocha disse:

    como eu poderei saber se a 2ª dose da minha vacina sera igual 'a 1ª dose?? se foi com adjuvante ou nao?qual a diferença que eu nao entendi.obrigada

  172. Manuela Lemos disse:

    Boa noite!Hoje fui vacinada contra a H1N1,tenho doença crônica.Lá no posto de vacinação percebi que a minha era diferente de algumas que estavam a minha frente.Perguntei a técnica e ela me respondeu(bem superficialmente)que havia substância a mais na que me aplicou.Queria saber do que se trata,que ''preparados'' são esses e o porquê que crônicos recebem vacinas desse tipo.Grata,
    Manuela.

  173. Iracema Maria disse:

    Gostaria de saber apos quantas horas apos a vacina pode-se consumir bebida alcoolica?
    JESUS te ama!

  174. VANESSA CRISTINA RODRIGUES disse:

    OLÁ EU TOMAI HOJE 10-04 A VACINA H1N1 E GOSTARIA DE SABER SE NO CASO EU SAI A NOITE E BEBER CERVEJA SE PODE OU NÃO E EM QUANTO TEMPO TENHO QUE FICA?

  175. leonora da silva pontes disse:

    minha filha de 1 ano tomou a vacina h1n1 dia 31/03/2010 de lá pra ca ficou com febre e diarreia 7 dias a febre passou mas a diarreia não ela não come nada e só qur mamar no peito to preucupada ela ta emagrecendo e não quer comer nada nem agua ela quer bebe e a diarreia continua pura gua e verde o que dev fazer?

  176. Regina disse:

    Tomei a vacina hoje e estou sentindo forte dor no braço,porém abaixo do local da vacina e tem um inchaço.Posso tomar algum medicamento? Tempos atrás tive baixa imunidade,mas nem lembrei de falar isso no posto.Seráque tem algum problema? Tenho 28 anos.

  177. Lília Mara disse:

    Muito obrigada pelas observações sobre a vacinação para a gripe H1N1.Minha família se vacinou ontem (10/04) e não teve alguma reação.Como você pode perceber pelo horário (01:14h) a única reação que eu tive foi uma leve queda da pressão arterial,porém nada comparável ao risco de uma contaminação pelo vírus.
    Não me arrependí e vou passar adiante as informações constantes neste blog.
    Muito obrigada.

  178. danny disse:

    olá tenho 19 anos mais fasso 20 esse ano, gostaria de saber se eu vou pode tomar a vacina nessa campanha de 20 a 29 anos?

  179. ederson disse:

    tamei a vasina e fiquei com uma gripe forte e normal

  180. MARIA CRISTINA CARLSO LEITE disse:

    Boa tarde!!!
    No caso do meu filho q tem sete anos se tomando a vacina h1n1 "dose de adulto" sera q ele corre algum risco? pretendo dar minha dose a ele!!!

  181. witoria disse:

    queria saber a DOSAGEM da vacina

  182. Monica disse:

    Ao Posted by: TEREZINHA SANTOS | abril 5, 2010 11:16 PM:
    Bem lembrado que as aulas foram suspensas. Isso, possivelmente, evitou que esta faixa etária virasse notícia como um grupo muito afetado.
    Será que este ano vão suspender as aulas novamente? Ou vamos colocá-los à prova?
    Vale ressaltar que crianças, ainda mais as pequenas, não incorporam as recomendações para se evitar contágios, e as professoras e auxiliares não dão conta de vigiá-las. Socializam brinquedos e materiais (e os levam à boca), alimentos, bebidas, se abraçam, beijam, falam e tossem na cara dos outros.
    Cada vez mais as escolas são climatizadas, quando não, dependentes de climatização, por usarem instalações com pouca ou nenhuma ventilação, pequenas, enfim, inadequadas ou adaptadas para salas de aula.

  183. carol disse:

    tenho alergia a clara de ovo, posso tomar a vacina?

  184. cristiane disse:

    Bom dia...
    Eu tomei a vacina na sexta (09/04/10) e até hoje, segunda (12/04/10) estou mal. Me deu moleza, dor no corpo e enjoo. E todas as pessoas que tomaram no mesmo dia que eu também passaram mal....

  185. CELIA SODRE disse:

    estou muito preocupada,tenha uma filha alérgica a iodo, quando ela foi tomar anti-tetânica ficou com o braço muito inchado parecendo uma bola vermelha ai que ficamos sabendo do conservante mertiolatho, ela e portadora de brinquite,tem 29 anos. Ela pode ou não tomar essa essa vacina? gostaria muito que pudesse

  186. HARIELE CARVALHO disse:

    Por gentileza, gostaria da seguinte informação, minha filha tem 2 anos e 2 meses, ela pode tomar a vacina? Sou de SC e ouvi dizer que tem alguns postos que estão vacinado crianças com até 2 anos e 5 meses, e outra pergunta, eu tenho Renite alergica,tenho 25 anos, eu devo tomar a vacina?
    obrigada

  187. Diogo Carlos disse:

    gostaria de saber sobre a vacina do laborátorio GSK que contém o mercúrio se for administrada em pacientes gestantes se podem apresentar algum efeito teratogênico ou mesmo um processo prejudicial à paciente gestante.

  188. Rose disse:

    eu tenho 42 anos ,quando começa avacinação para essa faixa etária.e tambem minhas filhas uma de 17 e outra de 19 .gostaria de saber se tem reação essa vacina e quais são?

  189. Carlos Henrique Dias disse:

    Tomei a vacina dois dias (tenho 22 anos de idade atrás e estou sentindo dor de garganta acentuada e mal estar. No trabalho me falaram que os sintomas de gripe (decorrente da vacina) começam assim e em uma semana pioram. Não sei se é verdade ou boatos. O Sr. tem conhecimento de algum caso assim, em que os sintomas da vacina aumentem? obrigado.

  190. Márcio disse:

    Olà, tomei a vacina contra H1N1 nos Estados Unidos dez/09, foi via nasal, uma dose em cada narina, precisarei tomar novamente aqui no Brasil?

  191. lidiane disse:

    oi tenho uma pergunta a fazer, tomei a vacina contra h1n1 ja faz tres dias nenhum mal me fez, me sinto bem, mas tenho problema de anemia e me trato com noripurum, o que eu quero saber e se posso tomar meus medicamentos normalmente, ou precisa de ter um prazo pra voltar tomar los?

  192. Karl disse:

    Pessoal, todas as respostas estão no comentário 164. Vejam o novo post aqui: : http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/04/ingestao_de_alcool_e_vacina_co.php
    @Márcio. Vc deve ter tomado a LAIV. É uma boa vacina e não é necessário vacinar-se novamente. Ver esse blog para dúvidas (que é muito bom!): http://www.h1n1online.com/2009/10/vacina-nasal-laiv-e-vacina-muscular.html

  193. vanessa disse:

    Gostaria de saber se tomando a vacina na gravidez... ou em qualquer momento da campanha estou 100% imune a gripe?
    Obrigada

  194. Ligia Elaine Dias dos Santos disse:

    Meu filho de 28 anos tomou a vacina dia 14/04 (pela manhã)juntamente com a antitetanica, no final da tarde teve tremores nas mãos e fraqueza nas pernas. Hoje 12/04 sente dores sob os olhos e novamente apresenta os tremores nas mãos, acabei de chegar do pronto socorro e fomos orientados a observar os sintomas. Há casos em que a reação pode apresentar sintomas neurológicos? pode ser apenas coincidência, mas os tremores começaram após a vacina... Obrigada pela atenção. Ver esse blog é ótimo, parabéns!!!

  195. Adriana G Daquer disse:

    Eu tive reação. Broncoespasmo, tossindo muito. Uma sensação de coceira no pulmão. Dor intensa no local e inchaço, que refletiu na musculatuca da nuca, torso e perna do lado esquerdo. Inchaço da face, com rápida e intensa crise de herpes labial.

  196. Carlos Alberto disse:

    Tomei a vacina e 24 horas depois senti um desconforto muito grande, náuseas e dor de cabeça, num posso afirmar se foi por causa da vacina mais creio que sim, li varios comentários onde outras pessoas sentiram os mesmos sintomas após tomar a vacina H1N1, espero que esse sintomas passem, 😀

  197. Mary disse:

    Boa tarde a todos!
    A vacina H1N1 tem realmente provocado muitas polêmicas e acho louvável que as pessoas se interessem em pesquisar e fornecer informações para a população. Li quase todas as perguntas aqui postadas, bem como as respostas. Confesso que achei muitas das respostas bastante educadas e até esclarecedoras, mas não entendi o porquê de tanta agressividade para com as pessoas que estão dizendo o que pensam quanto a não tomar a vacina, como a Jane, a qual vc taxou de : Você é um exemplo triste do que temos falado. Infelizmente, pessoas como vc influenciam outras de forma negativa, retrógrada e obscurantista. Seus argumentos são falaciosos e alarmistas. Tenho uma dúvida, Karl, você que me parece ter assumido o papel de autoridade no assunto, está disposto a assumir também os riscos de estar levando milhares e milhares de pessoas a tomarem uma vacina que pode , ainda que mais adiante, trazer consequências nefastas à sua saúde? Então te aconselho a pesar e medir bem suas palavras. Não ofenda ninguém e nem julque e condene tão facilmente. Pense que nós do povo, somos uma grande massa de pessoas que estão sim, a mercê da mídia, mas também dos governos, das grandes indústrias farmacêuticas, e de influências diversas. Não há segurança alguma meu caro. A ciência, a medicina, de modo especial, vive cometendo seus erros: um dia diz que tal comida, tal remédio, exercício, faz bem e no outro, muda tudo. Como podemos confiar nas p´roprias desconfianças dos cientistas? Pense nisso...

  198. Wilma disse:

    Olá, gostaria de uma informação, minha filha tem 1 ano e 10 meses tomou a 1ºdose da vacina H1N1 e depois de 10 dias apóis a vacina ela teve febre de 37, 5 ºc e ficou com o corpo todo cheio de bolinhas de cor rosada e umas 3 grandes vermelhas como se fosse catapora e coçava, fiquei muito preocupada de ser reação alérgica a vacina ou doença como Rubéola, ficou assim uns 4 dias e foi melhorando aos poucos. Agora estou com medo de dar a 2ºdose da vacina.Eu devo dar a 2ºdose ?
    Inchusive estou com medo porque minha filha tomou 20 dias depois da vacina H1N1 a 2ºdose contra Hepatite A, e ela tem que tomar daqui 10 dias a 2ºdose da vacina H1N1. Será que não tem problema tomar a 2ºdose já que tive que dar tbm o reforço da Hepatite A ?
    Eu não sei se minha filha é alérgica a Mercúrio, mas pela reação que ela teve provavelmente deve ser, será que essa vacina pode trazer prejuízo prolongado para minha filha ???? Ou foi uma reaçaõ passageira ?
    Obrigada pela atenção

  199. marianne disse:

    oi, eu queria saber sobre as mutações do vírus... parece que vai ser preciso uma nova campanha de vacinação para cada mutação do vírus que vier a aparecer... e mais uma pergunta: essa imunização em massa não estaria provocando o aparecimento e a seleção dos vírus mais resistentes, favorecendo o surgimento de mutações (da mesma forma que o uso de antibióticos faz com as bactérias)??
    obrigada

  200. Maria Silva disse:

    Gostaria de saber se a vacina contra o vírus da gripe A,tem alguma reação? Se é verdade que a pessoa que toma a vacina durante 15 dias pode ficar com baixa resistência e por essa razão correr o risco de ser contaminada com outras doênças?

  201. simone disse:

    vacinei meu filho de 9 anos, e minha filha de 7 anos ontem dia 10/04,ela tomou meia dose e nao teve reaçao, e meu filho esta se queixando de muita dor muscular, febre , moleza no corpo, estou preocupada pois ele tomou uma dose unica,nao sei se devo levar minha filha para tomar a 2 dose

  202. Helena disse:

    Olá! Também na dúvida sobre tomar ou não a vacina. Tenho 44 anos, diagnosticada com hipertensão arterial (tomo losartana postássica diariamente)e asma intermitente (relacionada à rinite alérgica-tenho encaminhamento, à UBS, da peneumologista para tomar a vacina da gripe comum, por ser portadora de asma intermitente). Estou tomando desde ontem celestamine, receitado por uma médica clínica geral, por causa de uma reação alérgica no corpo, (situada basicamente entre os seios e o pescoço)de fundo desconhecido ( a hipótese é que esteja relacionada ao uso de uma peça de roupa sem ter sido lavada). Gostaria de saber se posso tomar a vacina fazendo uso destes outros medicamentos. E também, se existe alguma possibilidade de transmissão do vírus (nos casos de reação, por exemplo como tosse) por que tomou a vacina a familiares ou outras pessoas que não tenham tomado. Grata, Helena.

  203. anderson demetrius disse:

    a pessoa que me vacinou me disse que o efeito por completo da vacina , tipo para tomar todo o corpo e de 72h , e que poderia acabar com o efeito da dose ?

  204. Marcela Adriana Salimbeni disse:

    Tomei a vacina na sexta- feira 09-04, e ainda hoje estou com sintomas, tive febre, muita dor de garganta e desde ontem diarréia, enjôo e muita dor no corpo, é normal após 4 dias ainda apresentar reação, ou o que estou sentindo não tem mais a ver com a vacina? O que devo fazer?

  205. Elaine disse:

    Meu filho de 8 anos tomou uma dose da vacina, mas a atendente não marcou e não disse se deverá tomar segunda dose. Todo ano eu o vacino contra a gripe comum e fiquei sabendo que a desse ano será as cepas da comum e a da h1n1. E agora? Ele deverá tomar a segunda dose no postinho? E se ele tomou a dose completa já da primeira vez? Tem problema se tomar mais meia dose em 30 dias? Evito dar a trivalente já que ele está imunizado contra h1n1?

  206. natalia disse:

    olá, boa tarde, meu filho teve reação a vacina dpt, depois desse evento, fiquei traumatizada com vacinas, mas tudo bem, agora gostaria de saber, se espero para ele as que viram em redes particulares, se elas são uma forma assim "mais puras" como a dpta , que foi as doses seguintes de meu filho, ele tem 2 anos e minha filha tem 7, eles não estão no calendario de vaciñação, mas por terem problemas respiratorios,a enfermeira no posto falou q poderia vacina-los

  207. João disse:

    Karl, já que você assumiu a resposabilidade de induzir todos a tomarem essa vacina não testada, também gostaria de te fazer algumas perguntas. Porque o adjuvante esqualeno MF59 e AS03 são proibidos em vacinas do mundo inteiro e só foi utilizado na vacina pro Antrax na primeira Guerra do Golfo? Já que não é utilizado no mundo inteiro porque estão utilizando agora? Porque a ANVISA em 2001 baniu o timerosal do mercado brasileiro? E porque estão voltando a autorizar agora? Porque no Protocolo de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-vacinação H1N1 do Ministério da Saúde, um documento de 60 páginas voltado para médicos, 8 páginas são dedicadas a Síndrome de Guillain Barré? Isso é coincidência? Porque você não respondeu sobre o teste feito em cobaias na República Tcheca? Porque pularam todos os procedimentos e testes cientificamente necessários para a aprovação de qualquer remédio ou vacina, neste caso desta vacina pandêmica? Aproveita e responde porque a subsidiária austríaca do laboratório Baxter exportou "acidentalmente" 72 quilos de material para vacina, contaminado com virus vivo da Gripe Aviária? Estou falando de fatos. Você pode me responder essas perguntas?

  208. João disse:

    Esqueci de perguntar outras coisas. Porque o governo francês comprou 94 milhões de doses, e só 7 milhões de franceses tomaram essa vacina? Porque o governo Polonês proibiu esta vacina naquele país? Porque só 10% dos profissionais de saúde alemãs tomarem esta vacina pandêmica? Eu teria outras dúvidas, mas se você me esclarecer estas, e da postagem anterior, já ficarei muito satisfeito.

  209. Andreia disse:

    OI AMIGO, TENHO 2 MENINAS GEMEAS DE 3 ANINHOS , ELAS TOMARAM A VACINA NO DIA 10 E DEPOIS DE 4 DIAS ELAS ESTAM MUITO SONOLENTAS(dorme acordam comem e depois dormem de novo) QUERIA SABER SE ISSO É REAÇÃO DA VACINA. UM ABRAÇO.

  210. Karl disse:

    @Vanessa. Nenhuma vacina dá 100% de imunidade.
    @Lígia. Não parece ser da vacina. Na dúvida, procure um médico e dê um retorno do caso, ok?
    @Adriana e @Carlos Alberto. Pode ser da vacina. Se for, os efeitos passam rápido. Se não passar, procure um médico.
    @Mary. Obrigado pelo conselho.
    @Wilma. Achei o tempo longo para ser reação vacinal. O que o pediatra dela achou?
    @Marianne. Todo ano o vírus da gripe sofre mutações, por isso as pessoas de grupos de risco (no caso idosos e pacientes com doenças respiratórias) devem vacinar-se. Esse vírus é novo e não sabemos seu comportamento futuro. O melhor é prevenir.
    @Maria Silva. Não tenho esse dado.
    @Simone. Fique de olho. Vc conversou com o pediatra?
    @Helena. Acho prudente vc conversar com seu (sua) médico(a).
    @Anderson. Não entendi a pergunta.
    @Marcela. Se for reação vacinal, em geral é autolimitado. Mas acho que valia uma consulta com o médico.
    @Elaine. Que confusão, hein? Eu voltaria ao posto e pediria orientação. Ou então, vá ao médico.
    @Natália. A vacina que virá às clínicas é uma trivalente (H1N1 + 2 cepas de influenza sazonal). Se eles já tomaram a H1N1, pq dar de novo? De qualquer forma, pergunte ao pediatra.
    @João. Perguntas requentadas e já desmentidas. Se vc citar uma fonte confiável (que não fale sobre iluminati, teorias conspiratórias, reptilianos, nova ordem mundial entre outras baboseiras) prometo ler com calma e verificar. Nenhuma vacina é 100% isenta de efeitos colaterais alguns até sérios, mas são o melhor que temos. A vacina é opcional nesse caso.
    @Andreia. Isso não parece reação, mas vale uma consulta com o pediatra delas.

  211. Wilma disse:

    Me descupe, mas confesso que fiquei assustada com esse treço retirado de uma matéria do site:
    http://pandemia-gripe-a-h1n1.blogspot.com/2009/11/perigos-do-esqualeno-adjuvante-da.html
    "A diferença entre "bom" e "mau" esqualeno está na forma que entra no organismo. Injecção é uma forma anormal via de entrada que incita o sistema imunitário a atacar todo o esqualeno do organismo e não apenas o adjuvante esqualeno das vacinas. O sistema imunitário irá tentar destruir a molécula onde quer que ela se encontre, incluindo em lugares onde ela ocorre naturalmente, e onde é vital para a saúde do sistema nervoso".
    Gostaria de maiores informações. Obrigada

  212. Elaine disse:

    Passei pra colocar o resultado da minha confusão. Perguntei pra outras mães que deram vacina no mesmo posto e passei lá também, e elas confirmaram que crianças maiores de dois anos elas estão dando a a dose completa. Diante disso , não darei a trivalente. Obrigada por ler e comentar meu post. Segui seu conselho e agora estou mais tranquila.

  213. marcia isabel de carvalho disse:

    minha nora tomou a vacina e depois descobriu que estava gravida.tem algum problema?

  214. João disse:

    Obrigado pelo retorno. Mas permaneço com algumas dúvidas que não foram esclarecidas.
    Você acha mesmo que Nova Ordem Mundial é uma baboseira e/ou Teoria da Cosnpiração? Então veja a notícia que saiu (por acaso) hoje do nosso presidente conclamando a China por uma Nova Ordem Internacional, no site do Yahoo:
    http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/100415/manchetes/manchetes_politica_lula_china
    Sobre a proibição dessa vacinas na Polônia, tem um link do próprio país (ponto pl), escrito em inglês, sobre os elogios que a ministra da saúde polonesa, Ewa Kopacz, recebeu do Conselho da Europa em relação a sua estratégia anti-gripe suína:
    http://www.thenews.pl/national/artykul128545_poland-praised-for-anti-swine-flu-strategy-.html
    Bem..., estes são links de mídia conhecida. Não são simples blogs que postam e falam o que quiseram, por isso creio que merecem também a sua atenção.

  215. Waléria Cristina disse:

    Tenho duas filhas, uma de 16 anos e outra com 11 anos. As duas tem bronquite; gostaria de saber se elas tem direito a vacina A H1N1 ?
    obrigada !

  216. Jéssica disse:

    Por favor estou muito preocupada e preciso de um esclarecimento, infelizmente tive todas as reações adversas da vacina tomei 10/04 e hoje dia 15/04 ainda estou mal, a dor no braço passou mas a garganta está horrível, febre e dor de cabeça, hoje descobri que estou que contem a mesma substância do mertiolate e sou alérgica a ela onde me encosta esse remédio provoca muita queimadura e urticárias, será por isso que estou passando tão mal com a vacina? o que posso tomar para aliviar os sintomas? por favor me ajudem em minha cidade ninguém sabe dar informação elas são desencontradas. o que faço?

  217. adriana disse:

    estoucom medo de tomar essa vasina.pq muitas pessoas estao sentindo muita dor nocorpo isso e normal e tando febre e inquas tbm

  218. TELMA disse:

    MEU FILHO DE 4 ANOS A vacina H1N1 Tomou E DEPOIS DE TRES DIAS FIZ NELE UM Hemograma E PERCEBI O SEUS leucócitos ALTERADO 15900.GOSTARIA DE SABER SE TEM RELAÇÃO COM A vacina.

  219. BRU disse:

    o que me dizem sobre a FEMA?!!
    e tudo oq estar acontecendo!!

  220. Stefany disse:

    Olá bom dia eu sou do Espirito Santo, tomei a vacina dia 13 terça feira a tarde, quando foi ontem as 21h por ai comecei a ficar toda empolada nunca tive isso meu rosto esta super injado, to tomando um remedio para alergia, o que será que pode ter acontecido?

  221. claudia ananias gomes disse:

    queria saber se posso tomar a vacina estando gripada.

  222. João disse:

    Jéssica, o Ministério da Saúde emitiu, no dia 26 de março deste ano, o Protocolo de Vigilância Epidemiológica de Reações Adversas Pós-vacinação H1N1. É possível você baixar este, no próprio site da FUNASA:
    http://www.funasa.gov.br/internet/desai/arquivos/protocolo_eventos_adversos_pos_vacinacao_H1N1.pdf
    Este é um documento científico de 60 páginas destinado para médicos. Mostra inclusive tudo que também está sendo divulgado nesta matéria: cepas virais, quais são os laboratórios e suas vacinas, quais contém e não contém o adjuvante esqualeno, entre outros, e também mostra os possíveis efeitos adversos, suas reações e tratamentos. Você também pode pesquisar pelo neurocirurgião Dr. Russell Blaylock. Ele dá dicas de como reduzir e até mesmo eliminar reações autoimune ou algum possível efeito colateral. Procure também o seu médico, isso é o mais importante.

  223. Gilberto Alves disse:

    Minha mãe, com 72 anos, está em tratamento quimioterápico com Anastrozol 1 mg uso contínuo, contra o cãncer de mama maligno ECIIIB, apresentando os sintomas colaterais previstos além da pressão que anteriormente controlada agora ficou descontrolada e alta, entre 16 e 19; sofre também de osteoporose. Não pode tomar os medicamentos nifedipina, nimesulida, losartan potássico e alguns tipos de antiinflamatórios.Quando administrado nimesulida sofreu um parcial AVC que a paralisou por 4 dias, retornando depois a normalidade. Toma sertralina 50mg, atenolol 50mg, anlodipina5mg, enalapril 20mg.
    Diante desse quadro clínico minha mãe pode tomar a vacina H1N1 e também a vacina sazonal?
    Agradeço de coração pela valiosa orientação.Deus abençoe a todos.
    Gilberto Alves.

  224. Gilberto Alves disse:

    Minha mãe, com 72 anos, está em tratamento quimioterápico com Anastrozol 1 mg uso contínuo, contra o cãncer de mama maligno ECIIIB, apresentando os sintomas colaterais previstos além da pressão que anteriormente controlada agora ficou descontrolada e alta, entre 16 e 19; sofre também de osteoporose. Não pode tomar os medicamentos nifedipina, nimesulida, losartan potássico e alguns tipos de antiinflamatórios.Quando administrado nimesulida sofreu um parcial AVC que a paralisou por 4 dias, retornando depois a normalidade. Toma sertralina 50mg, atenolol 50mg, anlodipina5mg, enalapril 20mg.
    Diante desse quadro clínico minha mãe pode tomar a vacina H1N1 e também a vacina sazonal?
    Agradeço de coração pela valiosa orientação.Deus abençoe a todos.
    Gilberto Alves.

  225. Camila disse:

    Eu tomei a vacina no ultimo dia 10 de abril .Eu tive todas essas reações : angioedema (inchaço na boca e face), broncoespasmo (chiado no peito), urticária (vergões na pele).Fora febre alta e dor de cabeça.Minha pele ta horrivel,o inchaço da face passou e os vergões secaram,ta muito feio :s , e não posso tomar nenhum rémedio se não for anti-alergico.. procure um médico antes de tomar a vacina não façam que nem eu,fui com a cara e a coragem agora aguento as consequencias,e meu médico agora tah fazendo que eu melhore rápido mas ta dificil.

  226. Adriane disse:

    GOSTARIA DE TER ACESSO A BULA. PARA QUE POSSA CONHECER MELHOR SOBRE ESSA VACINA. ONDE POSSO TER ACESSO?

  227. Michele disse:

    Olá, estou com dúvidas se devo ou não tomar a vacina da H1N1. Estou tomando quimioterapia (Taxol) e primeiro o médico contra indicou agora ele liberou a vacina e disse que não tem problema. O que faço?! Será que é prejudicial por causa da minha baixa imunidade?!

  228. Janiely disse:

    Tomei a vacina por volta das 16hs, e tomei uns copinho de cerveja a noite(21hs) será q cortou o efeito? ou tenho q tomar novamente a vacina? estou imune?

  229. Manuela disse:

    Bem,tenho 19 anos e tomei a vacina ,fiquei muito assustada pois já saí do posto me sentindo um pouco mal.
    Não deu uma hora depois estava com enjoos, taquicardia, tontura,um mal-estar terrível, que mais tarde piorou e foi preciso chamar alguns médicos na faculdade em que estudo, minha pressão é normal mas naquela hora foi a 16!
    Não tenho alergia a ovo, gostaria de saber o que pode ter acontecido
    grata

  230. lelim disse:

    ola
    tenho uma filha de 4 anos ela tem baixa imunidade esta sempre gripada e com dor de garganta queria saber se ela pode tomar a vacina H1N1?e se tem algum efeito colateral à curto ou longo prazo caso tenha tomado?alguem me responda por favor.MUITO OBRIGADO a todos.

  231. Tatiana disse:

    PARA QUEM TEM ESCLEROSE MULTIPLA:
    Converse com seu médico antes de tomar QUALQUER VACINA. Vacinas podem desencadear novos surtos em pacientes com Esclerose. Converse com um médico especialista. Muitos pacientes de esclerose não são imunossuprimidos, pois tomam imunomuduladores (ficam até mais resistentes a gripes). Tatiana.

  232. natalia cirino disse:

    eu tenho muita alergia respiratoria,passo muito mal de bronquite alergica e estou com tanto medo de tomar a vacina1!tenho visto tanta reportagen na net para nao tomar porq e perigoso!! moro em mg.o q qeu faço???

  233. carla disse:

    Gostaria de saber se quando a pessoa está com resfriado simples ou sinuzite e toma a vacina, tem maiores chances de ter efeitos colaterais??? Outra coisa, quando a família toma a vacina e a criança maior de 2 anos não toma, o virus fica no ar e a criança pode acabar pegando a gripe A??? Desculpe pelas perguntas, mas são coisas que as pessoas dizem e não sabemos se acreditamos ou não...Obrigado.

  234. Juliana Oliosi disse:

    Olá.!
    Sou muito alergica a medicamentos, gostaria de saber se posso tomar a vacina , ou se primeiro devo consultar um medico?
    Att
    Juliana

  235. dayana disse:

    pessoas que naum entraram nas idades previstas para vacinação no calendario,vão entrar depois???
    porque os soldados do exercito naum vacinam,ja que eles são sempre os primeiros a se vacinar???
    pesquisadores estão a anos procurando a vacina pra aids e pro cancer e ate hje naum conseguiram nada.Porque foi tão facil assim encontrar a vacina pra gripe h1n1 em tão pouco tempo???
    obrigada
    dayanna

  236. elizangela duarte disse:

    minha mãe fez a vacina h1n1 por diabética .Faz uma semana agora está com febre ,dores abdominais,diarréia.Esses podem ser sintomas de reação a vacina?
    Certa de sua resposta desde já agradeço!!!!

  237. eliane sanzovo disse:

    Minha mãe tem lúpus eritrematoso sitêmico(doença ligada ao sistema imunológico) gostaria de saber se ela pode tomar a vacina. Alguém por favor me responda? ja pesquisamos entre os médicos 2 disseramque sim porém outros 2 falaram que não.... e agora???????????????

  238. DANIELA disse:

    ola gostaria de saber se é normal vermelhidao no braço aonde foi aplica a vacina ??

  239. luciana disse:

    meu filho tem 10 anos e esta com crise de renite alergica, ele esta no quadro de risco porque tem doença cronica,ele podera tomar a vacina contra a influenza A(H1N1)?(devido a renite alergica)

  240. elisangela disse:

    ola minha filha tem 3 anos eu gostaria de aplicar a vacina nela mas qdo ela tinha 2 anos fiz alguns exames nela e deu que ela tinha 1, 78 de alergia ao ovo agora estou em duvida se devo ou não dar a vacina nela e realmente ela precisa tomar pois ela tem dermatite atopica e bronquite.

  241. Fernanda disse:

    Bom dia,
    Tomei a vacina no domingo(11/04). Na segunda meu rosto e boca estavam inchados. Ao fim do dia o rosto estava ok mas a boca, era difícil de abrir ou encostar um lábio no outro. Isso ficou até ontem (18) mas hoje ainda os lábios estão bem ásperos e nem consigo sequer sorrir ou bocejar sem sentir ardência.
    Alguém poderia me informar em quanto tempo isso melhora pois fui a vários médicos e não sabiam informar.
    Grata desde já.

  242. José Geime disse:

    Já ouvi de médicos que a vacina ataca o próprio sistema imunológico da pessoa, deixando-a mais fraca, pra que?
    Vamos ao dia a dia.
    moro na região norte - são paulo, próximo ao parque novo mundo, onde teve um caso de uma menina que tomou a vacina e morreu e um outro de uma pessoa adulta internada no vermelhinho do parque novo mundo.
    na padaria em frente ao meu serviço descobri hoje que uma funcionária está de cama, tomou a vacina, desmaiou e agora está de cama.
    Um dos funcionários da empresa onde trabalho tem uma esposa que trabalha na área de saúde e ela contou de vários casos de complicações após a vacina e até caso de paralisia.
    Alguns médicos até falam na televisão que os efeitos colaterais são raros, mas onde vou alguém vem me falar de problemas devido a vacina.
    Por favor me explique isso.

  243. Cida Matos disse:

    1. O Ano passado meu filho ficou sem aula pelo menos quase um mês , pois foram adiada o retorno das férias pelo governo , porque a preocupação com a gripe suina era muito grande e agora que já temos a vacina essas mesmas crianças que ficaram sem ir a escola não serão vacinadas…Isso realmente não tem lógica…crianças entre 3 a 19 anos sem vacina,sendo que aqui no Brasil a primeira vitima foi aqui em minha cidade em Osasco uma criança de 11 anos.Que programação mais irresponsável é essa??

  244. carla disse:

    Olá José Geime, eu moro próximo do parque novo mundo, na vila maria, fiquei assustada, me conte melhor oque ocorreu com a pessoa que tomou a vacina e faleceu... Meu e-mail é carlarmoraes@hotmail.com
    Aguardo retorno!!
    Obrigada

  245. Elisabeth Almeida disse:

    Sou transplantada renal, faço uso de imuno supressores e de anti coagulante oral, pois já tive trombose e embolia pulmonar.
    A vacina está indicada para mim?
    Muito grata. Elisabeth

  246. Alice Cardoso disse:

    Olá! Eu tomei a vacina sábado da semana passada, dia 10 de abril, e desde então venho apresentando alergias distribuídas pelo corpo. As piores são nos cotovelos e joelhos... Depois apareceu na panturrilha, virilha, ombro e um pouco nas costas. Parecem picadas de mosquito e são quentes. Coçam o dia todo. Já me informei e aparentemente não sou alérgica a nenhum componente. Até estranhei, pois não senti absolutamente nada no local onde foi feita a vacina, nem dor nem vestígio algum. Estou preocuopada que isso venha a piorar, e uma médica me disse que possivelmente é dessa vacina. Você tem conhecimento de algum caso semelhante?

  247. ERONDY disse:

    SOU PORTADOR DE FIBROMIALGIA,FIQUEI SABENDO QUE O ESQUALENO PODE PORVOCAR DOENÇAS AUTO-IMUNES,ME VACINEI CONTRA GRIPE AVIARIA,E LOGO APÓS DESENCADEOU ESTA ENFERMIDADE EM MIM,QUERO SABER SE ALGO PARECIDO É DE SEU CONHECIMENTO?

  248. Karl disse:

    João. Coment#222. Obrigado pelo link.
    Pessoal. Nenhuma resposta que possa dar aqui substitui a visita a um médico da área. Por favor, conversem com eles. A vacinação para crianças acima de 2 anos não será feita nos postos, mas para quem estiver interessado, uma vacina trivalente (H1N1 + 2 tipos de influenza sazonal) será disponibilizada em breve nas clínicas de vacinação.
    Não tenho conhecimento de reações graves após a vacinação ainda. E, finalmente, a vacina por ser fabricada a partir de vírus inativados, não causa gripe e pode ser utilizada em pessoas imunossuprimidas.
    Ver mais informações nesses links abaixo:
    http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/04/ingestao_de_alcool_e_vacina_co.php
    http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/nota_do_ministerio_da_saude_so.php
    http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/e_tome_vacina.php
    Vou fechar os comentários por não ter mais a capacidade de respondê-los. Podem escrever nos posts mais novos que tentarei responder, ok? Obrigado.