Bebida Alcoólica e Vacina contra Gripe A H1N1

http://media.mercola.com/ImageServer/public/2009/November/11.26vaccine.jpgO álcool não é um item imprescindível da alimentação humana. Há, acreditem, pessoas que passam a vida toda sem colocar uma gota de álcool na boca e vivem muito bem, até mais que os usuários crônicos da bebida. O excesso de álcool causa inúmeros males à espécie humana dentre os quais cirrose hepática, alterações neurológicas e psiquiátricas graves, sem contar a violência. Sou a favor da lei do Código de Trânsito Brasileiro que instituiu a alcoolemia 0 (zero) e impôs penalidades mais severas para o condutor que dirige sob a influência do álcool. Pelo número enorme de perguntas que recebi sobre a influência da ingesta alcoólica na vacinação contra gripe A H1N1, concluí que valia a pena escrever um novo post um pouco mais elucidativo. Aqui vai, então, minha tentativa de salvar os “bebuns” do meu Brasil!

Empreendi uma busca na Pubmed com os seguintes termos: alcohol consumption, alcohol ingestion, alcohol & immunization efficacy, immunization efficiency, immunization rate, vaccination, vaccination efficacy, vaccination efficiency, vaccination rate.

Achei dois estudos relacionados ao assunto que queremos saber, ambos em alcoólatras e sobre a vacina da hepatite B. São eles Rosman et al. Efficacy of a high and accelerated dose of hepatitis B vaccine in alcoholic patients: a randomized clinical trial. Am J Med (1997) vol. 103 (3) pp. 217-22 e Nalpas et al. Secondary immune response to hepatitis B virus vaccine in alcoholics. Alcohol Clin Exp Res (1993) vol. 17 (2) pp. 295-8. Os links mostram os resumos. A conclusão é que em alcoólatras a eficácia da vacina para hepatite B é menor. Ponto. Achei um estudo coreano que mostra que o número de pessoas que se vacinam para gripe sazonal é menor nos alcoólatras o que talvez indique um certo descaso patológico dos alcoólatras nessa situação específica. Curiosamente, a conclusão do estudo é que o fator mais importante para que uma pessoa se vacine é a indicação do médico.

Muitos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e agentes de saúde, recomendam a NÃO ingestão de álcool nos dias subsequentes à qualquer vacinação. As interações entre o álcool e as vacinas não são bem conhecidas e de fato, há estudos que mostram que a ingestão de álcool altera a imunidade desfavoravelmente. Além disso, os efeitos colaterais da vacina podem ser mascarados ou exacerbados pelo álcool, o que dificultaria um possível diagnóstico. Aliás, essas são as mesmas razões para não se vacinar estando-se gripado ou doente.

Achei também um documento do CDC (Centro de Controle de Doenças e Epidemiologia do governo americano) recomendando a não ingestão de álcool durante o período de vacinação, sem citar, entretanto, as razões para isso.

Em suma, acho bastante prudente esperar ao menos uma semana em abstinência alcoólica após a vacinação (isso não inclui abstinência sexual, gente!) apesar de não haver uma referência específica sobre o assunto (se alguém achar, por favor coloque nos comentários que, com certeza, vou ler e comentar). Vale a pena perder uma semaninha para poder tomar um vinho tranquilo no inverno que se aproxima, sem medo de pegar gripe suína.

Discussão - 140 comentários

  1. B.O.B. disse:

    Dane-se. Bebi ontem, vou me vacinar hoje e de noite ainda tomo uma cervejinha de leve.

  2. =) disse:

    Olá.. ontem eu tambem tomei umas cervejinhas ate de madrugada e hoje de manha tomei a vacina de h1n1 e tava querendo saber se posso beber de novo hoje? sera que tem algum problema? =/

  3. Joana disse:

    Muito bom os esclarecimentos. Ficar sem beber uns dias é bem melhor do que pegar o vírus da gripe. A mentalidade de certas pessoas chega a nos entristecer.

  4. Rudolf disse:

    Karl, duvida médica.
    Imagino que depois que alguém se vacinar uma vez para a H1N1 se tornará para sempre tão imune com a H1N1 como para a influenza comum. Assim, a H1N1 vai se mutar todo ano como a influenza comum, mas a variação dela não será tão grande (no nível da influenza comum).
    Isso é verdade?

  5. Marcio Valença Almeida disse:

    Olá,tudo bem?Eu tomei a vacina h1n1 dia 10/04/10 pela manhã e logo após o almoço começei a espirrar muito e gripei,estou com dor de cabeça e muita coriza,pode ser isto um reação adversa?
    Márcio Valença
    11/04/10
    Obrigado...

  6. melissa andrade disse:

    ola apos ter tomado a vacina contra a gripe suina eu fiz a ingestão de bebida alcolica quais o problemas q poderei ter?

  7. lucia baltar disse:

    Apos tomar aq vacina fiz a ingestão de cervejas e quero saber o mal que isto pode ocasionar.

  8. Meire Condado disse:

    Apos me vacinar tomei uma cerveja.Estou imune ou nao? Se nao estou,posso me vacinar de novo?

  9. anonimo disse:

    olÁ tomei a vacina e ingeri bebida alcóolica.
    eu não estou mais imune?que mal pode me trazer
    e não posso tomar a vacina outra vez?

  10. Joey Salgado disse:

    Acho que tem quem leu mas não entendeu o post. Pensar antes de comentar faz parte, viu galera?
    (Karl, se vc não quiser aprovar esse comment, não ficarei ofendido, hehe.)

  11. Marcelo disse:

    ola apos ter tomado a vacina contra a gripe suina eu tomei uns 4 copinhos de cerveja quais o problemas q poderei ter?, ou corta o efeito da vacina?

  12. Karl disse:

    @B.O.B. Putz, espero que essa revolta juvenil passe logo, hehe.
    @Joana. Obrigado pelo apoio. Ajude a divulgar essas informações.
    @Rudolf. Pelo que entendi da sua pergunta, acho que sim. Entretanto, devemos lembrar que muitas vacinas, além de não garantirem imunidade em 100%, também não o fazem de forma duradoura, como a doença.
    @Márcio. Sim. Tenha paciência que isso deve passar rápido. Paracetamol pode ser uma boa. Na dúvida, consulte o médico.
    @Melissa @Lucia @Meire @Marcelo. As interações entre álcool e as vacinas não são muito bem conhecidas, por isso recomendamos a abstinência. De qualquer forma, não acho que vale a pena se vacinar de novo.
    @Joey. Obrigado, hehe.

  13. jean disse:

    fui vacinado contra a h1n1, por volta das 10:00hs e esquecí e bebí a noite, ainda estou imune? posso me vacinar denovo?? no posto de saúde não tive recomendação nenhuma.. obrigado fiquem com deus

  14. MARIA CRISTINA CARLOS LEITE disse:

    Boa tarde!!!
    No caso do meu filho q tem sete anos se tomando a vacina h1n1 "dose de adulto" sera q ele corre algum risco? pretendo dar minha dose a ele!!! Q tipo de risco sera q e grave

  15. Marinete dos santos costa disse:

    Oi!! eu estudo na área da saúde, e estudo sobre interações entre álcool e vacinas!! então para garantir melhor segurança,não ingerir álcool e a melhor opção!!!

  16. Bruno Cardoso disse:

    Tomei a vacina dia 13/04 de manhã. A noite tive febre alta a ponto de suar bastante enquanto dormia. Fiquei muito enjoado também. No dia 15/04 restou um pouco de enjôo e dor no braço. Quando foi a noite bebi cerveja igual uma mula na festa da empresa. Hoje 16/04 estou com uma ressaca fulminante como nunca tive. Será que a vacina potencializou a ressaca?

  17. Ricardo disse:

    Kra tome a vacina hj, e to querendo beber de noite.
    Pode haver um efeito colateral por causa da mistura alcool + vacina?

  18. diogo disse:

    tomei a vacina hj, e to querendo beber de noite.
    Pode haver um efeito colateral por causa da mistura alcool + vacina?

  19. felipe disse:

    tomei a vacina ontem e estou querendo tomar uma cervejinhas ,etc...pode? ou tem alguma reacao*?... vlw

  20. jose campos disse:

    Segundo reportagem de importante revista sobre saude americana as pessoas que tomaram a vacina h1n1 estão a médio e longo prazos condenadas à morte. A interação da vacina com o alcool é muito maléfica para os seres humanos.

  21. Maeve Santos disse:

    Olá, eu tomei a vacina de H1N1 e a noite fui p; uma festa e tomei 3 taças de vinho, tomei a vacina pela manhã e tomei vinho de noite, queria saber se interferiu na minha proteção e se interferiu se posso tomar outra dose e qnt tempo para eu tomar a outra dose, por favor aguardo retorno, obrigada!

  22. solange maia disse:

    ola eu tomei a vacina dia 10/04 as 8:30 da manha quando foi a noite eu bebi umas cervejaa,sera q tenho q toma dinovo a vacina esto preucupada sei q nao deveria ter bebido mais agora ja foi né ....bjoss e bom fds ha por favor me resp
    obrigadoo

  23. Ramom disse:

    Karl,
    Num comentário Márcio comenta:
    --Eu tomei a vacina h1n1 dia 10/04/10 pela manhã e logo após o almoço começei a espirrar muito e gripei,estou com dor de cabeça e muita coriza,pode ser isto um reação adversa?--
    e vc responde que sim. Esta sua afirmação é muito provavelmente falsa Karl.
    Primeiro ponto, a vacina não provoca gripe. E imaginando que provocasse em alguns casos (o que não é verdade), ainda assim não seria possível realizar esta sua afirmação. Esta "gripe" sentida pela tarde, pelo Marcio, poderia ser de um gripe nada relacionada com a vacina (que geralmente começa a proteger em duas semanas).
    Relacionar estes sintomas com a vacina é muito provavelmente um non sequitur.

  24. Poliana disse:

    tomei a vacina na sexta feira no dia 164 e como tive febre alta tomei parcetamol,ao tomar esse medicamento cortei o efeito da vacina?

  25. Karl disse:

    Pessoal, já deixei minha opinião bem clara. Não acho prudente ingerir alcool após a vacinação porque os efeitos do álcool com a vacina não são bem conhecidos. Quem bebeu, paciência. Também não acho que valha a pena vacinar-se novamente.
    Por favor, leiam os comentários todos. Suas dúvidas podem ter sido as dúvidas de outra pessoa.
    @Ramom. Eu não afirmei que a vacina provoca gripe. Quando um paciente diz que "gripou" você deve entender a constelação de sintomas que "ele" chama de "gripe". Nesse contexto, acho que poderia ser uma reação vacinal apesar do pouco tempo após a vacinação, que foi exatamente o que o Márcio perguntou. No mais, concordo com você quando a pré-existência de alguma infeçcão, daí o paracetamol como sintomático e uma consulta médica estarem bem indicadas, não? Obrigado pelo comentário.
    @Poliana. Não. O paracetamol não corta o efeito da vacina.

  26. Dihogo disse:

    Eu bebi no domingo so e me vacinei na terça la pelas 10 horas da manha.
    So sei que o professor do meu cursinho de biologia disse que nao so se pode beber antes da vacina em torno de 72horas uns 3 dias, mais nao explico vo saber detalhado, e quando vamos tomar a 2 vacina concerteza irei toma.

  27. andreia nunes pereira disse:

    Moro na cidade de sumare,meu filho tem 13 anos sofre de renite alergica e bronquite,Fui no posto que fica no barrio parque na nações e a enfermeira falou que ele não esta no grupo da doença cronica ele tem direito sim ou não ouvi na televissão que sim estou certa ou errada tira esta minha duvida.

  28. Ramiro disse:

    Cara tomei a vacina e esquecido tomei umas goladas de cerveja (umas 4 latas), cara umas 4 horas após, comecei a corizar e fiquei com uma baita dor de cabeça, isso sem falar nos olhos inchados e ardentes. Será que foi resultado da reação entre a vacina e o alcool? Sem falar que até semana passada eu estive gripado pacas.

  29. fernanda ramos disse:

    tomei a vacina em 20/4 por volta de 1 e 30 da tarde,tive mt sono e moleza no corpo. dia 21 á noite tomei 1 copo de cerveja,pois não tenho o hábito de beber(nunca mesmo).Hj (22/4)estou com dor no corpo, será que isso ainda tem reação com a vacina?quanto tempo leva para passarem os efeitos colaterais?

  30. danilo disse:

    Olá.. ontem eu tambem tomei umas cervejinhas ate de madrugada e hoje de manha tomei a vacina de h1n1 e tava querendo saber se posso beber de novo hoje? sera que tem algum problema? =/

  31. Uchoa disse:

    adorei o site bom para poder esclarecer algumas duvidas espero que seja seguro e confiavel.
    obrigado

  32. Diogo Yoshio disse:

    Bom a minha duvida é a sehuinte: Tenho uma filçha de 6 anos e gostaria de ter vacinado ela mais os agentes devacinação nao quiseram vacinala. Se caso DEUS me livre ela pegar a gripe suina, isso e responsabilidade de quem? Pois corri todos os postos de saudes e medicos da minha cidade e todos eles falaram a mesma coisa.

  33. Karl disse:

    Pessoal. Deixei clara minha posição quando à bebida alcoólica nos comentários e no post acima.
    Andreia. Consulte o pediatra do menino. Ele pode recomendar a vacina.

  34. simone pereira disse:

    tomei a vacina contra a influenza a hj cedo posso beber umas cervejas agora a noite ?

  35. Paulo Calegari disse:

    Não, não pode beber, de jeito nenhum... NÃO BEBA DEPOIS DE TOMAR A VACINA...

  36. san disse:

    nao sabia q nao podia tomar bebida alcolica e ontem no mesmo dia q me vacinei tomei um calice de vinho. o q pode ocorrer

  37. Olá, agora são 17:29 e, faz uma hora e meia que eu fui tomar a vacina H1N1 contra vontade...
    Mas, enfim, agora eu estou tomando uma cervejinha e eu posso relatar que nos primeiros goles ela ja te deixa mais mole, tipo, a impressão que eu tenho é que está mais sucetível a embriaguez o meu cérebro, devido a essa vacina que eu nao ponho fé.
    Oras, a coisa mais perigosa de todo o pleneta é o mercúrio!
    E isso, está sendo usado em vacinas.
    Aí eu me deparo com uma seguinte questão:
    "Será que a curto prazo essa vacina não poderá criar males absurdos em nosso organismo?"
    Por que é tão fácil aniquilar uma massa de pessoas...
    Basta apenas circular uma informação sem certezas que o vírus faz isso, faz aquilo...
    Por que só em países em desenvolvimento esta vacina está circulando...
    Seria talvez para limpar a terra a fim de reduzir os seus habitantes da espécie humana e com isso junto, a poluição e os recursos naturais?"
    Eu ja pensei muito sobre isso...
    Espero que leiam e reflitam como é fácil isso!
    Assinado: Andrei Luiz Marques.

  38. marilia disse:

    gente!!
    estou p... da vida!!! pq tomei a vacina e nao sabia que nao podia beber!!!! se eu soubesse nao teria bebido depois!
    no posto ngm fala nada! eles deveriam avisar ja q a campanha nessa semana estava focando os jovens! Poxa, q jovem q nao bebe?? A maioria ne?!
    Mas enfim, tomei e bebi... agora estou com medo da vacina nao fazer efeito!

  39. Alexia disse:

    Tem 2 dias que tomei a vacina posso fumar?

  40. jessica disse:

    tomei a vacina sábado e de noite bebi igual uma mula
    n deu em nada \o/

  41. Túlio disse:

    tomei a vacina sabado [2] bebi q nem um asno de noite to vivo e perdi o almoço de niver do meu pai.
    "Two beer or not two beer, that's the question!"

  42. Bianca disse:

    Muito bom o site. Parabéns.

  43. phlorisvaldo disse:

    tomeia a vacina h1n1 no sabado e ingerir alcool no domingo a tarde faz mal.

  44. viviane disse:

    Tomei a vacina h1n1 ás 9 horas e ás 13 horas almocei e tomei uma lata de cerveja, vou ter que me vacinar novamente? o único sintoma que tive foi o braço dolorido e pesado durante 3 dias. Será que o alcóol corta o efeito da vacina?

  45. rosangela disse:

    olá!!! olha só eu tô gripada e fui ao médico,ele me mandou fazer a vacina amanhã,mesmo gripada! será q posso fazer sem medo?ele qm mandou!!

  46. tiago disse:

    Eu tomei a vacina na sexta-feira desconhecia de tomar cerveja depois da vacina, bebi e bebi muito... a algum risco de eu estar com a gripe no sabado tive febre mais disseram-me que, que era reação normal, assim como a fraca dor no local, gostaria de informaçoes e ajuda no caso

  47. Karl disse:

    Pessoal. Minha opinião pessoal é que não se deve abusar do álcool após a vacinação (aliás em nenhuma situação!). Também não acho que quem tomou a vacina e bebeu, deva vacinar-se novamente. Tem coisas que dependem de bom-senso e a ciência não vai poder nos ajudar. Tomar vacina é bom, tomar juízo, melhor ainda =).

  48. Ministério da Saúde disse:

    Ricardo,
    A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  49. Ministério da Saúde disse:

    Jose Campos,
    Em todas as campanhas de vacinação, realizadas pelo mundo, surgem teorias de que estas imunizações causam sérios danos ou até morte. Porém, estes fatos não são verdadeiros. Nosso país tem tradição em campanhas de vacinação. Já erradicou doenças e diminuiu os danos causados por muitas outras. A vacina é justamente para ajudar a diminuir os males provocados por um vírus que matou milhares de pessoas pelo mundo e, centenas no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais efeitos colaterais da vacina são dores de cabeça, nos músculos e articulações e febre. São sintomas leves, que devem durar cerca de dois dias. Em casos mais raros, pode haver reação alérgica. A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  50. Ministério da Saúde disse:

    Rosangela,
    A recomendação do Ministério da Saúde é que a pessoa que está gripada não deve ser vacinada, até que seu estado de saúde melhore.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  51. gilmar forest disse:

    gostaria de faze uma pergunta.
    tenho meu filho com bronquite fiz a vacina h1n1 no posto de saúde. como consigo fazer a vacina conta gripe comum, se não tem nas farmacias como eu conseguia todos os anos. Nas clinicas tem a vacina mas vem as duas junta não posso repetir uma vacina que ja fiz.

  52. Michel disse:

    Putz, só li isso agora, tomei a vacina ontem, saí hoje, bebi uns 2~3 litros de cerveja e entrei em coma alcóolico, não aconselho ninguém a beber dps de tomar a vacina, experiência própria...

  53. LUCIANO SOBREIRA disse:

    CARA VOCÊ É BOM! NÃO PODE TER MELHOR ESCLARECIMENTO SOBRE INGESTÂO DE BEBIDA ALCOÒLICA DO QUE A QUE VOCÊ DEU. QUEM QUIZER BEBER BEBA.ENTRETANTO O MELHOR É GUARDAR UMA ABSTINÊNCIA DE SETE DIAS PARA O EFEITO DA VACINA SER EFICIENTE.
    MUITO GRATO PELOS BRILHANTES E COMPETENTES ESCLARECIMENTOS.
    LUCIANO SOBREIRA

  54. Ministério da Saúde disse:

    Gilmar Forest,
    A pessoa que fez uma dose de vacina H1N1 pode tomar uma de trivalente, com intervalo mínimo de 21 dias após. Caso as clínicas privadas ofereçam também a bivalente, seria mais indicado tomar esta.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  55. Ministério da Saúde disse:

    Luciano,
    A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  56. Renato disse:

    Eu bebi 1 lata de cerveja no almoço e não tomei a vacina para poder beber mais um pouco a noite, perdi a viagem a Londrina porque a enfermeira da Unimed disse para esperar 24hs, estou a 2 dias sem beber(tá um sufoco), mas o que mais me alegrou foi ler os comentários acima, não tem piada melhor. Bom senso é tudo.

  57. isabel disse:

    Tomei a vacina hoje 10:30, e tomei 1 latinha de cerveja, 40 minutos após, não estou sentindo nada, mas tem algum problema?

  58. bruna disse:

    pior que eu fumei um back e tomei uma cerveja, agora estou com medo, pois esqueci que tomei a vacina

  59. Bigulim disse:

    Tomei a vacina hj, daqui a pouco vou entrar num torresminho de barriga acompanhado de uma Skol bem gelada ! Queria saber se eu encher a cara a noite inteira e ficar bem lock, atrapalha o efeito da vacina ?

  60. mgm disse:

    Tomei a vacina H1N1 14052010. ALGUM SABE ME DISSER QUANDO EU VOU PODER BEBER UMA CERVEJINHA, SEM O PESO NA CONCIÊNCIA E NO CORPO TBM.

  61. GENNO disse:

    ñ custa nada esperar um pouquinho e ficar sem pegar essa gripe maldita qualquer remedio que se toma logo depois ingerir alcool ñ vai adiantar de nada cuidado bando de cachaçeiro vçs podem ter um treco e ñ sabem o que foi!!!

  62. GENNO disse:

    ñ custa nada esperar um pouquinho e ficar sem pegar essa gripe maldita qualquer remedio que se toma busque felicidade ♪ logo depois ingerir alcool ñ vai adiantar de nada cuidado bando de cachaçeiro vçs podem ter um treco e ñ sabem o que foi!!!

  63. gilberto disse:

    eu apos tomar a vacina fui para um churrasco e enseri bebida alcolica eu posso tomar outra vacçina

  64. Clécio disse:

    Tomei a vacina no sábado e tomei umas cervejas no domingo e não senti nada, nem o braço ficou doendo como muitas pessoas reclamam!!! será que não ficarei imuni???....ná duvida no mês seguinte vacino denovo..kkk

  65. marluce disse:

    não tomei a vacina ainda pois estou com medo,não sei o que fasso.

  66. Claudete disse:

    se alguem tomar 2 doses da vacina o que acontece?

  67. juliana disse:

    eu keria saber se caso eu tomar bebida alcoolica no mesmo dia que tomei a vacina cortará seu efeito.
    obrigada

  68. higor disse:

    Eu tomei a vacina para me imunizar contra a gripe H1N1. E após isso, tomei cachaça para me imunizar do resto das doenças...kkkk !!

  69. Evandro disse:

    Tomei a vacina as 15:00hs, são 19:00 hs e to bebendo igual um gambá.....NINGUÉM AVISOU QUE NÃO PODIA, agora já era, vou lá pegar mais uma latinha, abraço a todos. 😉

  70. karla ferraz disse:

    tomei a vacina dia 20/05 por volta de 10:30hs gostaria de saber se posso beber hoje 21/05

  71. jorge disse:

    Karl,
    Tomei a vacina hoje, sera que posso beber hoje a NOITE??
    digamos assim umas 6 ou 12 latinhas de skol??
    Estou na duvida, o que vc me recomenda??

  72. fernnda disse:

    tomei a vacina e depois tomei tres copo de cerveja cortou o efeito que devor fazer.

  73. jaime disse:

    Porque a faixa de 40 a 59 anos é menos vuneravel a gripe A ?

  74. Claudio disse:

    Se fosse vocês nem tomava banho, pois a pele pode descamar...
    kkkkkkk
    Claudio

  75. claudio disse:

    Se fosse vcs nem tomava banho, pois a pele pode descamar.
    Fato!
    Claudio

  76. claudio disse:

    Tomei Vacina e fiz sexo, acreditem...meu pinto vomitou!!!

  77. nordestino disse:

    O que vomitou foi sua bunda, pois falou merda.

  78. wellington disse:

    eu tomei a vacina e não aconteceu nenhuma reação, nen na minha mãe e nem na minha irma minha, tia dice que não vai tomar a vacina por, que ela acha que dar na pesoa cancer nas, celolas e ela acha tanben que a pessoa morre.

  79. koreda disse:

    tomei a vacina com um copo de cerveja na outra mão...ingiri os dois praticamente ao mesmo tempo, serei perdoado?

  80. isis lopes disse:

    tomei a vacina á tarde e a noite bebi pela pesquisa ja vi que me ferrei nao devia e agora tomo denovo ou deixo pra la correndo o risco de pegar ou nao a gripe..ela (a malvada da cachaça)realmente corta ou nao o efeito da vacina...

  81. augusto disse:

    Posso ou não posso beber??????enquanto não sei a resposta, vou bebendo....

  82. gabe disse:

    Eu tomei a vacina de tarde e as 11:30 ingeri alcool :S .

  83. Ministério da Saúde disse:

    Renato,
    A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  84. Ministério da Saúde disse:

    Isabel,
    Parabéns pela sua atitude. Dessa maneira, você está ajudando o Brasil na luta contra a Influenza H1N1. A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  85. Ministério da Saúde disse:

    Bigulim,
    A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  86. Ministério da Saúde disse:

    Gilberto,
    A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  87. Ministério da Saúde disse:

    Marluce,
    A vacina contra Influenza H1N1 é segura. Ela foi devidamente testada. Antes de ser aplicada aqui no Brasil, esta vacina já foi utilizada em mais de 300 milhões de pessoas no Hemisfério Norte, sem efeitos colaterais graves.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  88. Ministério da Saúde disse:

    Claudete,
    Não é necessário e nem mesmo indicado que uma pessoa tome superdosagem de qualquer vacina. No caso da Influenza H1N1, apenas uma dose é suficiente para imunizar a pessoa. Em, caso daqueles que tomarem mais de uma dose, por favor, observem as reações e procure um serviço de saúde, caso seja necessário.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  89. Ministério da Saúde disse:

    Juliana,
    A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  90. Ministério da Saúde disse:

    Fernanda,
    A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  91. Ministério da Saúde disse:

    Jaime,
    A população saudável com idade entre 40 e 59 anos não fazem parte do grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença, e por isso, não serão vacinadas. O público-alvo foi definido dentre as pessoas que correm maior risco de desenvolver uma forma mais grave da doença.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  92. Ministério da Saúde disse:

    Isis Lopes,
    A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  93. Ministério da Saúde disse:

    Augusto,
    O Ministério da Saúde adverte que o uso consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde! Porém, a ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

  94. Roberson Dos Santos disse:

    Pinga com Limão pode nao ajudar na Gripe , mas atrapalhar tb nao atrapalha , por tanto desce uma com Limão !!!!!

  95. Igor Quirino disse:

    Ministério da Saúde: A ingestão de bebida alcoólica não atrapalha na eficácia da vacina. Porém, o Ministério da Saúde adverte que o consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde!
    Fonte: http://www.formspring.me/minsaude/q/673373163

  96. Sérgio E. disse:

    Os esclarecimentos do blog me foi de grande valia, pois meus 2 filhos que estão na faixa dos 15 a 19 anos ( em minha cidade foi estabelecido esse grupo, que encerra amanhã 30/07...), e vão a uma festa amanhã e estava na dúvida quanto ao uso de álcool. Vi a presença da sra. Fernanda que é do MS, orientando e somando informações sobre a questão, o que me deixa mais tranquilo - mas é óbvio que direi para que não bebam - Obrigado!
    p.s. Existe no orkut uma comunidade oficial mantida pelo MS "Influenza H1N1", apesar de alguns contrários à vacina:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=91925861

  97. MARIA DE FATIMA disse:

    Fui vacinada em maio contra H1N1.
    quero me vacinar contra gripe comum e so estou achando a vacina consjugada.
    tem algum problema
    grata pela atenção

  98. Karl disse:

    Várias empresas estão fornecendo essa vacina. Não há contraindicação para tomar a vacina.

  99. RITA SANDES disse:

    tomei vacina da gripe comun ontem ao meio dia, gostaria de saber se após 24 horas já posso ingerir bebibda alcoolica?, ou seja caso eu ingerir a vacina pedi o efeito?

  100. Paes Pinto disse:

    Não gostei da dureza do seu comentário, dá a impressão que você tem algum alcoolatra na familia. Uma pessoa pode, sem ser alcoolatra, no dia seguinte a vacina ir a um casamento, batizado ou encontro com importante cliente e, sem lembrar da vacina, tomar uma dose para acompanhar seu cliente. Agora, pode você afirmar, com certeza, que tal pessoa não esta imune!

  101. trance disse:

    Já que vou morrer de gripe mesmo, prefiro que seja bêbado então!

  102. bezerra disse:

    tomei vacina hoje mas vo toma umas bejas porque e final do verdão muito obrigado pelas dicas abç......

  103. [...] Um recente comentário nesse blog diz respeito a uma questão que virou, ela mesma, motivo de investigação científica, e permanece atualíssima, como se pode notar. Parece mesmo que esse tal “diário de menininhas” acabou virando um veículo de importância para a população, seja “letrada” sob determinado assunto, seja considerada leiga. Por permitir comentários e perguntas diretas aos autores, os blogs acabam desempenhando um papel que permite a transposição dos grandes abismos entre decisões tecnocráticas, descobertas científicas, de um lado, e o entendimento geral da grande massa de não-técnicos. Pelo menos foi o que algumas autoras concluiram. [...]

  104. WILSON disse:

    Lendo essas respostas, chego a conclusão d q não se deve consumir alcool por pelo menos uma semana. Agora, e se eu esqueci e consumi alcool já no mesmo dia, posso tomar outra vacina (GRIPE). Abraço

  105. Francisco disse:

    Eu estava em duvida depois de ler aqui todo o conteúdo cheguei a uma conclusão : vou ficar 15 dias sem baber valeu galera!

  106. Ivo Camruzzi disse:

    14. E se estiver com gripe?
    Não há contraindicação em caso de gripe ou resfriados, no entanto, recomenda-se adiar em caso de estado febril agudo ou moderado.

    15. A pessoa que estiver tomando antibiótico pode receber a vacina?
    ENCONTRA-SE NUM SITE DE PERGUNTAS E RESPOSTA

    Sim. Não interfere com a resposta imunológica da vacina.

    16. Depois da vacina posso ingerir bebidas alcoólicas?
    Sim. Não interfere com a resposta imunológica da vacina.

    17. Posso doar sangue depois de receber esta vacina?
    A pessoa vacinada deve esperar 48h após a aplicação para doar sangue.

  107. rico disse:

    Kkkkkk ....... eu só observo. ...se tomou vacina e beber...ja era......vao morrer e sobrar mais pra mim...kkkkkkkk

  108. Samuel disse:

    A partir do momento em que o autor expõe completamente a sua visão de maneira parcial, não merece crédito. Abraços.

  109. Henrique disse:

    Depois que li vi que o autor é um preconceituoso.
    Quando me vacinar irei tomar um porre para esquecer essa tolice!

  110. Denise fonseca disse:

    Tomei a vacina e depois tomei um antialérgico o que eu faço a Dra falou que corta o efeito da vacina oque eu faço ?

  111. Fernando Brauer BH / MG disse:

    O autor deve ser aqueles caras chatos pra caramba. Deve ter poucos amigos e os poucos que tem devem ganhar mal dele pelas costas e vice versa. Nem te conheço e já te acho chato pra caramba.

  112. jairo disse:

    O camarada tá fazendo um bem, orientando a galera e vocês estão tripudiando. Só da ¨coxinha

    • Roberto disse:

      Petista não perde uma oportunidade para aparecer! Vai se preocupar com tua chefona que tá de olheiras inchadas pela falta de noites de sono, Sr. Mortadela.

  113. Francisco Costa disse:

    Ao autor, se vc quer que as pessoas dêem credito a sua tese vc tem que falar de maneira direta e educada, assim vc irá dispertar a curiosidade das pessoas e elas terão interesse no que vc quer passar. Agora se for com tom de arrogancia, voce vai dispertar a furia e nos vamos criticar de maneira que vc autor não irá gostar. Valeu pela informação, tomei a vacina hoje e vou comemorar bebendo. rs...

  114. Osória disse:

    Tomei vacina ontem, Vacina contra Gripe A H1N1.
    À noite tomei duas taças de vinho, interferi com a resposta imunológica da vacina, eu não estou imune! Cortou o efeito da vacina o que eu faço? Posso tomar outra vacina (GRIPE)???
    Aguardo breve resposta e desde já, agradeço.

  115. guilherme disse:

    Falo falo e não respondeu a pergunta.

  116. Tania disse:

    Acho q o autor desse texto se expressou muito mal, deve estar revoltado c alguém próximo q seja alcoólatra pq faltou ser um pouco mais educado c as palavras, por isso não me passou crédito nenhum, fora q saiu do foco

  117. José Neves da Silva disse:

    Todos acima,com exceção de alguns,faltaram com o respeito para com o autor,faltaram cultura e educação.ninguém é obrigado a concordar com o argumento do autor,mas xingar e tentar humilhar é próprio dos ignorantes e mal educados,´pois,até para discordar há que ser duro mas,com ternura.A ´polidez cabe em qualquer lugar.Agora, sobre o auto ele foi um tanto ambíguo na sua orientação,´o que fez que muitos não entendessem o ele quis dizer....

  118. José Neves da Silva disse:

    Vocês censuram meu comentária que tentei enviar há pouco dizendo que é comentário repetido,como repetido,se é a primeira vez que comento agui? ´precisam prestar mais atenção,´para evirar vexame como este.

  119. Jose Lacerda disse:

    Como diria nosso eterno Jeremias ( o bebum do YouTube)
    Bebiiiii,se eu pudesse eu matava inté o delegado!!!!! Kkkkkkkk

  120. C. HELOY DE SOUZA disse:

    Parei no começo do artigo onde se escreve " Há, acreditem, pessoas que passam a vida toda sem colocar uma gota de álcool na boca e vivem muito bem, até mais que os usuários crônicos da bebida." kkkkkkkkkkkkkk ou seja inspirou-se na música "eu bebo sim estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo, eu bebo sim" kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  121. Marcelo Ribeiro de Oliveira disse:

    Li que comer carne de porco faz mal, parei de comer;
    Li que fumar faz mal, parei de fumar;
    Li que torceu para time grande faz mal, parei de torcer;
    Li que comer alguns frutos do mar da alergia, parei com os frutos;
    Li que transar sem camisinha pega muitas doenças, parei de transar;
    Li que beber faz mal, PAREI DE LER...

  122. Dani disse:

    Eu tomei a vacina hoje e bebi ice, mas só tem 5% de álcool, pode cortar o efeito da vacina?

  123. Wallace disse:

    Acho que passar uma semana sem ingerir álcool não vai fazer mal a ninguém , melhor prevenir não é mesmo? Amanhã faz uma semana que tomei e comemorarei com umas taças de um bom vinho.

  124. Suai disse:

    Quanta truculência. Parece aquele povo que sonhou em beber a vida toda e a mãe nunca deixou. Aff

  125. Anônimo disse:

    Tomei a h1n1 ontem
    Tem algum problema fazer sexo?

  126. ALOISIO disse:

    Tomei uma vacina anti rábica hoje e vou tomar o complemento daqui a três dias, tem aguma restrinção para bebidas alcoolicas?

  127. Tomei vacina hoje posso tomar cerveja hoje

  128. FRANCIVALDO TARGINO DE LIMA disse:

    Boa tarde eu tomei 4 vacinas de uma fez hoje as 10h da amanhã, eu queria toma uma cerveja posso ou não. Obrigado.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.