Quer Pegar Gripe? Veja Como

Mais um sensacional vídeo garimpado pela Industrial Mori & Magic a quem agradecemos novamente. Muita gente gostaria de saber como um vírus se reproduz dentro do organismo humano e os médicos, biólogos e pesquisadores da área, apesar de saberem, vão ter seus sonhos realizados com esse vídeo extremamente didático.
Um vírus, por não possuir a maquinaria genética das células (as dos mamíferos, por exemplo, que têm núcleo e organelas que fabricam proteínas e outras coisas importantes para vida celular), necessita “emprestá-la” de outros seres vivos. Para isso acontecer, vários passos têm que ser dados e o vírus, muito frágil, tadinho, pode sucumbir facilmente em qualquer um deles. Mas, por meio de uma série de truques dignos de filmes de ficção científica (ou de zumbis), o vírus “coloniza” um ser vivo milhares de vezes maior que ele e o faz trabalhar para si, tal como um escravo ou zumbi.

É isso que o filme mostra. Deixa claro também, que toda essa “esperteza” do vírus é combatida com nosso sistema imunológico. Esse sim, ninja na arte de sobreviver aos mais variados ataques. O que o filme não fala e que eu não posso deixar de comentar é que podemos ajudar nosso sistema imunológico bastante. Como? Fazendo-o “enxergar” os vírus. As células de defesa obviamente NÃO têm olhos. Como então, elas podem “comer” (dizemos, fagocitar) um vírus como o filme mostra? É uma reação do tipo chave-fechadura como foi explicado, ou então, por meio da produção de substâncias que “atraem” as células de defesa para o alvo. Para isso ocorrer, normalmente uma nutrição adequada e boa saúde garantem nosso sucesso. Haja vista a quantidade atual de seres humanos nesse pobre planetinha perdido no universo. O problema é que a tal “chave-fechadura” é muito menos eficaz quando o organismo não “conhece” o invasor. Ele tem que usar um tipo de “chave-mestra” digamos, para encontrar e fagocitar o agente infeccioso. Isso demora mais do que se tivéssemos a chave específica correta. Mas como “conhecer” um invasor antes que ele nos invada? Isso é impossível!
Entretanto, há quase 2,5 séculos, a ciência médica descobriu um jeito de “apresentar” ao sistema imunológico um invasor, mesmo antes de que ele nos cause doenças. Alguém é capaz de adivinhar como?

Traduzido e Legendado por Kentaro Mori.

Uma versão mais completa, porém em inglês pode ser encontrada aqui. (Cortesia do Átila)

Discussão - 8 comentários

  1. Paula disse:

    Nada como a sonoplastia… o barulhinho da célula do sistema imunitário fagocitando o vírus é impagável…
    Nada como memória, né doc?

  2. Karl disse:

    Memória é tudo, hehe. Ainda vou escrever qualquer coisa decente sobre isso. Rodou normal? No meu tá travando no 3:09 min.

  3. ViniS disse:

    O video legendado não está funcionando.

  4. ric disse:

    oque sào as estruras que sao impelidas à capsula viral logo que o virus penetra na celula??… interessante as imagens, porém o texto poderia ser mais explicativo.
    abs

  5. Karl disse:

    Ric. Segue a resposta de um especialista no assunto. O Atila do Rainha Vermelha
    “Quando o vírus se liga à célula, ele induz a fagocitose, o processo celular de absorção de partículas. Então, o que acontece com ele é o que acontece com qualquer partícula sendo fagocitada pela célula, uma bolsa de membrana se forma (chamada de fagossomo) e é envolvida por proteínas chamadas clatrinas, que fazem a internalização do fagossomo.
    Mais pra frente, o fagossomo amadurece, perde as clatrinas e diminui o pH. Quando este pH fica abaixo de 5 ou 4 (não me lembro o valor exato), a proteína de membrana Hemaglutinina, que ele chama de chave no vídeo, muda de conformação e funde a membrana viral à membrana celular do fagossomo, e libera o conteúdo do vírus na célula.
    Tem uma animação bonitinha do processo todo no site da bireme (http://h1n1.influenza.bvsalud.org/local/infographics/pt/ig03.html), um daquele infográficos que eu fiz.”
    Acho que tá bom, né? Qualquer coisa, é só mandar.

  6. dezza disse:

    nossa muito bom gostey!entendii tudo…
    eu ando gripada toda hora=D
    =(

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM