Perguntinha Newtoniana

Mission-impossible-300x225.jpgSe a gravidade atrai todo mundo para o centro da Terra e o homem pudesse lá chegar; lá chegando, como ficaríamos? Flutuando que nem no espaço?

Discussão - 10 comentários

  1. Rudolf disse:

    Se não queimássemos antes… se o peso de tudo em volta não nos esmagasse… Será que uma parede de diamante sem imperfeições aguentaria o peso da Terra?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Newton's_law_of_universal_gravitation

  2. Vitor disse:

    Não. Minha teoria: com o umbigo bem no meio seus membros e todo restante do seu corpo serão atraídos para ele.

  3. André Souza disse:

    Se pensarmos como centro “oco” e como a força da gravidade depende da massa…Seria o caso de, em vez de esmagados, “rasgados” (ou “partidos”)?

  4. Igor Santos disse:

    Gravidade depende da massa, logo, só pode existir onde existir massa.
    No caso proposto (eu suponho), o sujeito estaria num buraco, um lugar desprovido de massa (desconsiderando-se o ar, cuja massa em relação ao resto da Terra é desprezível), o que implica que a fonte da gravidade estaria ao redor dele, puxando-o para todos os lados ao mesmo tempo, fazendo-o flutuar.
    E como a força é praticamente a mesma em todas as direções, não seríamos rasgados, porque todos os pontos de tração anulariam a força de todos os outros.

  5. Flutuar é exatamente o que o núcleo sólido faz no meio do núcleo líquido da Terra. (Flutua e gira, gerando o campo magnético.)
    []s,
    Roberto Takata

  6. Mori disse:

    Diz-se que (um ponto no) centro da Terra atrai tudo sobre sua superfície porque essa simplificação permite tratar o problema matematicamente.
    Isto é, é como se toda a massa do planeta estivesse concentrada em um ponto em seu centro, ignorando todoa seu tamanho.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Point_particle
    Essa sacada deriva entre outras coisas do fato de que a mecânica clássica de Newton realmente lidou com o movimento dos planetas, que estão tão distantes e descrevem movimentos celestes tão enormes em relação ao seu tamanho que se pode desconsiderar seu tamanho real e tratá-los como pontos, considerando apenas as propriedades de sua massa.
    Isso não significa que a física sugira que toda a massa do planeta esteja concentrada no seu centro, é apenas uma simplificação matemática. E a questão do que ocorre quando se adentra significativamente no interior do planeta é uma na qual a simplificação já não vai funcionar: como já comentaram, no centro do planeta você vai flutuar porque a gravidade da massa ao redor o puxará de maneira mais ou menos uniforme em todas as direções.
    Curiosidade: a força gravitacional em direção ao centro da Terra aumenta ligeiramente enquanto você penetra no interior do planeta, para depois sim, diminuir.

  7. Isaac disse:

    The correct answer is: Yes.
    And it is inevitable my friends.

  8. Sandro disse:

    Não sei se a pergunta foi só uma brincadeira ou se é curiosidade real, seja como for, quem realmente se interessar pode acessar o post indicado, onde explico essa pergunta para um aluno:
    http://facilaprenderfisica.blogspot.com/2010/12/onde-gravidade-pode-ser-nula.html

  9. Karl disse:

    Obrigado por todos os comentários/respostas. A pergunta foi curiosidade mesmo e intuição. Entendo muito pouco de física e às vezes sou acometido por esse tipo de intuição. Agradeço a todos em especial ao professor Sandro e seu excelente blog, altamente recomendado.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM