Visita de Médico

ADD Brain by Andrew Rae
Illustrated by Andrew Rae for House Magazine at Street Anatomy

Um post muito interessante do João Carlos no Chi Vó, Non Pó a propósito de um estudo sobre o efeito placebo (valia medaglia fácil!). O estudo demonstra que quem fizer uso de placebo, mesmo sabendo que está tomando uma medicação sem efeito farmacológico qualquer (e que, precisamente devido a esse misterioso efeito, e apenas por essa razão, ainda tem o direito de ser chamada de “medicação”), pode ter os benefícios do tratamento. Pelo menos no que diz respeito à Sindrome do Intestino Irritável.

Esse estudo vem bem de encontro com outro que comentamos (eu e Dráuzio Varela, hehe) sobre acupuntura. Esta última, também “funciona” da mesma maneira se as agulhas forem colocadas em pontos “corretos” ou “falsos”. Pelo menos no que diz respeito à lombalgia. Esse artigo é paralelo ao do placebo para intestino irritável. Se no primeiro, o paciente não sabia quais eram os pontos corretos, o acupunturista sabia; no segundo, o paciente e o médico sabiam que a medicação era placebo. Em ambos, mesmo se tendo conhecimento de que algo poderia não funcionar, funcionou de forma estatisticamente significante.

Mas como bem lembrou o João Carlos, a cura, ou menos pretensamente, a melhora de uma sintomatologia, não deve ser atribuída apenas a uma única intervenção. Nas duas situações, há outras coisas em jogo. O tratamento específico é apenas uma das razões para alguém ter seu sofrimento aliviado.

***

Semana passada, a história da “cura” para o HIV tomou conta do Twitter e do noticiário de ciência em geral (ver aqui e aqui, pex). Mas, o Átila resolveu esclarecer as coisas bem direitinho e o post sobre o assunto é altamente recomendado.

***

Também as crianças inglesas essa semana, publicando um artigo sobre a resolução de quebra-cabeças coloridos por abelhas, emocionou muita gente, hehe. Veja algumas emoções no GR.

***

É isso aí, pessoal. Obrigado pelo apoio em 2010, pelos feedbacks e principalmente pelo prazer da companhia de todos(as) meus leitores(as) que são os reais construtores esse blog. Espero poder ter a honra da presença de vocês em 2011. Bom Final de Ano. Saúde e Sucesso a todos.

Discussão - 3 comentários

  1. Trak Trak Trugui disse:

    Olá Karl, somos nós os leitores quem devemos agradecer pelos agradáveis momentos de leitura e de boa informação.
    Nos encontramos aqui em 2011.
    []

  2. Os médicos perderam muito quando deixaram de utilizar o efeito placebo em sua prática clínica, o que por sinal abriu caminho para muitos picaretas e suas pseudoterapias…

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

  • Nenhuma categoria

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM