Visita de Médico

http://dandonota.files.wordpress.com/2008/10/machado.jpgVisitei o Urban dictionary. Pra quem, como eu, tá meio por fora das slangs americanas, é interessante. Como tem muitas gírias e expressões da moda, o site conta com um sistema de votação tipo “curti” ou “não curti” com desenhos de polegares para cima e para baixo, respectivamente, para validar o “verbete”.

Na correria, vi os Contos do machado on-line. Achei sensacionais, tanto a iniciativa como o formato de sítio. Como eles mesmos apregoam na página de entrada “Este sítio é a única coleção completa dos contos de Machado de Assis jamais reunida. São 217 contos, dos quais 205 reconhecidos consensualmente como da pena do autor, dez que lhe foram atribuídos por R. Magalhães Júnior (incorporados a despeito de dúvidas sobre tal atribuição) e dois usualmente classificados como crônicas, mas que merecem estar aqui devido a seu caráter ficcional.” Se você gosta de Machado de Assis – e pra mim, Machado é essencial em algumas coisas – vale a visita.

Interessantíssimo blog médico o Clindx.org que divulga pesquisas que valorizam o exame físico em detrimento a outras ferramentas diagnósticas. Logo o exame físico, tão esquecido e desvalorizado. O exame físico, assim como a visita ao médico de uma forma geral, devem ser entendidas como uma forma de melhorar a probabilidade pré-teste de qualquer tipo de exame subsidiário que possa ser pedido a posteriori. Me explico. Hoje, diferentemente de 30 ou 40 anos atrás, o médico tem dentro de sua caneta um arsenal enorme e, porque não dizer, agressivo, de armas de investigação diagnóstica. Há que se usá-lo com certo cuidado com o risco de diagnosticar pseudo-doenças, além de outras maldades chamadas iatrogenias. A história e o exame físico não só “dirigem” a investigação, também “enquadram” o paciente em certos grupos de risco de modo que o médico tem que interpretar os exames, sejam eles positivos ou negativos, à luz desse “enquadramento”. É isso que faz um médico descartar um exame “positivo” ou repetir um exame que veio negativo várias vezes. Médicos não são cientistas.

Clique na foto para ver de onde roubei.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.