DEK – Catástrofe, Cataclisma e Apocalipse: Finalmente o Fim?

Calypso por Blazing Wolf1763

Dentro da palavra apocalipse há a palavra “calipso”. Calypso é a ninfa do mar que prende Ulisses em sua ilha por 7 anos. Seu nome vem do grego kalyptein e significa “escondida”, “oculta”. Esta palavra ainda originou o nome de uma árvore, o eucalipto, que quer dizer “bem coberto”. O prefixo apo-, por sua vez, quer dizer “à partir de”, “separado”. Como em apologia (apo-, ‘à margem de’; logos, ‘palavra’, ‘discurso’), mas não simplesmente uma negação. Dá ideia de um movimento constante. Como em apóstolo formado por apo– + stellein (‘enviar’, ‘mandar adiante’). Apokalyptein, então, seria um desvelar épico de algo previamente oculto. Uma revelação. Apocalipse portanto, não é sinônimo de “fim-do-mundo”. Essa conotação parece ter ocorrido depois do Apocalipse de João onde é revelado que Jesus seria o Messias.

Cataclisma e catástrofe são palavras que também passam ideias diferentes de seus significados e igualmente muito utilizadas para descrever o fim-do-mundo. Cataclisma, do grego kata-,’para baixo’; klyzein, ‘lavar’, como sendo uma grande enxurrada, ou podendo mesmo ser um tsunami. Catástrofe com o mesmo prefixo kata-,’para baixo’ e strephein, com o signficado de virada (mesma origem de estrofe), como algo que tivesse um fim inesperado.

Sobre se o mundo vai acabar em 2012? Ah, sim. Infelizmente, não. Mas deveria, ao menos para quem acredita no poder de calendários arbitrários, em profecias cretinas e spams mal-acabados em powerpoint. Essa é a grande revelação apocalíptica no fim. A de que é uma redundância de proporções não mais maias, mas otomanas ou visigodas, científicas ou filosóficas, geológicas quem sabe, e que só perderá em medida de agigantamento à estupidez humana, essa sim, catastrófica, cataclísmica e apocalíptica dado a dificuldade que confere à humanidade em ser feliz simplesmente.

 

Blogagem coletiva Fim do Mundo

Discussão - 12 comentários

  1. […] fim, no último post do (último) Carnaval (agora sim!), Karl ataca a etimologia da palavra Apocalipse no Ecce […]

  2. João Carlos disse:

    Aliás, me parecer que – se “o mundo” realmente “se acabar” – ele vai se acabar em capim para gáudio dos burros que vão morrer pastando.

  3. Karnakcismo disse:

    eu e juvenal ainda tiramos o leite às seis horas da manhã
    são as vacas, afinal, que norteiam nossos passos diários
    sucumbidos às tetas, somos óbvios, ainda acreditamos que amanhã, quem sabe, calypso vem.
    2012 que se foda. diz um amigo que foda não sai de moda.
    diz outro que não pode, a gente, falar assim.
    dizem, enfim
    dizemos todos alguma coisa.

  4. jociel disse:

    nao percao tempos jesus e a verdade e a vida so ele sabe de tudo deus nao permite nos sabermos dos seus proposito a nossas vidas o homem estudao e explica algo do seu alcance de seu conhecimento nenhum ser de nos sabeis os misterios do espaco galatico relatamos o que emtendemos somos igual uma crianca nao sabemos o que falamos cauculos de distancias entre a terra e o sol sabemos o nome de cada planeta isso e para nos meus queridos deus e tao poderoso que nem eu nem voce nem nimguem terrestre tem nossao o que deus pode fazer

  5. Fabiana disse:

    Putz… Não tenho nossao mesmo… Nem sei fazer cauculos. Igual uma crianca. 🙁

  6. jehad disse:

    gostei do grupo de discussão, pena que acabou em 2012, afinal a teoria se concretiza e esse mundo ludico que envolveu esse assunto acabou mesmo em 2012, profecia concretizada afinal. Parabéns Karl pela matéria, foi muito elucidativa para mim ao menos, gostei de sua dissertação.

  7. jehad disse:

    gostei mesmo foi aquela ruivinha sobre o tronco, eu trocaria o lugar com o Ulisses sem problemas, 7 anos com aquela beldade seria pouco para mim.

  8. jehad disse:

    depois viria o apocalipse sem problema

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM