Antropofagia

1° Ato

E se um dia, ou uma noite, um demônio lhe aparecesse furtivamente em sua mais desolada solidão e dissesse: “Este corpo, como você vê e toca, jamais verá e tocará de novo.” Se ele dissesse que seus olhos serão feitos de tal modo que nenhuma parte do seu corpo se exporá ao seu olhar e que um dispositivo maligno, deixando-o livre para alcançar todas as coisas, o impedirá de tocar sua própria carne. Que a partir desse fatídico momento, você será como uma partícula de poeira dotada apenas de consciência, sem a vivência de seu próprio corpo.

 

2° Ato

“A universidade aos poucos sucumbe aos efeitos colaterais de um mundo que, como diria Nietzsche, vomita “ideias modernas”. Os processos de democratização do saber, como suspeitava nosso filósofo, são processos de produção de nulidades em grandes quantidades.(…) A universidade está morta e só não sente o cheiro do cadáver quem tem vocação para se alimentar de lixo. Fosse Kafka vivo e escrevesse um conto sobre nós, acadêmicos, nos colocaria com cara de ratos.” (LF Pondé na FSP).

 

3° Ato

“Ai – dizia o rato – o mundo se torna cada dia mais pequeno. Primeiro era tão amplo que eu tinha medo, seguia adiante e sentia-me feliz ao ver à distância, à direita e à esquerda, alguns muros, mas esses longos muros se precipitam tão velozmente uns sobre os outros que já estou no último quarto e, ali no canto, está a armadilha para a qual vou. – Apenas tens de mudar a direção de tua marcha, disse o gato, e comeu-o.” (Franz Kafka – apud Jacó Guinsburg).

 

4° Ato

“A ausência de corpo não é tua alma, Rato. O melhor é comer-te a ti mesmo se o queres desprezar.” E assim, se fez…

Gran Finale

HdH Prado JrAgradecimento especial ao Dr. Hermes Prado Jr que gentilmente cedeu a figura que inspirou o texto.

 

Discussão - 5 comentários

  1. Honrado com tão profundo e profícuo discurso escavando a escuridão paradoxal da academia, sobretudo, pela revelação da inspiração em meu desabafo gráfico. Forte abraço. De Hermes.

  2. André Souza disse:

    O 1º ato me lembra a dependência da internet e suas redes sociais...extrapolando ara o mundo virtual, senão já acontece para alguns "eleitos", já estamos ridiculamente perto de acontecer para todos...

    • Karl disse:

      Olha, André. Eu escrevi esse pedaço há muito tempo, copiando do fragmento 341 da Gaia Ciência, trocando o eterno retorno pela incorporeidade, mas depois não soube continuar. Antonin Artaud foi um cara que eu tentei ler, mas também não consegui ir adiante. Quando vi o desenho do Hermes, lembrei do Kafka e costurei as coisas, com El Bigondón, hehe. Obrigado pelo comentário.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.