Glicose Média Estimada

O Sr. Apolônio olhou seus exames pela página do laboratório na internet e, estarrecido, viu sua glicose no valor de 123. Pensou, “estou diabético!!” Desesperou-se e correu para consulta com seu médico. Na consulta, verificou com auxílio do doutor, que havia duas dosagens de glicose em seus exames: a primeira, chamada glicemia de jejum que era de 87. A segunda, chamada de glicose média estimada (GME), tinha o valor de 123. Em qual acreditar? “Sêo” Apolônio está ou não diabético?

Esta tem sido uma dúvida comum no consultório desde que um exame chamado de glicose média estimada (GME) passou a integrar recentemente o rol de exames bioquímicos de alguns laboratórios. Ele é derivado da dosagem da hemoglobina glicada (HbA1c) e envolve, para sua correta interpretação, uma combinação de conceitos bioquímicos, fisiológicos e estatísticos aliados ao julgamento clínico e estimativas bayesianas sumárias. Tais conjecturas dão bem a ideia da complexidade envolvida na interpretação e aplicação clínica de um dado laboratorial de forma responsável. Outros textos relacionados a esse tema são O Check-up, “Procuradores” e “Achadores” e Os Efeitos Colaterais do Rastreamento. Neles, procuro abordar o tema do check-up e a interpretação dos exames que, claro, não se resume a avaliar se os resultados estão ou não dentro dos valores de referência.

Mas, voltemos ao Seu Apolônio e seu possível diabetes.

O principal achado do diabetes, qualquer que seja seu tipo, é a elevação crônica e persistente da concentração de glicose no plasma e outros fluidos corporais (como o liquor, interstício, urina, etc). Esse aumento estimula a ligação não-enzimática da glicose com proteínas orgânicas, sendo as mais estudadas a albumina, o colágeno, a LDL (fração que carrega a molécula de colesterol) e a hemoglobina. A hemoglobina tem a função de levar o oxigênio dos pulmões para os tecidos periféricos e, para isso, tem uma “relação de amor e ódio” com o gás. Se por um lado, precisa estar “muito afim” do oxigênio durante sua passagem pela circulação pulmonar, por outro, na periferia, tem que abrir mão dele de modo a liberá-lo para que seja utilizado pelos tecidos. Essa “mudança de comportamento” da hemoglobina é mediada por interações complexas entre os prótons, o ânion cloreto, uma molécula muito particular chamada de 2,3-difosfoglicerato, o gás carbônico e a temperatura e que ocorrem tanto no interior como na membrana da célula vermelha, a hemácia.

Por meio de uma ligação a moléculas de valina, a glicose altera o equilíbrio de cargas e deixa a hemoglobina com uma conformação quaternária (figura 1) de menor afinidade pelo O2.

proteinas

 Fig 1. Níveis de Estruturas Proteicas Genéricas.

A hemoglobina, como sabemos, está empacotada dentro das hemácias, uma das poucas células do organismo que não necessita de insulina para que a glicose adentre o meio intracelular. Essa adaptação é importante para que se possa garantir a entrega do O2: o metabolismo das hemácias só utiliza a via glicolítica, não convém ao entregador de pizza experimentar um pedaço da encomenda. Uma vez glicada, a molécula de hemoglobina só se livrará de seus açúcares quando for destruída e isso ocorre quando a hemácia fica velha, perdendo a flexibilidade de sua membrana. Nesse momento, no baço ou no fígado, ela ficará aprisionada em pequenos canais chamados sinusóides e será lisada (explodirá) liberando seu conteúdo para que seja reciclado. É possível por meio de técnicas de laboratório dosar essa hemoglobina glicada e o que veremos é um gráfico semelhante ao da figura 2 abaixo.

od-rd_assets-upload-image-content-hba1c_jpg

Fig 2. Cromatografia mostrando o pico de HbA1c (glicada) comparado com a HbAo (normal).

Ora, qual é a vida média de uma hemácia? Em torno de 120 dias. Então, alguém, há muitos anos atrás, pensou: se dosarmos a quantidade de hemoglobina glicada (HbA1c) presente no sangue de uma pessoa poderemos ter ideia da concentração de glicose que “bombardeou” suas hemácias nos últimos… 120 dias! Genial, não? Todos temos entre 3 e 4% de nossa hemoglobina ligada à glicose normalmente, sendo desprezível a participação de outros açúcares. A glicemia após um jejum de 12 horas pode vir baixa, mas a HbA1c não nos deixará enganar. Se a pessoa descuidou do diabetes nos últimos meses, o médico saberá. (Risada maligna).

Mas e a tal da glicose média estimada? Partindo-se do princípio de que existe uma relação direta entre a concentração de glicose plasmática e a taxa de glicação da hemoglobina, a HbA1c é um reflexo das variações da glicemia nos últimos meses e pode ser traduzida como se fosse um valor de glicose médio durante todo o período; como se a glicose fosse constante durante toda a vida das hemácias. Esta é a glicose média estimada. Sua relação com a HbA1c pode ser expressa pela função

GME (mg/dl) = 28,7 × HbA1c − 46,7

Que dá origem a tabela da figura 3.

hba1c

 Fig 3. Tabela fornecida pela Associação Americana de Diabetes com a correlação entre HbA1c e a glicose média estimada (em duas unidades mg/dL e mmol/L, sendo a primeira mais utilizada no Brasil).

Isto posto, os valores de HbA1c e da GME são úteis para avaliarmos o controle do diabetes. Estudos têm mostrado que os níveis de HbA1c e sua correlata GME são preditivos de complicações do diabetes a longo prazo, como mostra a figura 4 abaixo.

image8Fig 4. Risco Relativo de complicações a longo prazo de acordo com o nível de HbA1c (clique na figura para o original).

Além disso, a HbA1c vem também sendo utilizada para o diagnóstico de diabetes. Pessoas com níveis acima de 6,5% são considerados diabéticos pela Organização Mundial da Saúde com a ressalva de que um nova dosagem deva ser realizada em curto espaço de tempo para confirmação. Níveis entre 6,0 e 6,5% têm risco aumentado para a doença e devem ser acompanhados de perto além de incentivados à realizar mudanças nos hábitos e tentar perder peso.

Mas e o Sêo Apolônio? Como fica? Podemos aplicar o que sabemos agora e descobrir se ele tem ou não diabetes. Se desenvolvermos a fórmula acima, com uma GME de 123, obteremos o valor de 5,92% para a HbA1c (que eu propositalmente ocultei desde o início do texto – outra risada maligna). Conclusão, Sêo Apolônio ainda não está diabético, mas o susto vai ser muito, muito bem aproveitado, podem ter certeza…

Discussão - 93 comentários

  1. Maria Helena disse:

    Grata, Dr Karl, sou a “Sra Apolônia”, rs, nos últimos 10 anos já fui diagnosticada como diabética, PRÉ diabética (isto existe realmente, ou é uma forma de avisar que vai ficar?) e normal. Os resultados de meus exames são parecidos com os do Sr Apolônio e seu artigo me elucidou muitas dúvidas.

  2. Karl disse:

    Cara Maria Helena,

    Obrigado pelo comentário. De fato, como disse no texto, há muitas dúvidas de pacientes sobre esse assunto. No seu caso, o pré-diabetes é um categoria criada sobre uma variável contínua (HbA1c), fato que sempre causa alguns mal-entendidos. Por que 6,5% é diabetes e 6,49%, não? – alguém poderia perguntar. Esses números são retirados de estudos populacionais baseados no acompanhamento de pessoas com alteração da glicemia com complicações relacionadas. Um modelo estatístico é criado para que possamos aumentar nossa capacidade de previsão e estratificar os pacientes em faixas de risco.

    Acho que você não precisa se preocupar com o valor de sua HbA1c. Preocupe-se com o fato de que você pode realmente ficar diabética caso não se cuide. Vale mais a penas mudar alguns hábitos, moderar na alimentação e exercitar-se que perder tempo fazendo exames, hehe

  3. Rodrigo Olmos disse:

    Caro Karl,
    Como sempre seus comentários são absolutamente pertinentes e necessários e escritos de uma maneira extremamente agradável de ler. Parabéns! Entretanto, devo dizer que nada disto teria acontecido com o Sêo Apolônio se não tivessem pedido a tal da glicose média estimada. A glicemia de jejum dele era 87 e, aparentemente, ele não tinha sintomas. Tudo deveria ter terminado por aí. Não tem diabetes e ponto final. Na verdade, até mesmo a solicitação de uma glicemia de jejum para pacientes assintomáticos, sem hipertensão ou outras comorbidades é controversa, mas pedir Hb glicada, glicose média estimada e insulinemia para calcular o indice HOMA (outro exame que médicos particulares ADORAM – risada maligna) em pacientes assintomáticos é o fim da picada, mas infelizmente é prática amplamente disseminada, principalmente entre médicos que atuam em clínicas e hospitais particulares e associados a convênios. Neste ponto é interessante mencionar que, paradoxalmente, os pacientes do SUS estão mais protegidos dos excessos de intervenção e de diagnósticos, com todos os malefícios daí decorrentes, que pacientes com seguro saúde ou particulares. Grande abraço, Rodrigo Olmos

    • Karl disse:

      Caríssimo e desaparecido Rodrigo,

      Não há como discordar de seus argumentos. Entretanto, existe uma entidade médica atualmente chamada Dr. Google. Os pacientes chegam ao consultório, em especial os particulares, com um nível de informação bastante elevado e sabem que existem casos de “diabetes oculto”. Explicar todos esses conceitos sem ter um dado à mão é bastante difícil, e pior, talvez contraproducente. Sem defender de forma nenhuma a solicitação de exames inúteis (e que podem ser deletérios em muitos casos, vide PSA!!), a abordagem baseada no “susto” tem mostrado efeitos bastante positivos (risada debochada!!!!). Uma aula de metabolismo da glicose tendo como pretexto os dados do próprio paciente é sempre muito esclarecedora e positiva.

      No caso do Sêo Apolônio, de fato. Não tem diabetes. PONTO.
      Obrigado pelo sempre pertinente comentário.

  4. Elianede jesus disse:

    Boa tarde, minha glicemia em jejum deu 70 e a hemoglobina glicada 194, tenho mesmo diabetes?

  5. elisabete de carvalho disse:

    hemoglobina glicada= 5;9
    glicemia media estimada 123
    glicose 92
    insulina 11.9

    tiroxina livre 0,9
    hormônio est da tireoide 9,67
    Tenho diabetes ou não

  6. Valeria Mendes disse:

    Ai que alívio!!! Seu artigo me tranquilizou! Morro de medo de ficar diabética. Minha HbA1c deu 5.5% e a minha Glicose 96 e a Glicemia média estimada 111. Vou tentar reduzir o doce, fazer mais exercícios e emagrecer para baixar esta média. Mais uma vez obrigada pelo artigo. Sinta-se a vontade caso queira fazer algum comentário.

    • Karl disse:

      Que bom que gostou, Valéria. Seja bem-vinda.
      Elisabete, seu caso demanda uma análise mais detalhada do que a simples leituras de números. Posso adiantar que sua tireóide parece estar um pouco “preguiçosa”, mas é melhor consultar um médico de “carne e osso” para que ele posso orientar você melhor.
      Obrigado pelos comentários.

      • Paula disse:

        Ola…meus índices são muito parecidos com o da Valéria, só minha glicose em jejum que é 62. Porém, fui na endocrinologista e ela me passou o remédio glifage, para diabetes, que me parece ter muito efeito colateral. Estou com medo de tomá-lo, já que pelo que tenho visto ainda não apresento diabetes.

        • Karl disse:

          Paula, acho que vale ouvir a opinião de outro médico. Obrigado pela visita.

        • Ana MF disse:

          Glicemia de 62 e vai tomar glifage ? Esse medicamento baixa a glicemia e valores abaixo dos 70 são perigosos … Glicadas de 5,5 estão perfeitamente normais . Hoje em dia considera-se abaixo dos 5,7 normal , 5,7-6,4 pre diabetes e acima de 6,5 diabetes e 6,6-7,0 diabetes controlada …

  7. Bruno disse:

    Texto extremamente explicativo. Muito bom! Certa vez utilizei o medidor de glicose do meu avô e fiquei preocupado com o alto valor, mas me alertaram que não era problema porque havia almoçado fazia pouco tempo. Agora consegui entender melhor o processo!

  8. maria das gracas de araujo inacio soares disse:

    Boa Tarde!
    Ha um mes atras fiz exame de sangue hemoglobina gilcada e o resultado foi de 7 e glicemia media estimada 154.Fui a endrocnologista para mostrar o resultado ela disse que eu estava diabetica.Pediu novamente o exame para comprovacao o fiz em outro laboratorio o resultado foi hemoglobina glicada de 5,3 e glicemia media estimada 143.Gostaria de saber se estou diabetica ou nao.
    Certa de sua atencao,
    Grata,
    Graca

  9. Alex Jhonny disse:

    Bom dia

    Minha Glicose deu 87 e minha Glicemia Média Estimada deu 128.
    Li o Artigo, mas ainda fiquei com dúvidas… o que isso quer dizer?

  10. fernanda disse:

    meu filho tem 6 anos,e fez exames pré operatorio,no resultado de glicemia apareceu assim:
    GLICEMIA MÉDIA ESTIMADA:116,9 mg/dl
    o que significa?
    faço outros exames p/ ver se vai dar a mesma coisa?
    obrigado!

    • Karl disse:

      Cara Fernanda, esse valor está aparentemente normal mas deve ser interpretado à luz do quadro clínico de seu filho. Converse com o pediatra no retorno. Tenho certeza de que ele a esclarecerá. Obrigado pela visita.

  11. Prezado senhores(a) minha glicose deu 111mg e outra deu 05,gostraia de ter melhor informação sobre diabetes.
    att;
    Lourenço dos Santos

  12. wilson disse:

    Bom dia, minha filha fez exames no dia que completou 6 anos, gostaria de saber se ela tem possibilidade de ter o quadro de diabete e problema de tireiode:
    HEMOGLOBINA GLICADA (HBA1C)——–5,5 % hb total
    GLICEMIA MÉDIA ESTIMADA—————-111 mg/dl
    GLICOSE———————————————–91 mg/dl
    ACIDO URICO—————————————-3,9 mg/dl
    COLESTEROL TOTAL—————————-184 mg/dl
    COLESTEROL HDL——————————–57 mg/dl
    TRIGLICERÍDEOS———————————-71 mg/dl
    T4 LIVRE———————————————–1.4 mg/dl
    TSH——————————————————-6.2 mcUI/ml
    T4 TOTAL———————————————-7.5 mcg/dl

    • Karl disse:

      Caro Wilson. Não convém fazer consulta pela caixa de comentários de um blog, hehe. Parece que está tudo ok, mas procure o pediatra e ele lhe dará maiores informações.

  13. JOSE ELIEZER SILVA DA SILVA disse:

    gostaria de saber pois minha neta fez um exame de hemoglobina clicada e o resultado foi :
    hd sa1c – forma estavel 6.1 %
    clicose media estimada 128 mg/dl

    e pre diabete

  14. Sharlene disse:

    Primeiramente lhe parabenizo pela postagem. Nunca vi algo tao completo!
    Eu sou paranoica com resultados de exames…
    Fiz o exame e deu 7% com GME de 155.
    Quando vi os valores de referencia quase desmaiei…
    Tenho quadro de pré-diabetes há anos. Tomava o Glifage mas parei…
    Daí com esse resultado já fico imaginando mil coisas… que minhas vistas estão embaçadas, que meus pés e mãos estão dormentes e q vou tomar injeção todo dia rs…
    doutor, me diga, meu quadro é reversivel?
    fico triste porq nos ultimos 3 meses emagreci 6 kg… esperava exames normais!

  15. Beria Maria teixeira Ladeia disse:

    Fiz exames recente e deu seguinte

    Jejum 91

    hglicada 5,9

    e pós pladial 83

    estou com diabetes?

  16. nivaldo garcia sobrinho disse:

    Parabéns pela ajuda e orientação. O resulta do meu exame foi o seguinte, hemoglobina glicada 6.6 e a glicose 104. O que significa estes valores, tenho diabetes ou sou pre – diabetico?
    Desde já agradeço

    Nivaldo

  17. FATIMA GARCIA disse:

    Me realice análisis y dio Glucosa 83.0, Hemoglobina Glicosilada A1C 5.5., Glicemia media estimada (GME) 111.0, necesito saber si soy pre-diabética. Muchas gracias.

  18. Antonio Oscar disse:

    Agradeço a orientação acima, bem com os comentários. Meu último exame de sangue acusou o valor de 6,2% (Hemoglobina Aglicada) O clínico geral me disse que não estou diabético e que não tenho nada que me preocupar. Porém, a neurologista do PS da minha cidade, me alertou dizendo que estou no começo da doença. Em quem acreditar?

  19. Regina Bart Pires disse:

    A minha hemoglobina glicada deu 54 e a glicose media estimada deu 114. Estou pré diabetica?

  20. araci disse:

    glicose em jejum deu 79 -=a frutosamina deu 216 hemoglobina glicada deu 5,3 estou ainda diabetica ou nao

  21. Vladimir Alves disse:

    Boa tarde

    Gostaria de saber a sua opinião, fiz um examae de sangue que deu os seguintes resultados.

    Dosagem de glicose 87 mg

    glicemia media estimada; 122,6

    presiso me proculpar?

    Grato.

  22. joelma gonçalves disse:

    minha glicemia media estimada o resultado deu 100 mg/dl o que isto quer diser

  23. joelma gonçalves disse:

    minha GAMA GT o resultado deu 60 u/l o que isto significa

  24. Adriana Santos disse:

    Ola Dr. Karl, sou interna de medicina e decidi comentar porque gostei muito do humor com que aliviou a explicação tornando-a muito fácil de perceber. Obrigada:)

  25. Teste da glicose deu 87 e
    No teste A1c 6.0 .

    Sera que tem um erro ai?
    Pelo o exemplo do Sr. Apolonio,
    acho que esta errado.
    Tenho 104 agora 97 de tao apavorada que fique.
    Obrigada Dr pela sua atencao.

  26. Amanda disse:

    Boa tarde!
    Primeiramente, queria elogiar a clareza das explicações dadas aqui. Mesmo sem entender o que é uma ligação enzimática – e o google não me ajudou tanto nisso – , me senti muito mais confortável para entender a minha pré-diabetes.
    Mas me surgiu uma dúvida:
    há uma maneira de relacionar a quantidade de peso perdida com uma melhora esperada nos níveis de glicose, ou isso só se dá por novos exames?
    Pergunto porque os médicos sempre me recomendam perder peso, mas eu fico insegura sem uma meta definida. E quando eu ouvi, uma única vez, que teria que perder mais de 10kg, o susto foi além do necessário, e mais me paralisou do que me fez tratar. Mudei de médico na hora.
    (estou me segurando para não colocar meus resultados aqui, hehe…)

    • Karl disse:

      Olá, Amanda. Sua pergunta é de altíssimo nível. Muitos médicos têm a mesma dúvida. Vou tentar responder de forma mais compreensível possível, Ok?

      Primeiro. Ligações enzimáticas são ligações mediadas por proteínas específicas chamadas enzimas. Só isso.
      Depois, a correlação entre a perda de peso e a melhora no controle da diabetes depende de como está a produção interna de insulina que é feita nas células beta do pâncreas. Se elas estiverem desgastadas, não vai adiantar perder muito peso. Daí a importância em se agir rapidamente a partir do diagnóstico. De maneira geral, perder entre 5 a 10% do peso é suficiente para reavaliarmos a resistência à insulina; mas você tem razão: a resposta final será dada pela avaliação ambulatorial.

      Obrigado pela visita

  27. Alisson disse:

    Boa tarde,
    tenho 35 anos , 1,84 de altura peso atual 90 kg. Nos últimos dois anos perdi 35 kg com dieta e exercícios físicos. Porem, ao fazer exame de sangue obtive os seguintes resultados:
    * Glicose em Jejum 12 horas = 102 mg/dL
    * Hemoglobina Glicada = 5,9%
    * GME = 123 mg/dL
    Fiquei preocupado ao ver que sou pré-diabético!
    O que fazer diante desse quadro?

  28. Irma Stanzione Galliza disse:

    até hoje foi a melhor explicação…. fiz exames de sangue e minha glicose em jejum deu 103 e a hemoglobina glicada 6.7%, e a estimada em 146…. e mais algumas alterações, e meu cardiologista falou que eu estava pré-diabética… me deu um medicamento para diabetes,o qual tomei durante 2 meses e passei a controlar a glicose em jejum 1 vez por semana em casa, rs e eu procurei uma nutricionista e fiz uma dieta emagrecendo 13 kg… depois de 4 meses, fiz exame novamente e minha glicose em jejum deu 87, e hemoglobina glicada 5.5% e a estimada em 111…. fiquei aliviada, mas será que estou diabética? deixei de comer doce durante este período, tenho 73 anos e 9 meses. obrigada pela atenção abraços Irma

  29. Luiz Antonio disse:

    Glicose 127mg/dl
    Hemoglobina glicada (HbA1c) 6.9%
    Glicose média estimada(eAG*) 151.3/dl

  30. NIUZA APARECIDA DE SALES SANTOS disse:

    Boa Tarde!
    Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de poder fazer algumas perguntas e também parabenizá-la pela clareza de suas explicações.Fiz alguns exames e estou com algumas dúvidas se sou pré-diabética.Pois Glicemia de Jejum 83mg/dl.Hemoglobina glicada (AIC) 5,4 .Glicemia média estimada 108,3 mg/dl. segundo que entendi foi diagnosticado de diabetes mallitus.Será que estou diabética.
    Obrigado!

  31. Carlos disse:

    Tenho 30 anos, minha glicemia deu 255, tenho 115 kg e 1,75 de altura. Como estou? Já pode se dizer que tenho diabetes?

  32. paulo fernando disse:

    meu exame de sangue deu o seguinte: glicose basal 80
    hemoglobina glicada 6,1
    glicemia media estimada 128,4

    é normal, é pré diabetes ou diabetes.

    pode a basal dar 80 e os restantes esses outros valores?
    obrigado

  33. Ezequiel disse:

    tenho 67 anos fiz exame:
    Glicose 92 mg/dL
    hemoglobina glicada HbA1c 6,1%
    glicose média estimada 128 mg/dl
    O que o Dr. Karl me responde, apreciando esses resultados

  34. Ana Paula disse:

    Boa tarde…
    Sempre faço exames,minha glicemia de jejum está sempre entre 78 a 84…nesse último exame que acabei de receber o resultado foi de 84,porém a hemoglobina glicada(feita pela primeira vez) foi de 6,6%…estou assustada…posso ser diabética?Só vou passar por consulta no dia 09/05,obrigada…
    Ana Paula

  35. ESTELA MESQUITA LASMAR disse:

    OLÁ, MINHA GLICOSE DEU 94.
    nO ENTANTO A HEMOGLOBINA GLICADA DEU 9,8.
    ESTOU DESESPERADA, MINHA CONSULTA É NO FIM DA SEMANA QUE VEM.
    POR TODAS AS INFORMAÇÕES QUE EU COLHI NA INTERNET ME PARECE QUE MEU NIVEL DA HEM. GLICADA ESTA ALTÍSSIMO. SERÁ QUE ESTOU COM DIABETES?

  36. André disse:

    Olá, boa tarde.

    Há dois meses meu exame de hemoglobina glicada deram 6,2% com GME de 123mg/DL, fiquei bastante surpreso pois sou praticante de musculação há dois anos e mantenho uma dieta controlada, acima da média, embora aos finais de semana me permitia comer o que desse vontade. Não estava acima do peso.

    Bom, depois do terrorismo psicológico com o endocrinologista, resolvi seguir suas orientações e intensificar a atividade físicas, 6x por semana e adotar uma dieta xiita, de segunda a segunda, sem gordura alcool, doces, absolutamente nada.

    Bom, depois de dois meses minha hemoglobina foi para 5,6% e a GME para 111 mg/DL. Confesso que esperava uma queda mais drástica, dado o nível de rigor que segui as orientações, então me restam algumas dúvidas:

    1. Existe pré-disposição genética para desenvolver diabetes? Eu estava fora de todos os fatores de risco e estava pré-diabético. Detalhe: não tenho histórico familiar.

    2. A redução deveria ter sido maior, ou isso é muito relativo? O que determina a rapidez da evolução destes exames?

    Obrigado!

    • Karl disse:

      André, só uma consulta médica com todos os dados clínicos e laboratoriais para responder suas perguntas, muito boas aliás, satisfatoriamente. Obrigado pela visita.

  37. Vânia disse:

    Boa tarde!

    Não poderia deixar de argumentar sobre as questões que aqui estão sendo levantadas por todos. Pois bem, acredito que este canal seja apenas para orientações acerca de algumas doenças, no caso, a diabetes, doença esta que por certo está apavorando muita gente. No entanto, devemos respeitar o Dr Karl com as perguntas que estão sendo levantadas aqui, ou melhor, estão tentando fazer consulta através de um canal que é apenas para tirar dúvidas acerca de alguma doença e não jogar o resultado do exame de sangue e pedir ao Dr para analisar, não é bem assim gente!! vamos maneirar e ser mais consciente, aqui é um canal para se tirar dúvidas e não consulta. Acredito que por educação o Dr ainda está tendo muita paciência, pois lançar todo o exame de sangue no site é demais. Vamos ser mais consciente!!

  38. Gisele Leal de Oliveira disse:

    Meu filho de 1 ano e 11 meses fez um exame de glicose deu 86mg/dl
    E Hemoglobina Glicada deu hb a 1c . 5,3%
    Glicose media estimad eAG. 105 mg/dl
    Plaquetas 469.000 p/mm3
    Leucocitos 13.100/mm3

  39. Maylme disse:

    Oi a minha deu 6.10 ,eu sou?

  40. Maria Elizabeth Dias da Motts disse:

    Boa tarde! Hemoglobina glicada: 5,8 e glicemia média estimada: 120. Gostaria de saber, por favor, qual a situação que eu me encontro. Obg.

    • Karl disse:

      Caros(as), tais perguntas devem ser respondidas tendo o quadro clínico geral sido avaliado. Portanto, só o médico de vocês pode respondê-las. O texto é mais explicativo dos conceitos gerais envolvidos no processo.

      • Graziella disse:

        Gostei da explicação!!!
        Mas o Apolonio aqui de casa tem resultados contrários aos do texto! Glicemia de jejum 116. Solicitado novamente e mais hba1c. No novo exame, 106 em jejum, hba1c de 5,3% e 105 de média estimada.
        Colesterol 254, triglicérides normais.
        E agora, José?! É pré – diabético ou não?! Em que exame confiar?! No de jejum ou hba1c?
        Detalhe: em glicemia medida com glicosimetro, pos prandial, o resultado foi 106!!!

  41. Célia disse:

    Tenho pré diabetes, minha hemoglobina glicada deu 5,7%, é necessário tomar remédio?

  42. Valério disse:

    Achei o site com as informações mais bem dispostas sobre o Diabetes. Fiz meus exames ontem e deu o seguinte:

    Hemoglobina glicada: 5,7%
    Glicose em jejum: 94
    GME: 117

    Ou seja, entrei na faixa de alerta dos 5,7% aos 6,4%. Em relação aos níveis de colesterol, baixaram (e eu achava que eles estavam altos). Tenho 38 anos, 1,76m e ~ 90 kg. Assim com o no caso do Seu Apolônio foi para mim um bom susto. Estou adiando a academia há tempos. E estou fazendo esses exames para justamente entrar na rotina de exercícios. Mas eu gostaria de saber se questões emocionais e stress frequente “ajudam” no aumento da glicemia. Os últimos meses têm sido de muita tristeza interior e falta de amor-próprio.

    Parabéns pelo site.

  43. MARCELO NUNES disse:

    Caro Karl
    Por favor, me instrua em uma sitação.
    estou com meus exames informando isto
    HEMOGLOBINA GLICADA 6,8%
    GLICEMIA MEDIA ESTIMADA 148,5 MG/DL
    ALANINA AMINOTRANSFERASE 180,00 U/L (JA REPETI O EXAME)
    ASPARTATO AMINO TRANSFERASE TGO/AST 94,00 U/L JA REPETI O EXAME.

    É UMA SITUAÇÃO JA DE UM DIABÉTICO?
    JA TOMEI MUITA MEDICAÇÃO, MEU FÍGADO PODE ESTAR COMPROMETIDO

    • Karl disse:

      Caro Marcelo,

      Só uma consulta completa pode dar um diagnóstico completo. A “leitura” de exames sem história clínica e exame físico é potencialmente confusa. Converse com seu médico.

  44. Edu disse:

    Preciso de ajuda sobre essas questões

  45. sandro disse:

    tenho uma dúvida…
    se minha glicose aferida através de exame sanguíneo deu 83 mg/dl (relativamente normal)
    Porem a glicada bateu na casa de 5,9 (pre diabetes). Em qual condições me encontro e em qual resultado devo me basear, o sanguíneo ou o glicado?
    Grato

  46. Jane disse:

    Obrigada pelo texto explicativo…
    Hoje peguei meus exame e fiquei preocupada…..por esse motivo te encontrei no Dr Google….rs….. não vou deixar de compartilhar meus resultados…..me acalme se for possível……mas acho que não…..snif

    Glicose….. 73
    Hemoglobina glicada ….. 5,9
    G.média estimada….. 122

    Avós e pai diabético!
    Tenho 43 anos!
    Não quero uma consulta…..apenas uma opinião!

  47. Maria E Braga disse:

    Agradeço por informações tão claras. Médico presencial é indispensável, mas vendo aqui com calma fica muito melhor para cumprir a prevenção e o acompanhamento. Estou “batendo na trave” e estas informações me incentivam a intensificar atividade física.

  48. Larissa disse:

    Boa tarde !
    Gostaria de entender sobre os exames Homa Beta e Homa Ir. São esses novos exames que vão diagnosticar uma diabetes? Qual os valores de referência para pré diabetes, e para o problema em si? Obrigada !

    • Karl disse:

      Olá Larissa, essa é uma excelente pergunta. Recentemente o cálculo do HOMA tem sido incorporado à prática médica. HOMA-IR, do inglês, homeostatic model assessment, é feito com base nas dosagens da insulina no sangue e da glicose, ambos em jejum. São modelos experimentais utilizados em substituição a procedimentos muito mais complexos e que, por essa razão, não são realizados em seres humanos normalmente (apenas em pesquisas médicas). Eles servem para dar uma ideia do grau de resistência à insulina no organismo (IR, corresponde a insulina resistance). Resistência à insulina é uma condição clínica na qual o indivíduo tem que secretar mais insulina para obter o mesmo efeito na redução da glicose, ou seja, parece que a insulina da pessoa é “fraca”, entende? O HOMA Beta teoricamente daria uma noção da capacidade de secreção de insulina pela célula beta do pâncreas mas as correlações não são tão boas como o HOMA-IR. Espero que tenha esclarecido. Obrigado pela visita.

  49. Gian disse:

    Dr. minha Hemoglobina glicada deu 5,9% e estimada 123
    A Glicose Jejum deu 109 mg/dl
    Agora estou tomando glifage Xr500
    Exatamente há 2 anos esses valores deram Hemoglobina glicada deu 6,1% e Glicose Jejum 106 e não tomava o Glifage.
    Gostaria de saber se sou considerado diabético e se esses 2 exames são os melhores para definir ou teria que fazer outros?
    Desde já agradeço!

  50. Breno disse:

    Meu peso é 91 kg
    tenho 1,69 de altura
    Hemoglobina Glicada e Glicose Média estimada deu 6,1
    Glicose media estimada 128 mg/dl

    Tenho diabete?

  51. marinei disse:

    BOA TARDE O RESULTADO DO EXAME:

    5,9 % GME 123 mg/dl

  52. MARINE BUCCI disse:

    HEMOGLOBINA GLICADA
    5,9%

    GME 123 mg/dl

  53. José Pedroso disse:

    Hemoglobina Glicada 6,2
    Glicemia Media Estimada 132
    Glicemia 96
    Insulina 16
    Ferritina 728
    PSA 2,25
    O que fazer?

  54. hemoglobina glicada 6.30

    G M E 134

  55. Mariza disse:

    Gostaria de saber se é possível calcular o indice HOMA -beta e IR a partir da dosagem de insulina e da glicemia estimada pelo metodo da hemoglobina glicada?

    • Karl disse:

      Olá, Mariza. Muito interessante sua pergunta. Não tenho conhecimento desse tipo de cálculo e não achei isso numa rápida busca que fiz, mas acho que é factível. Entretanto, não acredito que o resultado seja lá muito útil, porque, se o cálculo do HOMA pelos métodos atuais já é uma aproximação de retirada de estudos com animais (clamp euglicêmico), imagina se “cozinharmos” a conta com a HbA1c. É isso. Se eu descobrir alguma coisa, volto a escrever aqui. Obrigado pela pergunta e pela visita.

  56. tania disse:

    hda 6,0
    gme 126?

  57. oscar silbiger disse:

    Prezado Dr.

    Imagine um livro de sua autoria abordando assunto de sua especialidade
    sem se preocupar com elaboração do conteúdo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma,
    sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes,
    entre outros benefícios.
    Sou escritor por encomenda e editor com 38 anos de experiência e
    posso desenvolver o trabalho no local ou a distância
    com agilidade e custo bem razoável, inclusive texto para blog.
    Para ver exemplos de livros que escrevi, inclusive na área médica,
    solicite pelo Zap 19 99217-7849
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link http://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM