Mudança de imagem

Com as empresas de petróleo querendo negar de todas as formas o aquecimento global como culpa do homem, querendo mais que o gelo no Alaska derreta todo para poder explorar enormes campos de petróleo que lá estão, fica difícil ser bem vista pelo público em geral.

Mas por conta de várias atitudes questionáveis, inúmeros erros e acidentes ao redor do mundo as empresas de petróleo não possuem uma imagem muito boa. Para tentar minimizar essa imagem, a Chevron lançou um vídeo interessante, mas é tão “sentimental”que, pelo menos pra mim, ficou artificial. É estranho ver uma empresa dessas afirmando que está preocupada em levar energia limpa para todos, pois afinal vivemos no mesmo planeta. E que todo seu esforço e conquistas do homem é por causa da energia humana! Ah, é um vídeo legal, mas ficou parecendo mesmo campanha de seguro de vida.

Aqui no Brasil acho que essa imagem ruim das empresas de petróleo não é muito forte pois até bem pouco tempo atrás a Petrobrás era a única empresa petróleo e ainda é a única com refinarias no país. Ela tem uma imagem razoavelmente boa, acredito que é assim pois é uma empresa pública que dá certo e de uma forma ou de outra todo brasileiro tem orgulho. Apesar de já ter cometido várias “gafes” ambientais.

3 Comments

  • Theo
    2 de outubro de 2007 - 00:20 | Permalink

    Claudia, mudando de pato pra ganso, só queria te agradecer pelo linque do blog do "Jardineiro fiel". Já tinha tentado achar, sem sucesso. Valeu.E quanto à Chevron (e todas as oil companies), acho o vídeo nojentamente hipócrita, como de hábito. Qualquer coisa que uma empresa desse porte faça pelo meio ambiente servirá somente para melhorar a imagem e agradar os acionistas. Acho incrivelmente ingênuo imaginar que eles estejam de fato preocupados com o mundo dos bisnetos.

  • Isabel
    2 de outubro de 2007 - 22:48 | Permalink

    olá,é engraçado você ter botado o vídeo de uma empresa de petróleo, estava justamente falando aqui em casa sobre a nova propaganda da petrobras. Não sei se você já viu, fala que a petrobras quer estar no meio ambiente sem ser notada, mostra vários bichos que se camuflam e tal.Eu tenho uma boa imagem da petrobras, mas por causa dos incentivos culturais que ela dá. Sempre que vou a um festival ou evento cultural interessante ela está patrocinando, isso me causou sempre uma boa impressão da impresa.No entanto é inegável que muito bem ao meio ambiente ela não faz. nem sei se teria como. Achei a propaganda apelativa, é imppossível ela não ser notada, certo?Enfim, também não gostei desse vídeo.beijos,Isabel

  • Claudia Chow
    2 de outubro de 2007 - 22:59 | Permalink

    De fato Isabel, é impossível ela não ser notada, mas a idéia da propaganda é bem interessante, pelo menos ela nao apela para o sentimentalismo como a da Chevron! 😉

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *