NA FRONTEIRA DO CONHECIMENTO SOBRE COVID-19

Apresentar as fronteiras do conhecimento sobre o vírus SARS-Cov-2 e a doença COVID-19, além dos conceitos gerais, visando amparar estudantes e profissionais das áreas biológica, médica, biomédica e saúde em geral com o que há de mais recente e confiável neste tema de grande relevância. Adicionalmente, o curso visa apresentar os mitos e verdades no contexto do SARS-Cov-2 e da Covid-19, suscitando reflexões acerca de Ciência e produção do conhecimento acadêmico.

Informações gerais do curso:

Ementa: Bases fundamentais de genética, virologia, imunologia e bioquímica, seguidas do que há de mais recente, revelador e confiável do conhecimento científico acerca da Covid-19: Genética de vírus, replicação e mutações virais, sequenciamento genético e ciências ômicas; Respostas imunes ao SARS-Cov-2, fatores de risco (e.g., envelhecimento e doenças metabólicas), influências da microbiota nas infecções virais e Covid-19 como doença sistêmica (chegada do SARS-Cov-2 ao cérebro); Sintomas e diagnóstico da Covid-19, vacinas (processo de imunização; produção e aprovação de vacinas no Brasil) e tratamentos farmacológicos; Produção científica, publicação e preprint, mitos e verdades produzidos sobre a doença e o SARS-CoV-2, e os problemas na produção de desinformação, fake news e infodemia.

Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.

Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.

Certificação: Certificado por participação no curso, 40h.

Público-alvo: Profissionais e estudantes das áreas biológica, médica, biomédica e saúde em geral. O curso foi planejado para fornecer o que há de mais atualizado e confiável do conhecimento sobre COVID-19, sendo ideal para pesquisadores, tanto do setor acadêmico (professores e alunos de graduação e pós-graduação) como do setor industrial, incluindo consultores médico-científicos (Medical Science Liaison – MSL), empresários e todos os profissionais da área da saúde. As matrículas também estarão abertas a demais interessados no tema..

Professor(a) responsável: José Luiz Proença Modena

Professor(es) do curso:
José Luiz Proença Modena, Virologia, pesquisador do EMRC, Instituto de Biologia/UNICAMP
Alessandro dos Santos Farias, Imunologia, pesquisador do EMRC, Instituto de Biologia/UNICAMP
Ana de Medeiros Arnt, Biologia e Divulgação Científica, pesquisadora do EMRC, Instituto de Biologia/UNICAMP
André Ricaro de Lima Damasio, Enzimologia e Biologia Molecular de Microorganismos, pesquisador do EMRC, Instituto de Biologia/UNICAMP
Daniel Martins de Souza, Bioquímica e Neurociências, pesquisador do EMRC, Instituto de Biologia/UNICAMP
Marcelo Alves da Silva Mori, Biologia do Envelhecimento, pesquisador do EMRC, Instituto de Biologia/UNICAMP
Marco Aurélio Ramirez Vinolo Interações microbiota-hospedeiro, pesquisador do EMRC, Instituto de Biologia/UNICAMP
Mariana Lima Boroni Martins, Bioquímica, pesquisadora em Bioinformática e Biologia Molecular no Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Mellanie Fontes Dutra da Silva
Biomédica neurocientista e bioquímica, pesquisadora (UFRGS), divulgadora científica pela Rede Análise COVID-19.
Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira