7 – Um pequeno debate sobre Belo Monte

Após você ter lido os textos anteriores, vamos então contextualizar as lições dos textos anteriores em uma notícia. Você deve ter ouvido falar sobre a usina de Belo Monte, correto? Teve uma época que a usina gerou bastante polêmica. Está usina tem como localização o Rio Xingu. Aparentemente ela já está sendo implementada, aos poucos. Começou em 2016 e está para ser concluída em 2019 (2).

Antes mesmo desta usina ser implementada, já era levantada possíveis impactos ambientais em relação a mesma (5;9). Vários destes impactos são comuns de qualquer hidrelétrica, como alagamento, desmatamento de áreas, dentre outros. Porém, estes impactos estão em um nível acima do esperado para o meio-ambiente, e em especial para os seres vivos perto da região. Estes impactos já foram previstos antes da usina ser implementada. E ao decorrer da implementação da usina, estes impactos já estão aparecendo, conforme as notícias no final deste texto (4;10).

A questão a ser levantada é se realmente é necessária a implementação dessa usina para suprimento energético. Conforme os textos anteriores, não existe energia limpa, da mesma forma que é aconselhável um estudo do consumo das regiões que irá atender.

Impactos da construção

Um dos principais impactos é em relação as comunidades locais. Muitos índios podem acabar ficando sem habitat, e até mesmo sem opções para procurar comida, devido aos impactos causados pela construção da usina. E mesmo que eles arrumem um outro lugar para viver, eles irão habitar outros locais. Locais que poderiam ser destinados a preservação do meio ambiente, cuja possibilidade é retirada caso haja a possibilidade de urbanização (3;8).

Outro impacto é em relação ao meio ambiente. A construção da usina poderá afetar a biodiversidade local, podendo até mesmo levar em extinção certas espécies, segundo estudos prévios. Inclusive, a área demandada também poderia causar um alagamento, afetando comunidades locais (6).

Alternativas

Como esta usina tem muitos impactos negativos, o ideal seria utilizar-se de outra energia alternativa que não tivesse tanto impacto. Tais como uma instalação de energia solar, ou até mesmo de energia eólica, nas quais são energias que não impactam o mesmo que uma energia hidrelétrica.

Uma opção seria uma nova política no uso das hidrelétricas já existentes. Como por exemplo, reutilizar usinas hidrelétricas já existentes.

Outra solução seria uma melhor politica de consumo de energia. Tal meta não só reduziria a emissão de gases, mas também a energia necessária para suprimento. Consequentemente, energias com menor potência poderiam ser implementadas, além do impacto ambiental ser amenizado (1;7).

Conclusão

Irei aconselhar a ler as referências deste post, como das outras vezes. Ainda mais que esse é um assunto em que pessoas que são a favor e contra a instalação de Belo Monte irão ler. Porém, como todo esse impacto duas lições podem ser tiradas.

1 – É importante a consideração do meio ambiente em qualquer instalação. Ainda mais que pessoas estão sendo afetadas com a construção da usina, e é necessário o uso da empatia em um caso como este. Para aqueles favoráveis a construção, lhes dou esta dica, para poderem melhorar seu argumento, e possivelmente enriquecer o assunto.

2 – O estudo de um melhor planejamento energético é muito crucial. E acredito que ele deve ser priorizado para uma solução eficiente e que todos sejam beneficiados, ao invés de se levar por interesses políticos.

Não se esqueçam de conferir a pagina em suas redes sociais (Twitter e Facebook).

Referências para estudos deste caso:

(1) BIANCHI, I.; SOUZA, T. M. DE. Recapacitação e repotencialização de pequenas centrais hidrelétricas desativadas ou em operação no estado de são paulo. USP, 2002.

(2) EPE. Plano decenal de expansão de energia 2024. [s.l: s.n.].

(3) JAICHAND, V.; SAMPAIO, A. A. Dam and Be Damned: The Adverse Impacts of Belo Monte on Indigenous Peoples in Brazil. Human Rights Quarterly, v. 35, n. 2, p. 408–447, 2013.

(4) JULIA AFFONSO, RICARDO BRANDT, F. M. E L. V. Belo Monte causou ‘graves impactos ambientais’ e também ‘prejuízo econômico’, diz procuradora. Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/belo-monte-causou-graves-impactos-ambientais-e-tambem-prejuizo-economico-diz-procuradora/>. Acesso em: 27 ago. 2018.

(5) MAGALHÃES, S. M. S. B.; HERNANDEZ, F. DEL M. Análise crítica do estudo de impacto ambiental do Aproveitamento hidrelétrico de Belo Monte. Belém: [s.n.].

(6) NASCIMENTO, P. M. Belo Monte é a Gota D’água? (#Pirula 10). Brasil, 2011a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xnitmB22JtQ>

(7) NASCIMENTO, P. M. Belo Monte – Adendo – Alternativas e respostas (#Pirula 10). Brasil, 2011b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=E8-ARMhdJwM>

(8) PHILIP MARTIN FEARNSIDE. Belo Monte: Atores e argumentos na luta sobre a Barragem Amazônica mais controversa do Brasil. Erde, v. 147, n. 4, p. 275–283, 2016.

(9) SANTOS, T.; SANTOS, L.; ALBUQUERQUE, R. Belo Monte: Impactos sociais, ambientais, econômicos e políticos. Tendencias. Revista de la Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas, v. XIII, n. 2, p. 214–227, 2012.

(10) Usina de Belo Monte causa impactos ambientais e sociais em Altamira (PA). Disponível em: <http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2016/07/usina-de-belo-monte-causa-impactos-ambientais-e-sociais-em-altamira-pa.html>. Acesso em: 27 ago. 2018.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. joao gimenez disse:

    concordo, devido esse usina ter um custo extremamente alto, e um gigantesco impacto ambiental. observar outras técnicas como a energia solar ( sim, ela possui a produção menor mas não deixa de ser uma opção) ou um projeto de um tamanho reduzido sobre essa mesma usina.

  1. 16 de setembro de 2018

    […] não ficar só neste, podemos citar o exemplo de Belo Monte, onde um cenário […]

  2. 22 de janeiro de 2019

    […] no futuro. Em breve, mais capítulos sobre estas questões de governo e energia. O texto sobre Belo Monte é um exemplo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *