17 – Acidente em Brumadinho e o papel da engenharia

Vocês já devem estar sabendo da tragédia de Brumadinho, que ocorreu em janeiro de 2019, correto? Se sim, lhes convido para uma pequena reflexão. Como vocês devem saber, este é um blog para tratar de assuntos relacionados a energia. Porém, apesar do acidente ter um impacto de caráter ambiental e social, tem muito a ver com a temática do blog. A explicação se dará com o decorrer da leitura deste texto.

Barragem de dejetos e a sua situação

Como muitos aqui devem saber, uma barragem é aonde os dejetos da mineração são depositados, e consequentemente tratados (3). Estes dejetos são uma mistura de minério e água. A água na barragem tem dois caminhos após o tratamento. Parte dela retorna ao meio ambiente, e outra parte é reutilizada no processo de mineração.

O acidente

O acidente ocorreu devido ao rompimento da barragem. Inclusive parece que há mais barragens de risco na região, levando as pessoas a recuarem a região (2). Da mesma forma que existem mais de 300 barragens inseguras na região de Minas Gerais (4), segundo Júlio Cesar Dutra Grillo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, existe um projeto de lei parado, que reforça regras para mineradoras de forma a evitar outros acidentes (5). Esta lei foi criada pensando em um outro acidente em Mariana (1), que também se deve a um rompimento da barragem.

Basicamente, houve um descaso após a primeira vez, e parece cada vez mais evidente este descaso com o incidente em Brumadinho. Mas, parece que agora a Vale irá tomar providencias, como a interrupção de barragens similares (6).

Mariana (MG) – Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Debate para a engenharia

É perceptível o grande descaso em relação as barragens, ao meio-ambiente, e a população em si, considerando que houve um novo acidente. Porém, o que é pouco comentado é o descaso em relação a engenharia. Porque aquelas barragens se romperam? O responsável pela construção das barragens previu rompimentos? Foi algo pensado a longo prazo? Alguém da engenharia já se fez estas perguntas?

Consumo

No texto número 6, vimos que é aconselhável projetar fontes de energia para atender o consumo exato ou próximo. Não um consumo muito acima, pois além de ser mais caro, poderia impactar ainda mais. Logo, teria que saber quais são os recursos corretos. O que é similar a construção de uma barragem, no qual é necessário saber quais os recursos exatos para cria-la.

Vida útil

Outro aspecto importante a ser levado em conta na engenharia é a vida útil. Em outras palavras, a duração da obra (tempo de duração da estrutura). Parece que este fator não foi levado em consideração nas barragens construídas. Por curiosidade, ele também impacta na questão financeira, devido a depreciação, que é ligada a vida útil de qualquer empreendimento. Se você for fazer um estudo financeiro, você poderá ver mais detalhes do que estou falando.

Risco

Finalmente, tem a questão do grau de risco, que é essencial para qualquer projeto. Este parâmetro esta relacionado com  a probabilidade de ocorrer acidentes em relação ao empreendimento. Se for avaliar o risco antes, é possível mitigar os impactos do empreendimento, tal como desgaste de materiais, rompimento, dentre outros.

Há outros fatores, mas isto foi só um resumo dos fatores básicos que poderiam evitar tanto o acidente de Mariana, quanto o de Brumadinho. Se houve estes estudos prévios, ou se a Vale deixou as barragens como estava (o que parece que realmente houve esta vista grossa), cabe ao leitor decidir.

Conclusão

Esta barragem tem muito a ver com energia e suas tecnologias. Inclusive tem um texto neste blog em relação a energia nuclear. Qualquer semelhança entre este texto e o da energia nuclear não é mera coincidência. E que esta notícia sirva para que tenhamos um melhor planejamento com construções ligadas a engenharia, e que possam transmitir confiança para a população e até mesmo ao meio-ambiente. Acidentes como este, além de prejudicarem a sociedade, passam uma péssima impressão para a engenharia em si.

Até a próxima.

Referências Bibliográficas:

(1) Barragem se rompe, e enxurrada de lama destrói distrito de Mariana. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/barragem-de-rejeitos-se-rompe-em-distrito-de-mariana.html>. Acesso em: 28 jan. 2019.

(2) MARCHAO, T. Com nova barragem em risco, Brumadinho tenta evacuar até 3 mil pessoas. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/01/27/com-nova-barragem-em-risco-brumadinho-tenta-evacuar-ate-3-mil-pessoas.htm>. Acesso em: 28 jan. 2019.

(3) O que é uma barragem. Disponível em: <https://www.samarco.com/wp-content/uploads/2016/08/o-que-e-uma-barragem.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2019.

(4) ODILLA, F. Brumadinho: MG tem mais de 300 barragens inseguras, diz superintendente do Ibama que fez alerta em dezembro. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47013802>. Acesso em: 28 jan. 2019.

(5) SOUZA, F. Brumadinho: Projeto de lei que endureceria regras para mineradoras está parado há mais de um ano em MG. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47010619>. Acesso em: 28 jan. 2019.

(6) TAJRA, A. Vale diz que acabará com barragens e paralisa operações em 10 minas. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/01/29/apos-brumadinho-vale-diz-que-vai-interromper-atividades-perto-de-barragens.htm>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Ronaldo disse:

    Really it’s a great blog.Thanks for sharing the valueable information about 17 – Acidente em Brumadinho e o papel da engenharia For knowledge more you can visit https://www.sterlitepower.com/br/

    Really it’s a great blog.Thanks for sharing the valueable information about 17 – Acidente em Brumadinho e o papel da engenharia For knowledge more you can visit https://www.sterlitepower.com/br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *