21 – Sonic, Knuckles, Eggman e os conflitos por energia

E aí pessoal, tudo bem?

No texto anterior, vimos a mensagem de um dos jogos de Sonic em relação ao desenvolvimento sustentável. Vimos também que nos jogos anteriores, Sonic traz uma mensagem ambiental em relação aos impactos do ser humano.

Porém, existe mais uma mensagem ambiental e política em Sonic que não foi citada em um texto anterior. A questão da energia e política.

Sonic e energia

Bom, se você é um grande fã da franquia Sonic, você deve saber que durante as chamadas Special Stages (Estágios Especiais), você pode adquirir uma Chaos Emerald (Esmeralda do Caos). E se você coletar 7 destas esmeraldas, você se transforma em Super Sonic, ficando invencível por um tempo indeterminado (no caso até você ficar sem anéis, que é o tempo). Além disso, você consegue pular mais alto e correr mais rápido. No primeiro texto deste blog, relatamos que energia pode ser conceituado em varias formas. Neste caso, as 7 esmeraldas fornecem ao Sonic energia para conceber estas novas habilidades. E como toda energia, ela se esgota. Neste caso, é quando os seus anéis chegam a zero, pois estes atuam como o tempo da transformação. Cada segundo da transformação é descontado um anel do personagem.

Basicamente, as esmeraldas são as fontes de energia no mundo de Sonic. Em Sonic & Knuckles (ou na extensão de Sonic 3 chamada Sonic 3 & Knuckles), existe uma esmeralda ainda maior que estas 7. Tal esmeralda é denominada Master Emerald (Esmeralda Mestre). Esta esmeralda é a responsável por fazer a ilha em que se passa o jogo Sonic 3 e Sonic 3 & Knuckles flutuar no céu. Logo, a esmeralda é a principal energia responsável por mover a ilha. Similar a um combustível necessário para movimentar um veículo.

Sonic, Knuckles e o conflito por energia

Conforme dito no tópico anterior, o jogo Sonic 3 e Sonic & Knuckles se passam em uma ilha, denominada Angel Island (Ilha dos Anjos). Também foi falado que a fonte de energia desta ilha é a Master Emerald.

Indo agora para o contexto do jogo, Eggman visa adquirir a esmeralda mestre para fortalecer sua base espacial, denominada Death Egg (Ovo da Morte). Em Sonic 3 ele constrói esta base (ou conserta devido aos eventos de Sonic 2), e em Sonic & Knuckles ele adquire esta Master Emerald para lançar a Death Egg no espaço.

Agora vem a parte interessante destes dois jogos. Nesta ilha, existe um guardião denominado Knuckles. Ele é o responsável por proteger a Master Emerald. Dr. Eggman percebe que ele é o guardião desta fonte de energia após chegar nesta ilha. Desta forma, ele engana o personagem fazendo o acreditar que Sonic é que quer roubar a esmeralda, e não o humano. E o Knuckles acredita nesta história.

Tanto que o personagem vermelho ilude e tenta atrapalhar o progresso de Sonic durante todo o jogo de Sonic 3. E ele acredita nesta mentira até em Sonic & Knuckles, quando ele rouba a esmeralda na frente de seus olhos.

Viram que Eggman precisou iludir um habitante da própria ilha para poder roubar a sua principal fonte de energia?

Além do mais, após a enganação de Eggman, é curioso que na Angel Island tem robôs criados pelo próprio cientista após sua chegada. Como se o próprio guardião da ilha tivesse permitido estes robôs, para que eles impeçam o Sonic de roubar a Master Emerald.

O próximo tópico deste texto discute as analogias que podem ser feitas com estes três personagens (Sonic, Knuckles e Eggman).

Os reais conflitos por energia que os personagens representam

Conforme você leu o texto anterior, viu que Sonic e Eggman são a representação de uma luta relacionada ao meio-ambiente. Sonic é a preservação do meio ambiente, enquanto Eggman representa a destruição do meio ambiente por meio do avanço científico e da extração de recursos naturais. Em outras palavras, Sonic é a personificação de uma luta pela preservação do meio ambiente, visando combater o desmatamento e a poluição causada pelo homem e suas tecnologias (no caso, representado pelo Dr. Eggman).

Analisando este paragrafo anterior, o que Knuckles representa? Ou melhor, a partir de Sonic 3 e Sonic & Knuckles, o que Dr. Eggman também representa além da definição anterior?

Dr. Eggman em Sonic 3 e Sonic & Knuckles representa a ganância por energia. Em outras palavras, os confrontos políticos e ambientais pela obtenção de energia. Logo, nesta definição, Eggman é o político que quer obter a energia para fins financeiros a qualquer custo.

A prova disso é o que Knuckles representa nestes jogos. Knuckles é justamente o cidadão que vive em locais aonde existe recursos naturais. Poderia se encaixar nesta representação povos indígenas, ou outras comunidades locais. Tais povos que muitas vezes estão submetidas com políticas locais. Logo, para poder extrair sua riqueza, é necessário ludibriar estes povos com mentiras, dizendo que é necessária a intervenção deles em sua área para seu próprio bem. Não só os povos locais, mas a opinião pública para ter o seu aval.

Está tática é exatamente o que Eggman faz com Knuckles em Sonic 3. O cientista mente para o animal vermelho dizendo que quem quer roubar a esmeralda é Sonic, o permitindo ficar em sua ilha e consequentemente depredando-a (ele transforma os animais da ilha em robôs, por exemplo).

Um exemplo destes é a degradação de terras indígenas para a extração de recursos naturais que ocorre no Brasil. É necessário convencer as pessoas e a população local da necessidade de fazer suas ações para o avanço do país. Que neste caso, é a obtenção de recursos energéticos (1;2).

Outro exemplo muito peculiar ocorre com a Venezuela. Não vou dar muita abordagem no que ocorre no país. Mas o que se percebe é que muitas das opiniões dadas e ações tomadas por outros países é por interesse no seu petróleo. Se o interesse destes países pode servir de ajuda ou não para os venezuelanos, fica a critério do leitor (3; 4; 5).

Vale ressaltar que existem outros casos em que é inexistente a tentativa de manipular pessoas para a obtenção de fontes energéticas. Em outras palavras, eles aplicam na base da imposição.

Conclusão

Finalizando esta reflexão deste texto, quero relembrar que existem neste blog 2 textos relacionados a esta questão de política e energia. Um é o texto que fala sobre Belo Monte, por exemplo, envolvendo o debate entre a geração de energia e os povos que habitam o local. Pode ser que haja um interesse político muito grande para esta geração de energia. Um outro texto deste blog fala deste interesse político em especificas fontes de energia, mesmo que signifique ignorar outras.

Esta foi a segunda reflexão que um jogo de Sonic trouxe a este blog. Até a próxima.

Referências:

(1) Amazônia é fronteira energética e de recursos. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/noticias/geral,amazonia-e-fronteira-energetica-e-de-recursos-imp-,827031>. Acesso em: 19 mar. 2019.

(2) CANZIAN, F. Bolsonaro acentua conflito de interesses em terras indígenas. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/11/bolsonaro-acentua-conflito-de-interesses-em-terras-indigenas.shtml>. Acesso em: 19 mar. 2019.

(3) GOODMAN, J. Crise na Venezuela: quais países compram o petróleo do maior produtor sul-americano? Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47373655>. Acesso em: 19 mar. 2019.

(4) GOZZER, S. Por que a crise na Venezuela interessa tanto países como Rússia, China e Turquia. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47312442>. Acesso em: 19 mar. 2019.

(5) MARANHÃO, F. Apesar das sanções, por que os EUA ainda compram petróleo da Venezuela? Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/06/13/apesar-das-sancoes-por-que-os-eua-ainda-compram-petroleo-da-venezuela.htm>. Acesso em: 19 mar. 2019.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *