24 – Filosofia e sua abordagem energética

E aí, pessoal? Algum de vocês acompanhou a polêmica do corte de gastos nos estudos de filosofia e sociologia? Bom se sim, a questão é que o blog não vai abordar a notícia em si. Mas sim, a relação de energia com filosofia.

Como farei esta relação? Primeiro, descrevendo e comentando o conceito de filosofia. Em seguida, discutir quatro trabalhos cujo tema abordam energia e filosofia.

Conceito de filosofia

Vejamos o seguinte significado, a partir do site Meus Dicionários:

Filosofia é uma palavra grega que quer dizer “amor à sabedoria” e consiste no estudo de dificuldades básicas relacionadas à vida, à mente, à verdade, ao conhecimento, aos valores estéticos e morais e à linguagem.

Como podem ver, o estudo da filosofia é bastante abstrato. Vejamos neste mesmo site, uma definição mais ampla.

A filosofia é o estudo de questões relacionadas à mente, ao conhecimento, à existência, à verdade, à linguagem, aos valores estéticos e aos valores morais. A palavra filosofia é grega e expressa amor à sabedoria, como dito anteriormente. O filósofo é a pessoa que põe em prática a filosofia, ele é agitado pela curiosidade e fundamentos da realidade, que sempre faz com que ele busque cada vez mais conhecimento e informação, sem uma visão realista.

Desta forma, a filosofia é um estudo aprofundado de como é formada a sabedoria. Tendo em vista estes conceitos, como você imagina que eles possam estar ligados ao estudo de energia?

No primeiro texto deste blog, já dissertamos sobre o conceito de energia. Esta discussão não seria um pouco filosófica?

O próximo tópico abordaremos mais esta relação da energia com a filosofia.

Artigos de filosofia e energia

Este item irá abordar quatro artigos relacionados a energia e filosofia. Vejamos os artigos. Lembrando que não detalharei muito os trabalhos, com o objetivo que você possa procura-los para ler e tirar suas próprias conclusões. O nome dos artigos se encontram no final deste texto. Não se preocupem.

Física moderna no primeiro ano do ensino médio (MORAIS, 2013)

Este trabalho visa a abordagem da física moderna no âmbito histórico e filosófico para alunos do ensino médio. Tal objetivo é a discussão de energia no âmbito da física moderna. Os resultados foram bons, incentivando os alunos a discussão dos conceitos da energia em seu aspecto científico e filosófico. E consequentemente, o interesse no assunto.

Este é um dos trabalhos que prova que dependendo da abordagem da filosofia, é possível o interesse do aluno em um determinado tema. Neste caso, foi o da energia. E este tipo de abordagem provou ter um grande potencial para incentivar o aluno no futuro se interessar a trabalhar com energia na produção científica, ainda no ensino médio.

Representações da energia na mídia (OLIVEIRA, 2015)

Este trabalho é bem interessante, pois relembra o primeiro post deste blog. Basicamente, ele relata os conceitos que as pessoas tem sobre energia a partir de peças publicitarias. Cada propaganda utiliza o termo energia de uma forma diferente, na qual pode se diferir do seu significado na física.

O legal deste trabalho é a capacidade de entender a percepção do significado de energia pelas pessoas no cotidiano a partir destas propagandas. Isto também inclui como as propagandas abordam o termo energia para transmitir sua mensagem.

Filosofia e o problema da energia (DIAMANTI, 2016)

Este texto debate a relação da sociedade com a energia, em especial no seu aspecto econômico. Tanto que o texto aborda muito as questões econômicas, políticas e industriais do uso de recursos energéticos. O artigo também relaciona o entendimento da sociedade de energia para a economia.

Basicamente é um texto de reflexão da forma que a sociedade usa a energia. Já adianto que é de difícil leitura.

Filosofia da energia (GEERTS et al., 2014)

Este texto também relembra alguns pontos já debatidos neste blog. Tais pontos são a questão da produção de energia, e do consumo. Relembrando que o primeiro texto da série de dimensionamento de sistemas energéticos do blog trata sobre como medir esta variável.

A filosofia da energia proposta neste texto, visa o desenvolvimento sustentável. Ou seja, como criar um desenvolvimento sustentável, utilizando de conceitos filosóficos para debater sistemas de transmissão e geração de energia, assim como suas vantagens e desvantagens.

Conclusões

Este foi um dos textos que não só visa relacionar a energia com um tópico diferente, mas também a divulgação de trabalhos científicos relacionados ao tema deste texto. Logo, sugiro que vocês deem uma olhada nos textos disponibilizados nas referências, pois um dos intuitos do texto é a divulgação destes trabalhos. E espero que tenham gostado deste texto e de seu formato.

Até a próxima.

Referências

DIAMANTI, Jeff M. Energyscapes, architecture, and the expanded field of postindustrial philosophy. Postmodern Culture, v. 26, n. 2, jan. 2016. Disponível em: <https://muse-jhu-edu.ez88.periodicos.capes.gov.br/article/635541>.

GEERTS, Robert-Jan et al. Towards a philosophy of energy. Scientiae Studia, v. 12, n. spe, p. 105–127, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662014000500006&lng=en&nrm=iso&tlng=en>.

MAIA, Dhiego. Bolsonaro propõe reduzir verba para cursos de sociologia e filosofia no país. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/04/bolsonaro-propoe-reduzir-verba-para-cursos-de-sociologia-e-filosofia-no-pais.shtml>. Acesso em: 23 maio 2019.

MORAIS, Angelita; GUERRA, Andreia. História e a filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, mar. 2013. Disponível em: <www.sbfisica.org.br>.

O que é Filosofia. Disponível em: <https://www.meusdicionarios.com.br/filosofia>. Acesso em: 5 maio 2018.

OLIVEIRA, Carmen; AUXILIADORA DELGADO MACHADO, Maria; GUARACIRA SOUZA, Gouvêa. Representações de energia que circulam na mídia e sua natureza no contexto da educação em ciências. Revista Inter-Ação, v. 40, n. 1, 29 abr. 2015. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/28680>.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Penha disse:

    Parabéns por mais um texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *